Mães

Como lavar roupas de crochê e tricô – 9 dicas!

Lavar roupas de crochê e tricô requer cuidados especiais para preservar sua beleza e qualidade. Neste artigo, compartilharemos valiosas dicas sobre como lavar essas peças delicadas, abordando desde a escolha dos produtos corretos até os métodos de secagem adequados. Siga nossas orientações e mantenha suas criações em perfeito estado!

Peças feitas à mão exigem cuidados especiais para manter sua durabilidade. É essencial seguir algumas orientações para evitar danos aos fios, como desfiar, desbotar, deformar, encolher ou esticar. Pensando nisso, a equipe de estilo da Círculo, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais na América Latina, preparou dicas para conservar essas peças com facilidade. Confira abaixo:

9 dicas de como lavar roupas de crochê e tricô:

Como lavar roupas de crochê e tricô? Imagem: br.depositphotos.com

1 – Prefira lavagens manuais

Higienizar as roupas artesanais à mão é a melhor forma de garantir a longevidade da peça. Até mesmo o modo mais delicado da máquina de lavar pode prejudicar as fibras do fio e distorcer o modelo. Mas, lembre-se de não deixar de molho e nem torcer sua peça. Lave delicadamente, enxágue, esprema o excesso de água com delicadeza e coloque para secar.

2 – Não pendure no varal

Estenda as peças sobre toalhas em mesas – se for apoiar em uma superfície, opte por colocar uma toalha da mesma cor da peça para não ter problemas com manchas ou pelinhos – ou varais de chão, caso contrário, elas podem esticar demais no varal convencional e ficar distorcidas. Não use prendedores de roupa, pois eles deixarão marcas.

3 – Evite deixar secar ao sol

O sol irá desbotar suas peças e danificar as fibras delas. Por isso, além de não pendurar, você deve deixá-las secar à sombra. Isso vale também para as secadoras de roupas: evite usar secadora de roupas.

4 – Use água fria

Essa talvez seja uma dica um pouco óbvia, já que a água que sai da torneira e a que é usada na máquina de lavar são frias. Mas, caso pense em esquentar água para lavar sua peça feita à mão, desista dessa ideia. A água até 40 graus, no máximo morna, é a ideal para as lavagens. Mais quente do que isso, pode fazer com que sua peça encolha e perca o brilho. Principalmente, as feitas com acrílico.

5 – Utilize sabão neutro

Você pode pensar que o sabão em pó mais cheiroso é a melhor opção para suas peças. Mas ele é considerado agressivo para as fibras delicadas do crochê e do tricô. Por isso, nada melhor do que o sabão neutro para lavar suas peças delicadas perfeitamente e garantir durabilidade por muito tempo. Também não use alvejantes.


Aproveite e confira:


6 – Cuidado na hora de passar

Se precisar passar suas roupas, muito cuidado. Use o ferro nas temperaturas mais baixas, no máximo 110 graus. Coloque um pano em cima da peça, pode ser um pano de prato mesmo. Só evite colocar o ferro em contato direto com os fios, pois isso pode estragar as fibras da sua roupa e ela pode ficar esticada demais.

7 – Não use cabides

Peças feitas à mão não devem ser penduradas em cabides, mesmo depois de secas. Os pontos ficarão distendidos, e sua peça deformada. Deixe essas peças dobradas em alguma gaveta ou prateleira.

8 – Se for armazenar, proteja

Quando você precisar guardar as peças de inverno para ajustar o guarda-roupa para a próxima estação, prefira manter as roupas e acessórios de crochê e tricô protegidos de poeira e com todas as fibras preservadas. Para fazer isso, você pode envolvê-los em papel de seda ou até mesmo usar saquinhos de TNT ou organza, que permitem a respiração do fio e evitam o acúmulo de umidade e, consequentemente, o mofo.

9 – Sempre guarde as roupas limpas

Algumas pessoas têm o hábito de lavar suas roupas a cada uso, outras não. Usam até sentir que a peça realmente está suja e precisa ser lavada. Porém, cuidado, evite guardar peças sujas no guarda-roupas. Dessa forma, pode fazer com que possíveis sujeiras fiquem fixadas nas fibras do fio. E aí, mesmo quando você lavar sua roupa, ela não ficará completamente limpa e será mais difícil remover manchas.

Gostou dessas dicas de como lavar roupas de crochê e tricô?

Ao seguir essas dicas simples, você poderá lavar e preservar suas roupas de crochê e tricô com segurança, garantindo que elas permaneçam bonitas e duráveis por muitos anos. Lembre-se de tratar essas peças com carinho, escolhendo produtos suaves, lavando-as delicadamente e secando-as corretamente. Com esses cuidados, suas criações artesanais estarão sempre prontas para serem usadas e admiradas. Desfrute da beleza e do conforto das roupas de crochê e tricô, sabendo que você está cuidando delas da melhor maneira possível.

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás