Praias Imperdíveis de Florianópolis

Florianópolis é um destino que cativa corações com suas praias e paisagens de tirar o fôlego. Aqui, exploraremos algumas das praias mais fascinantes da ilha, cada uma com seus encantos irresistíveis. Seja pelas ondas perfeitas para surfar, águas cristalinas e relaxantes para levar as crianças, restaurantes e beach clubs… ir para a praia em Floripa é sempre uma aventura. 

Para os que planejam um banho de mar, a praticidade na viagem é essencial. Aqui entram os depósitos de bagagens Bounce, oferecendo uma solução inteligente e conveniente com diversos pontos espalhados pela cidade. Assim, os visitantes podem desfrutar das belezas de Florianópolis sem a preocupação e o incômodo de carregar malas e bolsas. 

Agora, vamos para nossa lista de 6 praias imperdíveis em Florianópolis: 

Praia da Armação

A Praia da Armação era originalmente uma vila de pescadores, e preserva um charme rústico e uma essência tradicional, oferecendo uma experiência autêntica da vida na ilha.

dica de praias em Florianópolis
Imagem: Praia da Armação

Com 3,2 km de extensão, a praia se divide em diferentes ambientes. No extremo direito, onde deságua um riacho e se encontra uma península, o mar é calmo e cristalino. Esta área é perfeita para famílias e para quem busca um dia de sol e mar, contando ainda com pousadas e restaurantes.

No canto esquerdo, o cenário muda drasticamente com um mar aberto, ondas fortes e profundas, atraindo surfistas em busca de desafios. O meio da praia, por sua vez, pertence ao Parque Municipal da Lagoa do Peri, uma unidade de conservação ambiental, onde a natureza preservada oferece um espetáculo à parte.

Durante o verão, a Praia da Armação ganha vida com um agito noturno. Além disso, a praia é ponto de partida para passeios de barco, incluindo viagens à bela Ilha do Campeche.

Praia Barra da Lagoa 

A Praia Barra da Lagoa é um enclave de pescadores e um dos destinos mais pitorescos de Floripa. Com um quilômetro de extensão, aqui é onde o canal da Barra da Lagoa da Conceição se encontra com o mar, criando um cenário de rara beleza. 

As ondas suaves e as águas protegidas pelo molhe do canal tornam a praia um local ideal para atividades aquáticas seguras. A ponte para pedestres que atravessa o Canal da Barra é um charme à parte, conduzindo a Prainha, uma pequena enseada cercada por enormes rochas e piscinas naturais de águas cristalinas. Esta trilha de 600 metros até as piscinas naturais é uma jornada em si, oferecendo uma conexão íntima com a natureza.

A infraestrutura da Barra da Lagoa é acolhedora, com pousadas simples, bares e restaurantes que proporcionam uma autêntica experiência caiçara. A região ainda preserva elementos da cultura dos Açores, conferindo um charme especial ao entorno da praia.

O projeto Tamar, localizado no norte da praia, é uma atração imperdível para quem se interessa por conservação marinha, oferecendo a oportunidade de ver de perto tartarugas marinhas.

Praia e Ilha Campeche

A Praia do Campeche se estende por 5 km entre a Praia da Joaquina e o Morro das Pedras. Ela é famosa por sua ampla faixa de areia branca e fina, complementada por dunas e áreas preservadas ao longo da orla. 

Imagem: Praia e Ilha Campeche

Em frente à sua ponta esquerda, a apenas 1,5 km da costa, encontra-se a Ilha de Campeche, conhecida por abrigar uma das praias mais bonitas de Florianópolis. 

As águas da praia são abertas e frias, com ondas fortes que atraem surfistas, especialmente no extremo sul.

A Praia do Campeche é cercada por restingas, que contribuem para a preservação do seu ecossistema natural. Por ser uma área protegida, o acesso é limitado para garantir a conservação do ambiente.  Além de ser um local perfeito para surf e relaxamento, a praia possui bares no entorno. 


