Categorias: Quartos

Quarto infantil com camas divertidas: Yes, we can!

As vezes passamos por algumas fases dos nossos filhos de forma muito automática, ou agimos considerando parâmetros definidos por livros e cientistas. É o caso da história da cama. Quando nossos filhos completam dois anos mais ou menos, começamos a perguntar: será que é hora de vender o berço e partir para uma cama normal?

Olha, vou confessar uma coisa para você. Meu primeiro filho passou do berço para cama com três anos, e não porque me disseram que “já tinha passado da hora” de sair do berço, mas porque a pessoa que me emprestou o berço pediu ele de volta. Foi então que ele herdou a cama de solteiro do pai que era baixinha (e cheia de escritos embaixo que comprovam que a sapequice dos meus filhos é uma herança paterna) e mais tarde uma cama box. E foi super tranquilo, dissemos que outro bebê precisava do berço e se ele topava dormir na cama que tinha sido do papai. Ele amou!

Uma historinha simples para comentar duas verdades:

– Não existe idade certa para sair do berço, cama compartilhada ou qualquer outra coisa. Os pais e a criança devem sentir que é chegado este momento, de acordo com o amadurecimento e comportamento da criança.

– Envolva seu filho na escolha da cama e do que for preciso para transformar o quarto infantil num lugar confortável e acolhedor e isto será um grande estímulo para esta mudança de fase!

Existem várias opções de camas para o quarto infantil que você está sonhando, mas além do design, a cama deve oferecer segurança e selo de qualidade testada e aprovada. Não abra mão disso. Se passamos 1/4 de nossas vidas dormindo, e também sabemos que a qualidade do sono afeta diretamente no desenvolvimento infantil, não podemos comprometer esse momento.

Estabeleça um orçamento e busque as opções pré-fabricadas ou marcineiros de confiança, sempre lembrando dos padrões de qualidade a serem testados. Itens básicos como o material utilizado não soltar farpas, a altura da cama não oferecer risco de queda de acordo com a idade(mesmo com as grades adaptáveis), pinturas não tóxicas e espuma do colchão firme devem ser observados.

E depois que a parte prática estiver bem resolvida, é hora de soltar a imaginação junto com seu filho. Yes, we can! Olha quantas opções lindas temos por aí:

Casinhas

O quarto da sua filha vai ser tão convidativo que ela não vai querer brincar em outro lugar. Destaque para a primeira cama com estrutura vasada que serve desde os primeiros anos, até o início da adolescência. Para as mães que gostam, é possível colocar um dossel lindo em cima, que ainda protegerá de mosquitos!

Transportes

No céu ou na terra, aonde você vai alimentar a imaginação do seu filho? O ônibus de Londres tem uma pintura lateral aonde se lê “Harry” que funciona como um quadro de giz. Quando seu filho estiver na fase de alfabetização, poderá escrever “Não pertube, menino sonhando!”. Seria fácil atender esse pedido, né?!

Cama para duas

Se a família é um pouco maior, vamos investir nas beliches!

 

Mas se for só para receber as amigas para uma noite do pijama, tem espaço também!

Falando em beliches..

O quarto infantil pode ser moderno, para meninos, para meninas, ou para os dois juntos! Essa cama modular é super bacana e pode ser alternada de diversas formas! Assim, quando seu filho quiser colocar o quarto “de cabeça para baixo” você vai pensar: TUDO BEM!

 

Quarto infantil que estimula

Não podemos esquecer do aconchego e que os estímulos vem pelas diferentes texturas, cores e que tudo esteja ao alcance da curiosidade do seu filho!

 

Por isso, ao pensar no quarto infantil do seu filho, pense que ele tem bem mais funções do que apenas ser o local de descanso. O quarto infantil também ajuda seu bebê a se desenvolver, descobrir um pouco de sua identidade e individualidade. E não se surpreenda se a saudade do cheirinho do seu bebê por perto (no caso dos pais que fazem cama compartilhada) o faça ir pedir um cantinho na cama do seu bebê!

Amanda Gusmão

Mãe de dois meninos e de um blog, sou daquelas que tropeça e ri do próprio tombo. Mais normal que arroz com feijão, gosto de levantar a bandeira das "Sem bandeiras" na maternidade. Maternidade simples e divertida. Vamos lá?

Compartilhar
Publicado por
Amanda Gusmão

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás