6 presentes para bebê que são educativos e essenciais

6 presentes para bebê que são educativos e essenciais

O nascimento do bebê é um momento único e mágico, que deixa todos ansiosos para conhecer o novo membro da família. Com a chegada do pequeno, os familiares e amigos não veem a hora de conhecer o pequeno e celebrar esse momento especial, com muita alegria e amor. E para demonstrar carinho, nada melhor que presentear o novo integrante com um presente para bebê especial.

Esta escolha pode ser difícil, principalmente com tantas opções no mercado. E pensar no quanto útil o presente pode ser na vida da criança é o diferencial para ajudar os papais com algo que realmente ensine e desenvolva o pequeno. Por isso, reunimos dicas de presentes para bebê que são educativos e indispensáveis nessa fase tão inesquecível. Confira a seguir!

Opções de presentes educativos para bebê

É importante escolher cuidadosamente os presentes nesta fase tão especial, afinal, temos que pensar em alguns pontos cruciais que influenciam no bem-estar e desenvolvimento da criança. Sendo assim, opções que estimulam o desenvolvimento de habilidades, bem como captam o foco e despertam curiosidade, são boas apostas para os pequenos.

Outro ponto, é quanto à segurança, principalmente pelo fato que nesta fase as crianças interagem de forma oral com os objetos em sua volta, sempre os levando à boca, sendo essencial que não contenha peças muito pequenas ou pontiagudas para evitar acidentes, por exemplo.

Os itens que possuem cores vibrantes e contrastantes são os mais indicados, como também os que favorecem o bebê interagir com o ambiente para descobrir sons, formas, texturas, etc. Tudo isso alinhado com o desenvolvimento motor e cognitivo, de maneira divertida.

Afinal, nesta fase se inicia a formação da personalidade e habilidades que vão influenciar na vida futura do bebê. Por isso, a importância de escolher o brinquedo ideal. Veja abaixo as opções que separamos para você:

1. Chocalho

Esse brinquedo simples pode estimular vários pontos positivos no desenvolvimento do bebê. Por exemplo, estimula a relação causa e efeito, ao chacoalhar e o brinquedo produzir um som. Também desperta a curiosidade e compreensão por sons, com suas diferentes intensidades.

Além disso, despertam curiosidade com suas cores vibrantes, formas diferentes e texturas variadas. A coordenação motora é outra vantagem, pois com o despertar da atenção a criança desenvolve a habilidade de pegar e segurar.

2. Tapete de atividades

Os tapetes de atividades possuem dois tipos mais comuns, o tradicional e o tipo ginásio. O primeiro, é mais simples, geralmente fabricado em EVA, com cores vibrantes e contrastantes. Possuem desenhos de letras, números, animais, elementos da natureza, entre outros.

tipo ginásio é mais elaborado, ideal para estimular diversas habilidades e despertar a curiosidade. Possuem uma estrutura que lembra um ginásio, com brinquedos, argolas, mordedores, luzes, buzinas, etc.

Esse tapete que estimula os sentidos do bebê são indicados para o desenvolvimento do tato, visão e audição, como também dos músculos do corpinho todo, já que a criança fica deitada se entretendo. Destacamos ainda a estimulação da coordenação motora, consciência corporal e muito mais.

3. Cubo didático

Há diversos modelos de cubos didáticos, desde os mais simples até os mais elaborados. É uma maneira de desenvolver a coordenação motora do bebê, ao pegar as peças e tentar encaixá-las corretamente. Inclusive, desperta o entendimento sobre formas, principalmente as geométricas.

Também podem possuir outros elementos, como telefone, engrenagens giratórias, sons, luzes, entre outros, sendo ainda mais útil para aprimorar outras habilidades e despertar a curiosidade.

4. Andador centro de atividades

São aqueles andadores que possuem um painel de atividades acoplado, com peças interativas para o bebê se entreter e se divertir. Muitos deles possuem telefone, pianinho musical, argolas, peças de encaixar, entre outros. Assim, se estimula habilidades como compreensão do som, formas, texturas, e muito mais.

E claro, estimulam o desenvolvimento motor, equilíbrio e consciência corporal, ao servir como apoio para a criança começar a dar os primeiros passos. São bem completos e fazem muita diferença, já que são multifunções.

5. Pirâmide de argolas para encaixar

Essa opção é muito interessante e um dos mais simples, se baseia em um corpo e argolas de tamanhos graduados que se encaixam, que ao montar vira uma pirâmide. Dá para ensinar vários conceitos, como baixo para cima e vice-versa, por exemplo.

Também incentivam a coordenação olho-mão, muito importante nesta fase. O raciocínio é aprimorado, principalmente ao desenvolver conceitos variados. Além disso, fortalecimento do conceito de formas, dimensões diferentes e cores, também são o alvo desse brinquedo.

6. Veículos de animais

Saiba que os carrinhos também são excelentes opções para bebês. Esses brinquedos com rodas aprimoram o equilíbrio, como também desenvolvem a percepção de velocidade, flexibilidade e controle de força. E não se engane, são indicados tanto para meninos quanto para meninas.

As opções que imitam animais são os ideais para os pequenos, pois geralmente vem com sons, cores diversas, e formas interessantes para a idade. Podem possuir bolinhas agregadas que ao empurrar elas pulam, incentivando a criança a engatinhar e se movimentar, além de favorecer a coordenação motora grossa e o desenvolvimento dos sentidos.

Esses são os presentes para bebê que separamos para você. Todas as opções são educativas e indispensáveis para essa fase tão especial. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

close