Sala de televisão – Dicas para ambientes pequenos

Hoje em dia é muito comum as famílias se reunirem para verem TV juntos, seja um filme, uma série, um documentário, desenhos, etc… a televisão é uma integrante das famílias em geral, tanto que as vezes em uma única casa é possível ter mais de uma televisão, isso porque os membros das famílias tem gostos particulares e para poder agradar a todos as vezes essa é a solução encontrada.

Mas o fato é que ver um filminho todo mundo junto sentado no sofá comendo pipoca, é muito gostoso e melhor ainda é ter um espaço aconchegante para dividir esse momento familiar de lazer e diversão juntos. Sendo assim vamos dar algumas dicas de como você pode montar sua sala de televisão de forma a tornar esse espaço convidativo para esse momento.

Existem dois elementos básicos em uma sala de televisão que fazendo boas escolhas você já tem uns 70% de sucesso, uma boa televisão e um bom sofá. Ou seja, quem quer ver televisão quer se sentar ou deitar em um sofá ou poltrona confortáveis e quem quer se sentar ou deitar em um sofá ou poltrona confortáveis quer desfrutar de uma boa qualidade de imagem e som. Ou seja uma coisa está diretamente ligada a outra, portanto a primeira dica importante pensando no conforto da sua sala é apostar em um bom sofá e uma boa televisão, que atenda as necessidades de sua família e fique dentro do orçamento.

Sala de televisão em ambientes pequenos:

decoração de sala de televisão
Imagem: G&F Engenharia

O uso de um painel para fixar a televisão na parede é uma ótima opção para ambientes pequenos, pois além de poder “esconder” o cabeamento, poupa espaço. Se espaço não é um problema, você pode apostar em um aparador, uma estante ou um rack baixo para o espaço da TV.

Em ambientes pequenos aposte em opções de móveis mais funcionais, como um sofá retrátil, podendo usar a opção do chaise conforme a necessidade, e quando não estiver usando ele permite ser “guardado” assim não ocupa espaço de circulação. Outra opção de sofá para ambientes pequenos é o modelo em “L” ou seja é um sofá de canto, pois esse modelo dá opção de vários assentos sem ocupar muito espaço.


Aproveite e confira:


Cores:

As cores determinam o estilo que sua sala de televisão irá ter como por exemplo, tons mais escuros geralmente dão um ar mais sofisticado, enquanto tons mais claros e neutros transmitem tranquilidade e leveza ao ambiente.

Os tons terrosos, em um estilo mais rústico trazem um ar de aconchego e conforto.

Lembrando que cores escuras não combinam com espaços pequenos, pois tendem a deixar o ambiente menor, neste caso opte por cores mais claras.

Então quando for escolher as cores da sua sala de televisão tenha em mente como gostaria de sentir quando estiver nela.

Ainda falando em cores, mas agora nas cores dos móveis, como o sofá será provavelmente o maior móvel na sala de televisão, aposte em um tom neutro para ele, e deixe as cores vibrantes para as almofadas ou itens de decoração que podem ser facilmente substituídos.

Pois uma sala de televisão tem que ter almofadas, aliás muitas delas… as capas de almofadas podem ser trocadas conforme seu gosto, se enjoar de um estampado e uma cor é só trocar a capa de almofada, diferente se você enjoar da cor do seu sofá uva por exemplo.

Luminária:

Um item que fica lindo em uma sala de televisão e dá o seu charme para o ambiente é uma linda luminária ou abajur, de vários tamanhos, cores e estilos diferentes, ela dá um ar aconchegante para o ambiente.

Painel:

O painel, estante ou armário que irá comportar a televisão, o ideal é que ele tenha poucos itens a mostra, para não poluir de informação o ambiente ao redor da televisão, o ideal é que os itens de decoração fiquem bem acima ou bem abaixo da linha da TV ou em algum outro móvel como uma mesinha de apoio ou uma mesa de centro. Ainda falando sobre o painel, ele pode ser simples sem iluminação ou com iluminação embutida dando um efeito moderno e suave ao ambiente.

Ao invés de painel atrás da TV a opção de paredes de tijolinho a mostra, também é uma idéia bem original e eles podem ser pintados com a cor de sua preferência, lembrando que para ambientes pequenos a melhor escolha são cores neutras. Ou ainda uma opção que está super em alta são as placas cimentícias 3D para revestimento das paredes, uma versão bem contemporânea de textura e com tons claros que dá um toque sofisticado ao ambiente.

Tapete:

Um bom tapete também remete conforto ao ambiente, principalmente para os dias mais frios de outono e inverno, ele dá aquela sensação de casa de campo.

Geralmente quem quer ver um filme ou série opta em ver no “escurinho” lembrando uma sala de cinema, então para ter esse efeito é bom investir em uma boa cortina blackout que bloqueia a luz solar e permite deixar o ambiente bem escuro, sem passar nenhuma claridade.

close