Você quer fazer um teste de gravidez caseiro?

Se você é fã do SOUMÃE, sabe que falamos de tudo sobre o universo materno por aqui. E um assunto que faz parte de tudo isso, é o teste de gravidez caseiro. Sabemos que nenhum deles tem comprovação científica, mas como o intuito aqui é informar, buscamos “de um tudo” sobre eles para vocês.

É preciso fazer a ressalva que não recomendamos que você use este teste como o único e absoluto, se os testes de farmácia já não são 100% eficazes, os caseiros são infinitamente menos assertivos ainda, pois a forma mais segura é confirmando a presença do HCG na urina ou sangue da mulher, que é produzido como resultado da formação da placenta, o que pode não acontecer com os produtos sugeridos (mais uma vez, não tem comprovação científica).

Até Cleópatra queria saber

Não se martirize se você está afim de fazer o teste de gravidez caseiro, mesmo que por curiosidade, faça. Vou te contar os mais usados nos dias de hoje no final deste post. A curiosidade não é um “problema” atual, existem registros do Egito antigo de tentativas caseiras (neste caso só dava para ser caseiras mesmo, né!) de se descobrir a gravidez e o sexo dos bebês.

As mulheres urinavam em um saco de sementes e vários tipos de trigo. Se depois de um tempo germinasse, a mulher estava grávida. Se fosse um tipo de trigo, era menino. Se fosse do outro, menina.

Na boca do sapo

Muito tempo depois, quem anunciava a gravidez das mulheres eram os sapos. O pesquisador Galli-Mainini descobriu que determinada espécie de sapo liberaria e acumularia espermatozóides em seu organismo aproximadamente uma hora depois que recebesse uma injeção de urina de uma mulher grávida. Morri de dó dos bichinhos, ainda bem que aprimoramos a técnica.

E nos dias de hoje, quais são os testes de gravidez caseiros?

Teste de gravidez caseiro com cloro

Como não tem “bula” ou “instruções na caixa”, não tem como saber a proporção de cloro por urina, e nem o tempo que precisa aguardar para definir o resultado.

A maioria das orientações diz para se usar a primeira urina do dia, que é mais concentrada. Em um pote esterilizado (bem limpo, pelo menos) e descartável (pois duvido que você vá querer usar ele de novo), colocar a urina e depois o cloro. Se ele mudar de cor, o resultado é positivo.

No Youtube você encontra vários vídeos mostrando as mais diversas reações. A maioria faz uma espuma enorme, e depois volta ao normal. Tem um vídeo que a mistura fica vermelha! Enfim, se você quer testar, minha sugestão é que você fotografe a urina antes, durante e depois. Junte as duas imagens e veja se alterou de cor.

Teste de gravidez caseiro com pasta de dente

Urina e pasta de dente branca no potinho (gente, urina sempre primeiro, depois os produtos!). Misture bem e verifique se houve mudança de cor ou formação de bolhas. Se isto ocorrer, resultado positivo (para gravidez, não cáries! rsrs).

Teste de gravidez caseiro com a fervura da urina

Ferva a urina em uma panela de alumínio. Se ela ferver como água, resultado negativo. Se ela ferver como se fosse um leite, com a formação de uma nata que sobe junto, resultado negativo.

Se você nunca ferveu leite na sua vida no fogão para fazer isso, pare de usar o microondas!

Teste de gravidez caseiro com vinagre ou com Pinho Sol

Misture em um copo descartável a urina com duas colheres de vinagre (ou de Pinho Sol). Se ele borbulhar e mudar de cor, resultado positivo. É sugerido também que você misture com um palito de plástico ou madeira, para não oxidar a mistura com um metal.

Você ainda encontra sugestões de teste de gravidez caseiro com Coca-cola (que serve para tudo, aliás), Pimenta Dedo-de-Moça, açucar, agulha (marroquino), com flor Dente-de-Leão e até com cotonete. Se for para relaxar com uma brincadeira e ficar menos ansiosa, e se isso não for lhe causar nenhum risco à saúde (o do cotonete para mim já é perigoso!), não tem contra-indicação. Mas lembre-se que gravidez é coisa séria, e nós do SOUMAE sugerimos que você faça o teste de sangue tão logo para começar a preparar seu corpo para uma gestação linda e saudável.

 

Se você pensou em fazer o teste caseiro por vergonha de comprar um na farmácia, leia o post “como comprar um teste de gravidez de farmácia discretamente” e se divirta e também se informe!

 

Amanda Gusmão

Mãe de dois meninos e de um blog, sou daquelas que tropeça e ri do próprio tombo. Mais normal que arroz com feijão, gosto de levantar a bandeira das "Sem bandeiras" na maternidade. Maternidade simples e divertida. Vamos lá?

Compartilhar
Publicado por
Amanda Gusmão

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás