Itens básicos para uma mesa posta

Uma mesa posta tem seu valor e isso vale tanto para eventos, jantares especiais e para o dia a dia, veja os itens básicos para você fazer uma linda mesa posta!

O ato de organizar os itens sobre a mesa como pratos, talheres, travessas, taças, guardanapos, etc se chama mesa posta, ou seja, é colocar a mesa de forma organizada e harmônica. Os elementos se combinam, se completam criando uma aparência convidativa, harmônica, ordenada além de linda. Uma mesa posta tem seu valor e isso vale tanto para eventos, jantares especiais quanto para o dia a dia, se sentar a mesa com quem a gente ama é algo especial e precisa ser desfrutado com intencionalidade e uma mesa posta torna esse momento mais especial ainda, pois qualquer café da manhã comum com uma mesa bem ordenada e ornamentada comunica amor, carinho, cuidado, capricho, fala sem palavras que aquele momento é especial.

Vejamos agora quais os itens são essenciais e quais idéias são boas para a organização de uma mesa posta:

Itens básicos para uma mesa posta
Itens básicos para uma mesa posta. Imagem tenda

Para uma mesa posta simples, aposte em cores suaves e neutras, será preciso uma toalha ou um jogo americano em tom neutro para que combine facilmente com as louças e talheres.

Não exagere nas estampas e cores das louças que serão utilizados como pratos fundos, rasos, pratos de sobremesa, travessas, etc. pois quanto mais cores e estampas mais sobrecarregado fica o visual.

Da mesma forma não coloque itens demais na mesa, ou seja, utilize apenas o necessário, em uma mesa posta todos os itens estão ali com uma função específica.

Então nada de colocar vários talheres, copos, taças, pratos que não tem funcionalidade, isso só irá deixar a mesa confusa e sobrecarregada com tantos elementos.

Café da manhã ou chá

Itens básicos para uma mesa posta
Mesa posta café da manhã ou chá. Imagem eupontocom

Uma mesa posta para o café da manhã deve seguir algumas regras como: os talheres devem ser dispostos de forma ordenada, o garfo do lado esquerdo e a faca do lado direito, coloque a colher do café sobre o pires a direita e o guardanapo do lado esquerdo do garfo. Podem ser utilizados jogos de xícaras e pires sobre um prato de sobremesa. O copo de água pode ser colocado do lado direito. A colher do chá deve ficar a frente do sousplat no pires abaixo da asa da xícara de chá. Uma dica para não errar é utilizar louças brancas deixando as cores encarregadas das flores ou velas para ornamentar a mesa.

Almoço ou Jantar

Itens básicos para uma mesa posta
Mesa posta almoço ou jantar. Imagem archtrends

As regras básicas para uma mesa posta para o almoço ou jantar são: garfos a esquerda e facas, colheres e taças a direita dos pratos. A colher de sobremesa deve sempre ir à frente do prato. Lembre-se de não colocar itens demais à mesa, ao fazer a mesa posta é preciso ter em mente o cardápio que será servido, pois pensando no cardápio ficará mais fácil pensar no itens que deverão ser utilizados. Quanto a decoração, a toalha de mesa é uma peça fundamental na harmonização da mesa, mas ela pode ser substituída por jogo americano conforme a preferência do anfitrião.

Churrasco

Mesa posta churrasco. Imagem dicasdecor

Para organizar uma mesa posta para churrasco, é preciso ter em mente que os talheres para churrasco são próprios para carnes vermelhas. E segue as mesmas regras de colocação do almoço/jantar. A mesa para um churrasco pode ser mais descontraída e prática sem tanta formalidade mas de igual modo deve contar com um visual bonito, ordenado e elegante. Ao invés de utilizar toalhas de mesa, pode se optar por jogos americanos ou sousplat.

Confira agora quais os itens básicos para organizar uma mesa posta em casa:

Sousplat

Sousplat. Imagem bemdormirbemviver

O sousplat é uma peça que pode ser de vários materiais diferentes como madeira, metal, tecido ou louça e tem a funcionalidade de proteger a mesa da temperatura dos pratos, além de conferir uma apresentação mais elegante ressaltando a louça e a toalha. Além de evitar respingos sobre a toalha e não deixa a mesa vazia na troca de pratos.


Toalha de mesa

Toalha de mesa. Imagem emporiodacasars

As toalhas são clássicas e grandes aliadas dando um toque a mais na decoração da mesa, além de serem ótimas para disfarçar imperfeições da mesa como riscos, manchados, etc. Uma toalha bonita sobre a mesa dá um toque todo especial. Tenha sempre uma opção mais clássica e neutra, pois ela se torna uma peça coringa para qualquer ocasião.


Jogo Americano

Jogo Americano. Imagem mais.abup.

Com a mesma funcionalidade que a toalha de mesa só que com uma forma mais individualizada de organizar a mesa. Existem peças de de muitos estilos disponíveis com cores, estampas e materiais diversos. A idéia é primeiro adquirir jogos americanos com tons neutros e cores lisas pois são mais fáceis e versáteis de harmonizar as composições.


Aproveite e confira:


Louças 

Louças. Imagem puxeumacadeira

As louças de café da manhã/almoço/jantar são as estrelas da mesa, portanto elas precisam ser bem pensadas de acordo com a preferência do anfitrião e também com a funcionalidade que serão usadas. Opte em cores neutras e clássicas pois assim não há medo de errar, mas louças com estampas e detalhes em relevo também são um charme a parte e definem o estilo da decoração.

Talheres

Talheres. Imagem puxeumacadeira

Os talheres também chamam bastante atenção a mesa, então eles tem igual importância como qualquer outro item da mesa posta. Lembrando que os talheres também inclui-se aqui as espátulas, conchas e facas de corte que auxiliam na hora de servir e também na decoração. Com vários modelos de cores e detalhes diferentes opte por modelos que irão combinar com as louças, de forma que o conjunto todo fique harmonioso.

Copos e taças

Os copos e taças devem ser utilizados conforme a necessidade de cada refeição. Eles conferem elegância a mesa posta, escolha cores, estampas e detalhes que combinem com o momento e que tenham harmônia com os demais itens da mesa como as louças e talheres.

Guardanapos

Os guardanapos são necessários em toda mesa posta e podem ser de tecido ou papel, são charmosos e delicados conferindo um toque a mais na decoração da mesa. Então use e abuse deles, se possível tenha várias opções de forma a combinar com diversas decorações diferentes. Para iniciar opte pelos de linho na cor crua ou lisos brancos e aos poucos vá aumentando a coleção com opções mais coloridas e requintadas. É possível fazer várias dobras diferentes nos guardanapos dando um charme todo especial a mesa.

Argolas de guardanapos

É possível montar uma linda mesa posta sem a utilização das argolas de guardanapo, mas quando puder adquira algumas opções, pois conferem um charme todo especial a mesa de requinte e delicadeza. Uma argola de guardanapo é capaz de mudar totalmente o visual do seu jogo de guardanapos brancos.

close