Revestimento para lareira: saiba como escolher

Revestimento para lareira: saiba como escolher

Revestimento para lareira: saiba como escolher
Referência no setor, Roca Brasil Cerámica traz um guia sobre revestimentos de lareira,
perfeitos para curtir o inverno

Aquecer, trazer aconchego e ainda conferir elegância ao ambiente – esse é o papel das lareiras, extremamente desejadas, ainda mais com a chegada dos dias mais frios! Boa pedida para todo tipo de projeto – seja um apartamento grande ou pequeno – ela faz toda a diferença para criar um lar aconchegante e confortável no inverno e pode ser encontrada em diversos tamanhos e modelos. Mas sabia que, independente do tipo escolhido, toda lareira pede por cuidados na hora de ser construída ou reformada? “É preciso projetar pensando na segurança e, para isso, a escolha correta de revestimentos, tanto da lareira, como do piso a seu redor, é essencial”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Referência no setor de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, a empresa, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa, preparou um guia para ajudar na escolha do melhor revestimento para lareiras. Confira!

Escolhendo o material

Segundo Christie, diversos materiais podem revestir uma lareira – como pedras naturais, aço, concreto. Mas a alternativa que oferece mais vantagens é o porcelanato, por toda a tecnologia envolvida em sua fabricação. “Porcelanatos são revestimentos perfeitos para lareiras, especialmente por sua resistência a altas temperaturas”, afirma Fernando Gabardo, especialista da assistência técnica da Roca Brasil Cerámica. Isso permite que o revestimento seja utilizado em lareiras sem o risco de sofrer danos em suas peças, ainda que não deva revestir a parte interna das lareiras, onde há contato direto com a chama. “Por ser um produto impermeável, o porcelanato também oferece grande facilidade de limpeza e baixa manutenção, sendo resistente a manchas”, complementa Gabardo.

Dentre as principais vantagens do porcelanato, os especialistas da Roca Brasil Cerámica elencam:

  • Resistência ao calor
  • Limpeza facilitada
  • Versatilidade de estilo e design

Diversidade de estilos

Sem dúvidas a enorme versatilidade do porcelanato é uma grande vantagem do material. Além das características do porcelanato, muito resistente e durável, a tecnologia de impressão HD incorporada em sua produção permite que ele reproduza com perfeição uma diversidade de materiais e texturas, como pedras naturais, mármores, concreto, aço. “A Roca Brasil Cerámica oferece um portfólio completo, que atendem a todos os estilos de projeto. Nossas peças em SuperFormato também são muito indicadas para revestimento de lareiras, pois permitem o cobrimento de grandes áreas sem emendas”, afirma Christie Schulka.

Cuidado com o piso

Segundo Gabardo, o piso ao redor da lareira também se beneficia da utilização do porcelanato. “Lareiras a lenha geram fagulhas e, ainda que se exista uma tela de proteção, o ideal é ter um piso frio ao redor da lareira, evitando acidentes”. Além de maior segurança, optar pelo porcelanato permite que se crie uma unidade visual entre lareira e piso, agregando ainda mais sofisticação ao projeto.

Inspirações de lareiras

Elegantes e perfeitas para todo estilo de projeto, as lareiras podem ser revestidas com linhas mais clássicas e neutras – como é o caso da linha Portofino e linha Pro, da Incepa. Inspirada no mármore Crema Marfil, de origem espanhola, a linha Portofino possui veios suaves e pouco contraste entre as tonalidades de bege da superfície. O visual uniforme e a imponência dos SuperFormatos a tornam atemporal. Já a linha Pro é básica e essencial, com uma grande paleta de cores que podem facilmente combinar com todo projeto.

Revestimento para lareira: saiba como escolher
Linha Portofino e linha Pro, da Incepa

Mais impactantes, os revestimentos exóticos como a linha Absolute – que traz o mármore escuro, com nuances cromáticas do marrom com veios abertos, em tonalidades claras e escuras, que se distribuem de forma irregular por toda a peça – e Marrom Emperador, que retrata o mármore espanhol de mesmo nome, ambos da Roca Cerámica, também são ótimas pedidas.

Linha Absolute e linha Marrom Emperador, da Roca Cerámica

“São porcelanatos que unem a beleza do material natural com todas as vantagens de um revestimento tecnológico, se apresentando como uma opção inteligente e segura para o revestimento de lareiras”, finaliza Christie Schulka.


Aproveite e confira:


close