Quartos

Quarto do bebê sem obras! Confiras as dicas aqui!

A chegada de um bebê implica em diversas transformações na vida da família e no ambiente em que ele crescerá. Com o intuito de proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento da criança, muitos casais decidem mudar de residência ou realizar obras para criar o quarto do bebê.

Entretanto, toda essa agitação pode ser evitada quando se dispõe de um espaço que pode ser reaproveitado. É comum que muitos casais tenham um cômodo utilizado como escritório para o trabalho em home office. Ao utilizar esse espaço ou outro espaço de forma estratégica, é possível evitar a necessidade de reformas e direcionar os recursos para a criação de um quarto aconchegante para o bebê.

Transformando o Quarto do Bebê sem Obras

Transformando o quarto de bebê sem obras. Imagem: freepik

Redecorar: melhor opção quando o orçamento é baixo

Quando os recursos financeiros são limitados, a ideia de realizar uma reforma em um espaço pode parecer inatingível. No entanto, investir em uma nova abordagem de decoração pode promover uma transformação completa no ambiente, sem representar um grande custo. Alterar as cores, reorganizar os móveis e adquirir novos elementos decorativos são formas econômicas e eficazes de renovar os cômodos.

As despesas relacionadas a reformas costumam ser significativas, uma vez que envolvem a aquisição de materiais de construção e a contratação de mão de obra. Por outro lado, a redecoração permite que a criatividade flua livremente, sem as preocupações com as mudanças drásticas e os inconvenientes que podem surgir durante as obras, especialmente para aqueles que residem em apartamentos.

Certamente, muitas pessoas já se depararam com a indecisão entre realizar uma reforma ou uma redecoração. Nessas situações, é fundamental considerar a viabilidade de cada uma das opções. Se o orçamento disponível é limitado, optar pela redecoração pode ser uma escolha sensata, permitindo surpreendentes resultados no ambiente.


Aproveite e confira:


Invista em uma paleta de cores

A singularidade do quarto do bebê reside na cuidadosa escolha das cores que o compõem. Ao seguir uma paleta de cores ao selecionar móveis, lençóis, tapetes, decorações e cortinas, pode-se até dispensar a necessidade de pintar as paredes.

Portanto, é fundamental determinar a atmosfera desejada para esse espaço, a fim de iniciar as transformações. Se a intenção é criar um ambiente tranquilo, variações de tons em azul e verde são escolhas acertadas.

Escolhendo as Cores Ideais para um Ambiente Tranquilo e Confortável para seu bebê:

  1. Tons suaves de azul: O azul é frequentemente associado à serenidade e à calma, tornando-o uma escolha popular para quartos de bebê.
  2. Tons suaves de verde: O verde é uma cor relaxante que evoca a natureza e a harmonia, criando uma atmosfera tranquila.
  3. Rosa pálido: O rosa claro é uma opção suave e delicada que pode ser usada em quartos de meninas, promovendo uma sensação de conforto.
  4. Lavanda: A lavanda é uma cor que transmite relaxamento e tranquilidade, sendo uma escolha encantadora para o quarto de um bebê.
  5. Tons neutros, como branco, bege e cinza claro: Cores neutras proporcionam uma base tranquila e versátil, permitindo a adição de detalhes coloridos com facilidade.
  6. Amarelo suave: O amarelo pastel pode adicionar um toque de alegria e energia ao ambiente, sem ser excessivamente estimulante.
  7. Pêssego ou coral suave: Essas tonalidades suaves de laranja podem criar um ambiente acolhedor e sereno.
  8. Marrom claro: O marrom claro pode ser usado como uma cor de destaque ou para adicionar um toque terroso ao quarto do bebê.

Lembre-se de que a iluminação e os detalhes decorativos também desempenham um papel importante na criação de um ambiente tranquilo e confortável. Certifique-se de escolher cores que combinem com sua visão geral de decoração e que transmitam a sensação de calma e segurança que você deseja para o quarto do bebê.

Foque nos adornos

A decoração é responsável por acrescentar um toque infantil ao ambiente. Começando pelas paredes, recomenda-se a utilização de quadros temáticos, prateleiras e papel de parede para adorná-las e conferir ao espaço um ar mais alegre.

Outra opção criativa é incorporar um tapete para o quarto do bebê. Além de proporcionar conforto e beleza ao ambiente, ele cria um espaço aconchegante para o bebê brincar.

Para finalizar a decoração, é indicado investir em uma iluminação suave, utilizando luminárias com tons frios e ajuste de intensidade. Esses elementos têm o potencial de promover uma transformação significativa no ambiente.

Saiba aproveitar o espaço

Um aspecto crucial a considerar ao montar o quarto do bebê é a disposição que valorize o espaço e facilite o movimento. Nesse sentido, a escolha de móveis multifuncionais é altamente recomendada, como um berço que pode ser convertido em cama infantil, por exemplo.

Além disso, a maneira como esses móveis são posicionados auxilia na criação de áreas distintas e na delimitação do ambiente, dispensando a construção de paredes. Outra alternativa é a utilização de divisórias leves, feitas de materiais como fibra de madeira.

As caixas organizadoras também representam uma excelente opção para maximizar o espaço, pois permitem armazenar os pertences do bebê sem a necessidade de adquirir móveis volumosos.

Espero que tenha gostado dessas dicas de como transformar o quarto do bebê sem obras!

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás