Páscoa: Ensinando o Verdadeiro Sentido com Livros, Músicas, Decoração e Atividades para Famílias

A Páscoa é uma época do ano cheia de significados e tradições. Para muitas famílias, é um momento de reflexão e celebração. No entanto, em meio a tantos chocolates e coelhinhos, o verdadeiro sentido da Páscoa pode acabar ficando em segundo plano. Por isso, é essencial encontrar maneiras criativas e significativas de ensinar às crianças o que esta data realmente representa. Neste guia, vamos explorar diversas atividades e recursos para tornar o aprendizado sobre a Páscoa uma experiência rica e memorável para os pequenos.

A Páscoa não é apenas uma data; é a celebração da vitória de Jesus Cristo sobre a morte, oferecendo a promessa da vida eterna aos fiéis. Este evento não só cumpre as profecias do Antigo Testamento mas também simboliza o amor infinito de Deus, demonstrando o sacrifício de seu próprio Filho para a salvação da humanidade.

Atividades e Recursos para Celebrar a Páscoa com Significado:

1. A Playlist da Páscoa

Músicas são sempre um sucesso, não importa a idade. Selecione músicas com mensagens que estejam relacionadas à Páscoa! Para te ajudar fiz uma Playlist de Páscoa no Spotify, bora ouvir:

2. Vídeos Educativos de Páscoa

Existem muitos vídeos disponíveis online que explicam o significado da Páscoa de maneira simples e acessível para as crianças. É uma excelente forma de visualizar e entender melhor as histórias e ensinamentos associados sobre a Páscoa.

Um vídeo que vi muitas vezes com minhas filhas pequenas foi esse:

3. Materiais de Páscoa para Explorar

Aproveite a oportunidade para engajar as crianças com o tema Páscoa. Invista em livros ilustrados para os pequenos, livros de atividades e devocionais.

Vou deixar agora aqui algumas dicas de materiais que você encontra para comprar ou baixar gratuitamente.

advento de páscoa

𝗞𝗶𝘁 – 𝗣á𝘀𝗰𝗼𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗝𝗲𝘀𝘂𝘀 da Sabrina do @maternidadeepropositonolar

– Advento História da páscoa (formato Livreto).
– Flashcards – Semana da Páscoa.
– Combo Mesa posta e Decoração (12 Tags, 2 Caixinha decoração mesa, Bandeirola, Plaquinha decorativa, Cartão – Páscoa, Porta talher, Cards Oração.
– Caderno de Atividades Devocional – Semana da Páscoa.
– Cenário lúdico para montar.
– Atividades práticas e colorir.
– Versículo para memorizar.
– Texto bíblico.
– Reflexão em família.

Para comprar esse material acesse aqui, ele está (02/2024) por R$ 14,00 no hotmart


a páscoa numa caixa

A Páscoa numa caixa da @jesusemnossolar

Consiste num breve estudo sobre as duas Páscoas, onde a cada lição a criança confeccionará objetos que lembrarão cada história.
Todos os objetos serão guardados numa caixa própria.

Esta será a Caixa da Páscoa!
A caixa servirá para guardar os objetos, relembrar as lições anteriores e também como um registro desses momentos. 

Para baixar esse material gratuito clique aqui e aproveite para ver os outros materiais disponíveis de Páscoa também entre outros!


Apreciação de Arte: Páscoa da @familyhastools

A apostila tem: 65 obras, 49 artistas, classificadas em 11 períodos da arte. Em diferentes técnicas ( pintura, afresco, mosaico, escultura, gravura, desenho) que retratam a Páscoa do povo hebreu, os milagres de Jesus, a sua ceia, o calvário e a Sua Ressurreição.
Além de apreciar essa bela coletânea de obras, você está convidado a fazer atividades práticas em família com vídeo e tutorial e a acompanhar os dias que antecedem a Páscoa com versículos bíblicos e obras em desenho.

Acompanha ainda um livreto com receitas tradicionais da páscoa bíblica. Proporcionando uma experiência completa de apreciação.

Para adquirir esse material clique aqui, o valor (02/2024) está R$ 30,00.


Advento de Páscoa da @ensinointencional

No mês de março vamos meditar em pequenas porções das escrituras diariamente que vão da última semana de Jesus aqui até a descida do Espírito Santo.

Para as crianças acompanharem cronologicamente fiz esse desenho e cada dia pintamos um quadradinho após a leitura.

Se você quer receber o arquivo do desenho e das passagens bíblicas clique aqui e veja as regrinhas nesse post para receber gratuitamente o material.


Advento de Páscoa gratuito da @mensagemvivakids

Este material (em PDF) contém:
– Apostila de estudo com guia de leitura da Bíblia, cânticos com Qr-code e partituras, obras de arte, poemas, atividades manuais e atividades escritas da Páscoa;
– Cartões da Semana da Páscoa (Domingo da Entrada Triunfal até o Domingo da
Ressurreição);
– Mini-livro “Meu amigo Jesus”;
– Caixinha Surpresa;
– Bandeirolas para enfeitar a casa ou sala das crianças na igreja;
– Cronograma;
– Cenário do túmulo de Jesus.

Para receber esse material entre aqui no post do instagram e siga as regras.


