Temperos para cultivar em casa – quais pode plantar?

Você já pensou em ter uma horta em casa? Para na hora de cozinhar, você incrementar a comida com aquele toque fresco de um tempero recém colhido da horta?! A comida caseira é uma mistura de sabores e cheiros, e os temperos fresquinhos fazem toda a diferença na hora de finalizar um prato. Descubra aqui temperos para cultivar em casa e dar aquele toque na sua cozinha, além de serem decorativos, agregam sabor na sua comida e de quebra ainda ajudam na economia do lar. Então abuse e use deles…

Sobre temperos para cultivar em casa:

Você precisa de um espaço (não precisa ser muito grande) que tenha iluminação solar e ar fresco, se for plantar todas dentro de um mesmo canteiro você precisa estar atenta pois algumas espécies não podem conviver com outras. Então se possível cultive cada plantinha em seu vasinho separado, você pode colocar plaquinhas identificando cada tipo de temperinho ou escrever no vasinho de flor, que também fica um amor.

O plantio pode ser feito através de sementes ou de mudas, o plantio pelas sementes é um pouco mais demorado, ideal para legumes e frutas, mas no caso dos temperos você pode optar por mudas bem tranquilamente e é só seguir cuidando delas.

Manjericão

Temperos para cultivar em casa
Como cultivar manjericão em casa? Imagem: Mundo Boa Forma

O manjericão precisa ser cultivado em temperaturas superiores a 18ºC, ou seja, em locais mais quentes e arejados ele cresce e se desenvolve melhor. Ele precisa de bastante luminosidade diária, em torno de 3 horas por dia de sol, e quanto mais tempo ele estiver exposto ao sol mais aromáticas serão suas folhas.

Geralmente ele cresce muito, portanto é bom fazer seu plantio em um local com bastante espaço, pois ele pode chegar até 60cm de altura e você pode fazer a colheita assim que ele atingir 1,2m de altura que ocorre geralmente por volta de 60 dias do plantio. Ele precisa de irrigação diária e moderada, ou seja nada de encharcar o vaso com água. É necessário sempre cortar as flores do manjericão para que ele se mantenham jovem e saudável.

O manjericão é ideal para ser usados em massas, molhos ( como o molho pesto), carnes, pizzas, ele deixa um gosto especial na sua comida.

Orégano

Temperos para cultivar em casa
Como plantar orégano em casa? Imagem: Blog da Plantei

O orégano é um tempero mais resistente podendo sobreviver a temperaturas mais extremas, de muito frio e muito calor, mas o ideal é que seu plantio seja feito em locais com temperatura em torno de 21ºC a 25ºC. Ele precisa em torno de 4 horas de exposição solar, e quanto mais tempo suas folhas estiverem expostas ao sol mais aromáticas serão. As folhas podem ser colhidas quando a planta atinge em torno de 20cm de altura. O solo deve estar sempre úmido (nem seco, nem encharcado demais).

Ele é usado frequentemente em pizzas, molhos, carnes e pães.

Alecrim

Temperos para cultivar em casa
Como cultivar alecrim. Imagem: TriCurioso

O Alecrim se adapta fácil aos ambientes desde que não sejam em extremos de temperaturas (muito quente ou muito frio). Logo que é plantado precisa de irrigação diária, depois que está desenvolvido pode ficar até três dias sem irrigação, é recomendado que o solo fique levemente seco. Ele pode ser colhido em torno de 90 dias após o seu plantio.

Ele fica ótimo com peixes, saladas e batatas.


Aproveite e confira:


Salsa

Como cultivar Salsa em casa? Imagem: Mundo da Nutrição

A Salsa precisa ser plantada em temperaturas mais amenas, em torno de 22ºC. Ela não pode ser exposta a grande quantidade de luminosidade, o ideal é que fique em um local com sombra parcial, permitindo que ela receba luminosidade mas sem ser exposta a altas temperaturas com a luz incidindo diretamente sobre ela. Sua irrigação deve ser diária, ou seja, o solo não pode ficar seco e nem encharcado de água. A colheita pode ser realizada quando ela atinge em torno de 12 a 16cm de altura, que se dá em torno de 60 a 90 dias depois do seu plantio.

Ela é usada para ressaltar sabores em sopas, saladas, suflês, assados de carne e omeletes.

Cebolinha

Como cultivar cebolinha em casa? Imagem: Aprender a Plantar

A Cebolinha precisa de luminosidade solar direta por algumas horas do dia. Seu solo precisa estar constantemente irrigado, mas cuidado para não encharcar. As temperaturas ideais para seu plantio é em torno de 13 a 24ºC, podendo sobreviver em temperaturas mais extremas. A colheita das primeiras folhas ocorre em torno de 75 a 120 dias após seu plantio, suas folhas devem ser colhidas juntamente com a base e não pela metade.

Ela é usada como tempero em omeletes, molhos, sopas e vinagretes.

Hortelã

Como cultivar hortelã em casa. Imagem: tudogostoso

Na hora de plantar a Hortelã precisa se ter cuidado para não plantá-lo com outras mudas, pois ele possui raízes invasoras, que não curtem vizinhos, então o ideal é ele ter um vasinho só para ele. Deve ser plantado em locais com temperaturas amenas e protegido do vento. Precisa de irrigação diária mas não pode encharcar seu solo. Quando suas flores florescem é quando seu aroma está mais intensificado, portanto é a hora de fazer sua colheita.

Ele é muito tradicional na cultura árabe, usado em muitos pratos típicos. Também pode ser usado em chás e bebidas geladas, em assados e grelhados.

Tomilho

Como cultivar tomilho em casa? Imagem: Dicas de Mulher

O Tomilho precisa de bastante luminosidade, em torno de 5 horas diárias. Pode suportar temperaturas de 4ºC a 28ºC. Não precisa de alta irrigação, pois sua terra não pode ficar muito úmida, o ideal é fazer a irrigação a cada dois dias. Quando a planta estiver com 15cm de altura já pode ser feita a poda, corte com uma tesoura ao invés de arrancar apenas as folhas pois isso danifica a planta.

Ele cai muito bem com carne vermelha, molhos, legumes e peixes. Com assados fica divino!

Gostou dessas dicas de temperos para cultivar em casa?

close