15 Ideias de como brincar com LEGO (brinquedo para todas as idades!)

15 Ideias de como brincar com LEGO (brinquedo para todas as idades!)

Ta aí um brinquedo que ultrapassou gerações, LEGO é um brinquedo universal, muito bem elaborado, estimulante, criativo, que década após década tem permanecido como o queridinho em milhares de famílias no mundo inteiro. Por isso hoje vou compartilhar ideias de como brincar com LEGO!

A história da LEGO começou em 1932 na Dinamarca com Ole Kirk Kristiansen, seu fundador que no princípio fabricava apenas brinquedos de madeira, em 1958 a versão em sua forma atual foi lançada e patenteada e agora tem corrido o mundo todo como um sucesso mundial há décadas.

A palavra LEGO, é a junção de duas palavras em dinamarquês ” Leg Godt” que siginifica ” Brincar Bem” e como o próprio nome diz todos os produtos Lego são baseados na filosofia de que brincar é um elemento chave no desenvolvimento da criança, ele estimula a imaginação e a criatividade. Montando e desmontando a criança vai vendo as inúmeras possibilidades e brincando por meio delas, criando, imaginando, construíndo um mundo ao seu redor.

A Lego tem brinquedos a partir de 1 ano de idade até para adolescentes, com caixa de peças avulsas ou com temas direcionados, ela faz a alegria de crianças, jovens e adultos que permanecem apaixonados pela marca e continuam acompanhando sua história pelo decorrer dos anos.

Além da forma tradicional de brincar com o Lego, montando e desmontando personagens, cenários, criando e construindo, dando asas a imaginação, também existem outras formas de brincar diferentes do convencional. Afinal esse é o bom do Lego, ele é um brinquedo versátil, que permite a cada um inventar suas próprias brincadeiras.

Então vou compartilhar algumas ideias de como brincar com LEGO de um jeito diferente:

1 – Jogo de Argolas

Ideias de como brincar com LEGO
Jogo de argolas com lego. Imagem: Awebic

Utilize uma base, e encima dela faça em torno de 8 torres com os legos (pode ser mais ou menos), e com o auxílio de argolas, brinque de acertar as argolas nas torres de Lego.


Aproveite e confira:


2- Labirinto de Lego

Ideias de como brincar com LEGO
Labirinto de Lego. Imagem: oneperfectdayblog

Usando uma base, você pode montar um labirinto de blocos de Lego, e depois colocando uma bolinha dentro do labirinto procurar uma saída.

3- Cards de Letras de Lego

Ideias de como brincar com LEGO
Alfabeto de Lego

Ótimo para ajudar na alfabetização, através de cards com as letras, selecione um por vez e peça para a criança recriar a letra utilizando os blocos do Lego.

4- Classificação de cores ou tamanhos

Ideias de como brincar com LEGO
Classificando Lego por cores. Imagem: Criando com Apego

Crianças pequenas amam classificar e faz parte do seu desenvolvimento, para ajudar nessa caminhada, com o auxílio das peças LEGO, peça a criança para separar as peças por cores, ou por tamanhos (pequeno, médio e grande), aprender brincando é o jeito mais legal e leve de se aprender.

5- Carimbos de massinha com LEGO

Ideias de como brincar com LEGO
Carimbo de Lego. Imagens: Up Baby

Na hora da brincadeira da massinha, pegue peças de Lego e brinque de carimbar na massinha, crie formas, histórias, carimbando.

6- Reproduzir sequência

Ideias de como brincar com LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Imagem: playdoughtoplato

As sequências são muito importantes, pois fazem parte do desenvolvimento lógico-matemático da criança. Faça cartões com sequências de torres de legos desenhados e coloridas, e disponha as peças de Lego + os cartões com as sequências e peça para a criança recriar as torres utilizando as peças de lego.

7 – Ensinando quantificação e simbologia dos números

Ideias de como brincar com LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Matemática e Lego.

Disponha cards ou peças que contenham os numerais e com o auxilio de peças de Lego, peça a criança para empilhar o número de peças que corresponde aos números impressos.

8- Formando palavras

Ideias de como brincar com LEGO
Formando palavras com lego. Imagem: filthwizardry

Se você colocar adesivos com as letras do alfabeto coladas em peças de Lego, pode treinar a formação de palavras, montando e juntando as peças com as letras correspondentes a a palavra que gostaria de construir.

9- Formas no papel

Ideias de como brincar com LEGO
Criatividade com lego. Imagem: reab.me

Monte algumas formas com Legos, e disponha elas no papel, contorne no papel as formas criadas, faça várias, e depois disponha os papeis com os contornos e as formas criadas de forma embaralhada, para que a criança associei a forma com seu contorno.

10- Brincando e multiplicando

Ideias de como brincar com LEGO
Somando com lego. Imagem: pedagogiaaopedaletra

Vamos ensinar multiplicação de um modo diferente e divertido?! Com o auxílio das peças de Lego você consegue explicar um problema matemático de multiplicação de forma visual, como por exemplo: uma peça quadrada com 4 blocos, ajuda a entender como chegamos no número 4, multiplicando 2×2. E assim por diante…tornando a matemática mais concreta para as crianças.

11 – Quebra-cabeça

lego para todas as idades
Quebra-cabeça com lego. Imagem: guiademanualidades

Imprima desenhos diversos, recorte eles em partes (2,3,4, etc.) e cole cada parte em peças iguais de lego, de forma a formar peças de um quebra-cabeça, depois peça a criança para montar.

12- Aprendendo frações com Lego

aprendendo com LEGO
Matemática e Lego. Imagem: tudointeressante

Os blocos de Lego são ótimos para ensinar frações. Primeiro disponha cartões com as frações descritas, 1, 1/2, 1/4,1/8,3/4, etc. Após com o auxílio das peças de lego, vai fazendo as montagens das frações , por exemplo uma peça de 8 pontos, se dividi em uma peça de 4 pontos para formar 1/2, depois ela se divide em uma peça de 2 pontos para formar 1/4, depois se divide em uma peça de 1 ponto para formar 1/8 e assim por diante.

13- Completar uma sequência

criatividade e LEGO
Ideias de como brincar com LEGO. Imagem: Tempojunto

Iniciei uma sequência de cores de Lego e peça a criança para completar a sequência iniciada, esse processo ajuda na formação do desenvolvimento lógico-matemático.

14- Recriar cenários

dicas para criar com LEGO
Recriando cenários com Lego. Imagem: theophoffs

Após contar um livro, ou estudar uma história real, peça a criança para recriar o cenário em questão utilizando as peças Lego, ela vai fixar muito melhor o conteúdo abordado. Por exemplo: estudando sobre um determinado país como o Egito, peça a criança para recriar esse cenário, construindo pirâmides, desertos, etc.

15 – Montar um Jogo da Velha

como brincar com LEGO
Jogo da Velha com Lego. Imagem: mamapapabubba

Usando uma base quadrada e hastes de Lego, forme a base do jogo da velha (#), depois separe peças de lego quadradas de 4 pontos de cores diferentes mas agrupadas por cada cor respectivamente, cada jogador escolhe a sua cor e o jogo começa.

close