4. Livros Temáticos para a Páscoa

Uma maneira incrivelmente enriquecedora de ensinar às crianças o verdadeiro significado da Páscoa é através da leitura. Investir em livros infantis sobre a Páscoa pode abrir portas para um mundo de aprendizado. Ao ler para ou com seus filhos, você tem a oportunidade de discutir as histórias, esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre a importância desta celebração. Além disso, a leitura conjunta fortalece os laços familiares e cria memórias afetivas duradouras. Certifique-se de selecionar livros com ilustrações cativantes e textos acessíveis, tornando a experiência tanto educativa quanto divertida para os pequenos.

livro infantil de páscoa

Livro: O Jumentinho que carregou um Rei

Girico, o jumentinho, nunca havia sido escolhido para nada – até o dia em que se viu carregando o Rei. Depois disso, ele se sentiu orgulhoso – até que viu o que o Rei teve que carregar.


livro a história da páscoa

Livro: A História da Páscoa

Este livro faz parte da coleção Alice no mundo da Bíblia (10 vol.) apresenta histórias e personagens do Novo Testamento e falam da vida de Jesus, dos seus discípulos, das parábolas que Jesus cantava, das orações que ele ensinava. É uma coleção ricamente ilustrada para o leitor infantil entender melhor a relação das pessoas com Deus.


Livro: O livro O Jardim, a Cortina e a Cruz foi desenvolvido especialmente para a criança conhecer a história de Jesus e entender porque ele morreu e ressuscitou. Por meio de textos curtos, e ilustrações cativantes, o livro conta a história da Bíblia (só que numa versão bem resumida), da criação do universo à ressurreição de Jesus. Tem linguagem simples associada a cenários emocionantes de página dupla. Percorrendo suas páginas, o pequeno leitor saberá como Deus fez este mundo maravilhoso e como ele foi marcado pelo pecado. Saberá também como Deus vivia no templo entre o seu povo e conhecerá o seu plano de enviar seu Filho e o que aconteceu quando Jesus nasceu, como ele morreu e ressuscitou.


5. Decoração da Casa

Envolver as crianças na decoração da casa com o tema da Páscoa pode ser uma maneira maravilhosa de trazer os ensinamentos para o ambiente familiar. Utilize enfeites que contem a história da Páscoa e incentive as crianças a participarem do processo de decoração, explicando o significado de cada item. Você pode fazer uma guirlanda para a porta de casa com uma cruz por exemplo. Pendurar bandeirolas com versículos. Criar o túmulo vazio de lego. E que tal fazer o mini jardim da ressurreição? Veja a baixo como fazer:

Mini Jardim da Ressurreição. Imagem: Etsy

Como Fazer um Mini Jardim da Páscoa: Passo a Passo

Criar um mini jardim da Páscoa pode ser uma atividade significativa e educativa para fazer com as crianças, ajudando-as a entender os eventos da Páscoa de uma maneira simples e tangível. Aqui está um passo a passo para fazer seu próprio mini jardim, simbolizando o lugar onde Jesus foi crucificado.

Materiais Necessários:

  • Terra
  • Galhos (para as cruzes)
  • Barbante
  • Alpistes
  • Água
  • Um recipiente para o jardim (pode ser uma bandeja, um vaso largo ou qualquer outro recipiente similar)

Passo a Passo:

  1. Preparando o Recipiente:
    • Escolha um recipiente adequado para o seu mini jardim. Ele deve ser largo o suficiente para comportar as três cruzes (ou apenas uma se preferir) e permitir que você plante o alpiste.
  2. Adicionando a Terra:
    • Coloque a terra no recipiente escolhido, enchendo-o até cerca de três quartos da sua altura. A terra será a base para o seu mini jardim.
  3. Construindo as Cruzes:
    • Pegue os galhos para formar as cruzes. Use o barbante para amarrar, forme assim três cruzes. Esta etapa simboliza as três cruzes do Calvário, onde Jesus e os dois ladrões foram crucificados.
  4. Posicionando as Cruzes:
    • Com as cruzes prontas, é hora de colocá-las na terra. Faça isso com cuidado, escolhendo uma posição que represente bem a cena que você deseja recriar. As crianças podem ajudar contando as cruzes e posicionando-as na terra.
  5. Plantando o Alpiste:
    • Espalhe os alpistes sobre a terra de maneira uniforme. O alpiste vai germinar e crescer, simbolizando a vida e a esperança que surgem a partir da ressurreição de Jesus.
  6. Regando o Jardim:
    • Com cuidado, regue o mini jardim. A água é essencial para que o alpiste germine e seu jardim comece a ganhar vida.

Cuidados e Observações:

  • Mantenha o mini jardim em um local que receba luz, mas não sol direto, para evitar que as plantinhas sequem.
  • Regue regularmente, mantendo a terra sempre úmida, mas não encharcada, para permitir o crescimento adequado do alpiste.

enfeite para a casa de páscoa

E se você quiser comprar um item decorativo de Páscoa.

Item de Decoração de Páscoa, Matthew 28:6, placa de madeira, sinal de cruz “He is Risen”.


6. Receitas Para Fazer com as Crianças:

Cozinhar juntos pode ser uma atividade muito prazerosa. Escolha receitas simples que as crianças possam ajudar a preparar, criando assim memórias afetivas relacionadas à Páscoa. Vou deixar aqui alguns links com receitas que você pode escolher para fazerem juntos.

Ensinar o verdadeiro sentido da Páscoa para crianças é uma jornada repleta de descobertas e momentos especiais. Ao incorporar essas atividades e recursos no seu dia a dia, você estará não apenas criando memórias preciosas, mas também instilando valores importantes nos pequenos.

Feliz Páscoa!

close