Livro: Crianças francesas não fazem manha

Adoro ler livros sobre família, maternidade, sempre tem algum na minha cabeceira. Eu já estava de olho nesse livro a um bom tempo, mas estava lendo outros… até que surgiu a oportunidade de finalmente ler “Crianças francesas não fazem manha”.

Este best-seller, é de autoria da jornalista Pamela Druckermann, é um livro leve e divertido, a narrativa não é chata nem cansativa, por mais que se trate sobre educação.

Pamela nos conta sobre sua vida, desde que decidiu mudar de país para se casar, até sua jornada para educar 3 filhos em Paris.

Ela vai nos mostrando a diferença entre a educação americana e a francesa (coisa que não necessariamente é americana ou francesa, acho que varia de família para família, aqui em casa não somos franceses e já aplicávamos algumas coisas relatadas no livro) . Mas basicamente seria que a vida da americana muda por causa do bebê, já a da francesa o bebê que se adapta a vida da família.

Ensinamentos básicos das francesas, com dicas de como fazer no livro, ensinar um bebê a dormir a noite toda a partir dos 3 meses, crianças francesas comem de tudo e sabem se comportar

.

Outros assuntos abordados no livro são, parto, amamentação, retorno ao peso de antes da gravidez, fórmulas, casamento, creché e muitas outras coisas.

O livro não é didático, com passo a passo de como fazer as coisas apresentadas, Pamela apenas faz um relato do que vê acontecendo e de entrevistas que faz com mães francesas. Mas mesmo assim você consegue pegar muitas dicas.

Também fala sobre a importância do seu filho saber esperar, lidar com frustrações, impor limites, fazer a criança refletir sobre o que é adequado fazer ou não e a importância da criança brincar.

Concordo com várias idéias e métodos do livro, mas com algumas não, mas é assim, leia, pegue o que você acha válido aplicar na sua família e comece a colocar em prática, eu já peguei mais algumas dicas para começar a implantar aqui em casa.

Eu recomendo a leitura de “Crianças francesas não fazem manha”!

Sinopse:

Uma jornalista americana vivendo em Paris resolve investigar quais são as diferenças na criação das crianças francesas que fazem com que elas pareçam tão mais calmas e educadas que as crianças americanas. Nos anos em que vive em Paris, Pamela engravida e passa a criar seus próprios filhos com algumas das premissas francesas de educação infantil. Ali, ela se percebe dividida entre seus próprios conceitos e aqueles adotados por essa nova cultura da qual ela e a família passam a fazer parte.

 

Ele foi lançado pela editora Fontanar do grupo Objetiva, tem 272 páginas e você pode comprar na Amazon:

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Brincadeiras para Dias Frios: Como Entreter Crianças Dentro de Casa

Nos dias frios, quando o vento gelado e a chuva tornam difícil de sair de…

% dias atrás

Puberdade Precoce: O que é, como controlar e prevenir?

A puberdade é uma fase natural do desenvolvimento, marcada por transformações físicas, hormonais e emocionais.…

% dias atrás

Como saber o tamanho do aro ideal da bicicleta para seu filho?

Escolher a bicicleta certa para uma criança vai muito além da cor ou do modelo…

% dias atrás

Resenha: A Rainha da Neve — Hans Christian Andersen (Edição DarkSide Books)

Nesta edição primorosa da DarkSide Books, o clássico "A Rainha da Neve" ganha vida com…

% dias atrás

O que não pode faltar em uma mala para viajar com crianças

Viajar com crianças é uma experiência enriquecedora, cheia de descobertas e momentos especiais. No entanto,…

% dias atrás

Como Estimular a Audição do Bebê?

Desde os primeiros dias de vida, os bebês começam a explorar o mundo ao seu…

% dias atrás