Microplantas dentro de casa – o que você precisa saber antes de iniciar

O que você precisa saber para ter microplantas em casa? Continue lendo esse post!

O cultivo de temperos e ervas em casa é muito enriquecedor, plantas trazem vida para o ambiente em que estão presentes, além de proporcionar colher itens fresquinhos para enriquecer os seus alimentos. Mas e quando o espaço é muito pequeno, inviabiliza o cultivo?!

A resposta é NÃO! Com espaços internos reduzidos, a opção é investir em microplantas que se adequam justamente a espaços pequenos. Existem diversas plantas que podem ser cultivadas em espaços pequenos, fazendo a alegria de quem não pode literalmente plantar um jardim dentro de casa. 

Mas primeiro vamos ver alguns cuidados que você precisa estar atento antes de iniciar sua plantação de microplantas:

Imagem: https://www.petz.com.br/blog
  • A maioria das plantas precisa de algumas horas de sol diárias incidentes sobre elas, geralmente uma janela com posição solar norte ou oeste seria o ideal; Se no seu caso não há disponibilidade em casa de um espaço com essa incidência solar, você pode optar em utilizar lâmpadas fluorescentes do tipo Day Light para aumentar a luminosidade sobre suas plantas;
  • Opte por vasos de plástico ou cimento, no caso de vasos de argila só com impermeabilização interna;
  • A maioria das espécies de plantas convivem bem juntas, mas fique atento para algumas que apresentam adversidades como por exemplo Alecrim e Manjericão pois suas raízes se expandem muito e exigem muito espaço;
  • Um solo fértil é também fundamental para o crescimento saudável das plantas, portanto você precisa adubar a terra 1x por mês, uma opção é repor os nutrientes por compostagem;
  • Sempre regue após o plantio, não deixe água no potinho pois pode auxiliar na proliferação de insetos. Não encharque a terra, se a terra estiver úmida não há necessidade de colocar mais água. Os melhores horários para regar as plantas é no início da manhã ou fim do dia, pois o calor evapora a água não permitindo que este chegue até as raízes. No verão regue com maior frequência;
  • Na hora da colheita, nunca retire mais que 1/3 da planta para não “arrasar” com ela, permitindo assim sua recuperação antes do novo corte. Quando retirar muitos ramos, coloque mais nutrientes na terra.

Extraído de: Minha Casa/Abril


Aproveite e confira:


Plantas que vivem bem dentro de casas e apartamentos:

Orquídeas:

As Orquídeas sobrevivem bem com iluminação indireta ou meia sombra, se tornando aptas para serem cultivadas dentro de casas onde a iluminação direta nem sempre existe. Elas precisam de escoro para suas hastes e caso percebam que suas folhas estão escurecendo, troque-as de lugar. Elas são lindas, enfeitam o ambiente, trazem cor e alegria para o meio em que estão.

Suculentas:

Além de lindas, são super fáceis de cultivar dentro de casa, pois requerem pouquíssimos cuidados. Precisam ser regadas uma vez por semana no verão e duas vezes por semana no inverno. Elas necessitam de iluminação direta durante algumas horas por dia, portanto é importante colocá-las dentro de casa em algum local que tenha iluminação direta como uma varanda, uma sacada, etc.

Violetas:

As violetas são ideais para dentro de casa, além de não ocuparem muito espaço e não desprenderam muitos cuidados, são lindas e ficam super bem na decoração na casa, enfeitam os ambientes dando um ar acolhedor a sua casa. Ela não pode receber iluminação direta e sua rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana, para isso é bem importante não molhar as flores e folhas pois elas apodrecem e ocasionam o aparecimento de fungos que podem gerar danos à saúde, portanto a rega deve ser feita na terra ou ainda coloque água em um cachepot e depois coloque o vasinho dentro espere uns 30 minutos para a planta absorver a água necessária e retire. Utilize vasos de barro para cultivar as violetas, pois esse tipo de vaso absorve o excesso de umidade e evita o apodrecimento das raízes.

Jibóias:

As Jibóias são muito versáteis pois podem ser cultivadas dentro e fora de casa. O cultivo dentro de casa é bem prático, pois ela precisa de rega duas vezes por semana no verão e no inverno umas três ou quatro vezes por semana. Inclusive ela pode ser cultivada em ambientes com ar condicionado

Begônias:

As Begônias são lindas e trazem colorido ao seu ambiente, elas não devem ser expostas ao sol, chuva e a temperaturas entre 20º e 28º graus. Sua rega deve ser feita em torno de duas vezes na semana, sem encharcar sua terra. Não pode molhar as flores ou folhas pois elas podem apodrecer.

Jade:

A Jade é um tipo de suculenta com ramos arredondados e folhas carnudas onde armazena água. Ela se adapta a qualquer tipo de solo, que não pode ser encharcado com as regras, pelo contrário deve secar entre uma rega e outra. A iluminação deve ser direta por algumas horas por dia, como é normal das suculentas, caso ela receba sol demais ela fica com uma coloração avermelhada. Dificilmente ela floresce, e quando acontece aparecem pequenas flores brancas ou rosa em forma de estrela.

Gostou das dicas sobre microplantas dentro de casa?

close