Segurança do Bebê: Confira 10 Itens para Preparar a sua Casa

Você já pensou na Segurança do Bebê dentro da sua casa? Confira mais sobre isso aqui!

O primeiro ano de um bebê é extremamente desafiador, eles estão em pleno desenvolvimento querendo explorar ao máximo suas novas habilidades, reconhecer o ambiente em que vivem através dos seus sentidos e levando os pais à muitos sustos diante do que pode acontecer em apenas uma piscadela.

Acidentes sérios acontecem diariamente por conta dessa intensidade que são os primeiros anos de vida de uma criança, suas descobertas, sua avidez em explorar, sua rapidez em fazer o que “não deve” e portanto uma forma de ajudar os pais a tornar esse momento mais tranquilo e seguro, é preparando a casa, o ambiente em que o bebê vive de uma forma mais segura.

Antes da chegada do bebê ou perto dos seis meses que é quando a maioria dos bebês começa a engatinhar, sentar, a se movimentar mais, é importante que algumas precauções sejam tomadas para maior segurança do bebê e tranquilidade dos pais, pois os bebês são imprevisíveis e estão em pleno vapor de desenvolvimento, ou seja, algo que ele não fez ontem, ele pode adquirir essa habilidade de fazer hoje, é tudo muito rápido e é geralmente nessas situações que os acidentes ocorrem, então antes que ele comece a ir para o chão e inicie a fase de se movimentar, é necessário fazer uma inspeção em sua moradia para verificar locais/objetos que estejam ao alcance da criança que se tornem potencialmente perigosos, após essa inspeção tome as devidas providências para a segurança de seu ambiente.

Alguns itens que podem ajudar a promover a segurança do Bebê no seu lar e diminuir os riscos de acidentes são:

Segurança do Bebê
Segurança do Bebê. Imagem: br.depositphotos.com

1-Protetores de Tomada

As tomadas elétricas são potencialmente perigosas e muitas estão ao alcance do bebê, as tomadas baixas são fonte de curiosidades para os dedinhos dos bebês, portanto muita atenção nelas. Existem protetores de tomadas no mercado que podem ser colocados para “tapar” o buraco da tomada e impedir que o bebê coloque os dedinhos. Eles são de fácil manuseio para colocada e retirada por adulto, opte pelos modelos transparentes que não chamam a atenção do bebê e os que tenham chave para retirada pois são mais difíceis da criança conseguir retirar sozinha em comparação aos modelos de encaixe apenas.

Assim como, eletrodomésticos não podem estar ao alcance das crianças menores, como ferro de passar roupa, ventiladores, aquecedor, esses objetos oferecem perigo durante o uso e após o uso também pois eles esquentam e mesmo desligados a criança pode se machucar. Então o ideal é retirá-los do alcance da criança durante o uso como após.

2-Portões/cancelas

Escadas, degraus para desníveis no ambiente, e ambientes como cozinha são fontes de perigo para o bebê que está em movimento. Portanto uma boa opção é colocar portões/cancelas para impedirem a passagem da criança para esses locais, de forma que ela só tenha acesso com um adulto junto.

3- Redes de proteção

Janelas e varandas são extremamente perigosas para crianças principalmente as que se encontram em prédios e sobrados pois apresentam o fator “altura” em seu nível de perigo, embora mesmo em uma casa térrea ou apartamento térreo a queda de uma janela pode causar muitos danos. As grades de proteção nesses casos são essenciais em todas as janelas e varandas da casa, não apenas as que a criança tem acesso, pois em um piscar de olhos ela pode se deslocar para algum ambiente da casa que ela não teria acesso.


Aproveite e confira:


4- Protetores de quina

Quinas são as pontas de móveis que podem machucar a criança, como pontas de mesa e de armários. Principalmente a criança que está aprendendo a andar, ela se levanta do chão sem calcular o que tem acima dela, e pode dar direto em uma quina. Instale protetores de quina em locais com pontas, ele é um objeto gelatinoso e transparente que adere facilmente aos móveis evitando assim que a criança se machuque com gravidade pois caso ela bata em uma quina o protetor irá amortecer o impacto.

5-Travas de portas

Crianças pequenas amam abrir e fechar portas tanto pelo movimento que as mesmas fazem que chamam sua atenção, quanto para ver o que tem dentro das portas de armários e gavetas. Para evitar que elas abram e acabem se machucando tanto com a porta em si, batendo nos seus dedinhos ou abrindo e pegando o que não deve dentro do armário, existem as travas de portas e gavetas, geralmente elas medem 10 centímetros que são o suficiente para trancar a maior parte de gavetas e portas de armário.

6- Protetor de dedos para porta

Para as portas de casa que igualmente oferecem perigo da criança colocar os dedinhos e apertá-los nas portas sem querer, também existem um protetor de dedos para as portas. Eles podem ser de EVA, tecido, etc…mas são muito práticos e úteis, devendo ser colocados nas portas que a criança tem acesso da casa, pois eles servem como barreira para impedir que a porta feche. Lembre-se de instalar ele em uma altura fora do alcance da criança.

7-Grades de proteção para camas

Outra situação muito comum é colocar as crianças para dormir nas camas de adultos e elas acabarem caindo e se machucando. Ou para quando for trocar a criança do berço para a cama é importante pensar que durante o sono ela pode acabar rolando e caindo da cama. Para evitar as quedas, pode-se usar grades de proteção. Elas são facilmente colocadas e tiradas sem precisar furar nada, sua instalação é muito simples garantindo mais conforto e segurança para as crianças e os papais. A guarda de proteção serve para colchões de 10 a 25cm de espessura podendo ser usada em camas tradicionais ou box.

8- Tapete antiderrapante para o banho

Ambientes úmidos como banheiros e piscinas aumentam os riscos de queda, por conta do piso estar frequentemente úmido e portanto mais escorregadio, pensando nas crianças que ainda não tem seu equilíbrio completamente desenvolvido aumentam mais ainda as chances de queda. É muito comum crianças escorregarem dentro do banho ou ao entrarem/saírem da piscina por isso para esses ambientes é recomendado fazer uso de tapetes antiderrapantes. Eles possuem ventosas que se fixam totalmente no chão, oferecendo mais segurança para as crianças. Podendo ser utilizado inclusive dentro de banheiras, é um produto resistente e fácil de lavar.

9- Tapetes de EVA

Ta aí um coringa da maioria das mães, os tapetes de EVA. Para os bebês que estão sentando no chão ou os que estão aprendendo a engatinhar e caminhar, os tapetes de EVA são ótimos pois amortecem as quedas evitando que a criança se machuque. Além de protegerem a criança do frio (contato direto com o chão), delimitam o espaço da criança fazendo com que os adultos tenham mais cuidado ao estar perto dessa área. Eles são leves sendo fáceis de transportar de um lugar para outro e também laváveis que ajuda muito com a higiene do produto e do local.

10-Proteção de botão de fogão

Cozinhas não são ambientes para a criança estar sozinha sem a supervisão de um adulto, mas acidentes acontecem todos os dias justamente nesse “piscar de olhos”, por isso a importância dos itens de segurança em uma casa, e um item muito importante para se ter na cozinha são os protetores de botão de fogão, eles impedem que a criança consiga girar os botões do fogão, impedindo assim um vazamento de gás e/ou queimaduras.

Gostou dessas dicas sobre Segurança do Bebê?