Aproveite e confira:


Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é um dos destinos mais procurados da ilha, conhecida por sua orla de 5 km e uma infraestrutura turística completa. Há uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até acomodações mais simples, assim como restaurantes e bares que atendem a todos os gostos. A praia também conta com um pequeno shopping center, incluindo salas de cinema.

Imagem: Praia dos Ingleses

O mar da Praia dos Ingleses apresenta características variadas: enquanto um lado oferece águas calmas e mornas, ideais para famílias e banhistas, o outro lado tem ondas mais fortes, atraindo surfistas e amantes de esportes aquáticos.  As enormes dunas que separam a Praia dos Ingleses da Praia do Santinho são perfeitas para sandboard (é um desporto que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve). Durante o inverno, a praia se torna um ponto de pesca de tainha, atraindo vários pescadores. 

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina, conhecida como “Joaca”, é um dos destinos mais populares de Florianópolis, especialmente entre o público jovem. Com uma infraestrutura bem desenvolvida, a praia oferece estacionamento, salva-vidas, terminal turístico, lojas de artesanato, restaurantes, bares, chuveiros e banheiros, além de iluminação noturna. 

A Joaquina é famosa por suas ondas perfeitas e é um local consagrado para competições de surfe, incluindo etapas internacionais, atraindo surfistas de todo o mundo. 

Essa fama não se restringe apenas às águas: as dunas de areia branca e fina da praia são um espetáculo à parte e um convite para a prática do sandboard. A praia é também um local de agito noturno, sendo palco de vários shows e eventos que atraem uma multidão jovem e animada.

Praia Jurerê

A Praia de Jurerê possui uma extensão de 3,5 km e se divide em duas áreas distintas: Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional.

Jurerê Internacional, localizada no lado esquerdo da praia, é um verdadeiro reduto de luxo e sofisticação. Esta área planejada exibe uma arquitetura moderna e elegante, com parques, um shopping ao ar livre, bares e restaurantes, além de mansões opulentas. A praia é famosa por seus beach clubs, casas noturnas e festas vibrantes que duram até o amanhecer.

Jurerê Tradicional, no canto direito, preserva um ambiente mais autêntico e acolhedor, onde moradores e turistas se misturam. Esta parte da praia abriga o Iate Clube de Santa Catarina e oferece restaurantes com culinária típica da região. A atmosfera é mais calma e convidativa, ideal para quem busca uma experiência mais próxima das raízes culturais da ilha.

Em ambas as áreas, a praia de Jurerê se destaca pela sua areia fina e clara, e por um mar de águas tranquilas e tonalidades verde-claras. A faixa de vegetação protegida ao longo da praia adiciona um toque de beleza natural ao local. Jurerê é uma das praias mais conhecidas do sul do Brasil e um destino que definitivamente merece um lugar em qualquer roteiro por Florianópolis.

Uma Viagem pelas Praias de Florianópolis com a Bounce

Ao concluir nossa jornada por algumas das praias de Florianópolis, fica evidente o motivo pelo qual esta ilha é conhecida como a “Ilha da Magia”. Cada local que exploramos ofereceu uma experiência única, cheia de belezas naturais, aventuras e momentos relaxantes.

Neste percurso, a praticidade proporcionada pelo serviço de depósito de bagagem Bounce desempenha um papel fundamental. Com a liberdade de explorar sem o peso das malas e bolsas, é possível aproveitar cada momento nas praias de Florianópolis ao máximo, seja surfando, festejando, ou simplesmente relaxando. 

A conveniência de ter um local seguro e acessível para guardar os pertences permite que nossa viagem seja focada no que realmente importa: as incríveis experiências e as memórias que cada praia maravilhosa oferece. 

sources:

www.viagensecaminhos.com/2013/07/praia-jurere-florianopolis.html
www.maladeaventuras.com/10-praias-de-florianopolis
emalgumlugardomundo.com.br/melhores-praias-de-florianopolis/#praia-do-campeche
guiafloripa.com.br/turismo/praias/praia-da-armacao

close