babypassoapasso
Que mãe que não fica com o coração na mão ao ter que levar o bebezinho de alguns dias para fazer o bendito teste do pezinho?! Nessas horas a gente se pergunta se realmente é importante fazer o tal do teste… mas deixando de lado nossos sentimentos maternais, a resposta é SIM, é muito importante fazer esse teste e vamos entender melhor o porque.
É um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê. Por que do calcanhar? Porque é uma região rica em vasos sanguíneos e portanto é possível extrair facilmente o sangue do bebê com apenas um furinho. O sangue é coletado em um papel filtro e levado para análise.
Deve ser coletado até o 7° dia de vida do bebê, não antes de 48 horas pois pode sofrer influência do metabolismo da mãe. As doenças a serem identificadas pelo exame não apresentam sintomas no nascimento e se não forem tratadas logo podem causar sérios danos a saúde do bebê.
O teste do pezinho básico é obrigatório por lei em todo o território nacional e inclusive em alguns municípios não é permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o teste do pezinho antes.
Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O teste básico é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito em qualquer unidade de saúde. Alguns hospitais da rede privada disponibilizam versões mais completas do teste, que podem rastrear mais de 10 a 46 doenças mas estas versões são pagas.
NÃO, deixe de realizar o teste do pezinho no seu filho pois a identificação precoce dessas doenças permite um tratamento mais efetivo.
Veja mais temas relacionados:
Nos dias frios, quando o vento gelado e a chuva tornam difícil de sair de…
A puberdade é uma fase natural do desenvolvimento, marcada por transformações físicas, hormonais e emocionais.…
Escolher a bicicleta certa para uma criança vai muito além da cor ou do modelo…
Nesta edição primorosa da DarkSide Books, o clássico "A Rainha da Neve" ganha vida com…
Viajar com crianças é uma experiência enriquecedora, cheia de descobertas e momentos especiais. No entanto,…
Desde os primeiros dias de vida, os bebês começam a explorar o mundo ao seu…