4 Dicas de livros infantojuvenis em formato de diário

Hoje separei dicas de livros para os mais crescidos, afinal criança cresce e você precisa continuar incentivando o gosto pela leitura.

Um tipo de livro que agrada bastante a fase pré-adolescência, são os livros em formato diário, tanto para meninas como para meninos.

O texto em primeira pessoa faz com que o pequeno leitor se sinta mais próximo e entre junto com o personagem na história, gerando uma emoção mais intensa. Além da narrativa fragmentada facilitar a leitura. Por isso esses livros em formatos diários são ótimos presentes!

Separei essas 4 dicas de livros infantojuvenis em formato diário para vocês conhecerem:

  • Um ano na vida de um gênio – Stacey Matson – Geração Editorial

dica-de-livros-infantojuvenis-ano-na-vida-de-um-genio

Esse livro conta a história de Arthur A. Bean, um gênio mirim que enfrenta todos os percalços de um nerd na escola. Ele quer ser escritor, já registra algumas poesias e textos e juuuuuura que será famoso.

Parte de um projeto pedagógico da autora, o livro atinge diversas idades e, de forma descontraída, discorre sobre diversos temas como educação na escola, depressão, bullyng, superação da morte, entre outros. Vencedora do prêmio ‘The Chocolate Lily Award’, a obra possui um projeto gráfico personalizado, coisa que a garotada adora e deixa a leitura mais divertida, e registra diversas referências literárias como Agatha Christie, Shakespeare e Hemingway.

Como todo nerd que se preze tem o seu algoz, o Robbie Zack, a quem ele chama de perdedor, pois esse colega de classe acredita que o Bean rouba suas ideias. Mas o gênio se justifica dizendo que ao ler textos de outras pessoas surge uma explosão de inspirações, processo costumeiro para todos os escritores famosos.

Na sétima série ele reencontra seu amor, Kennedy Laurel, que talvez nem saiba de sua existência e conhece a professora sra. Whitehead a qual não entende seu gênio criativo. Ele sabe de todas as dificuldades, mas tem certeza que a fama o alcançará, principalmente se ganhar o concurso de contos do ano.

Clique para comprar -> Um Ano na Vida de Um Gênio

  • Diário de um banana – Jeff Kinney – V&R Editora

dicas-de-livros-infanto-juvenil-diario-de-um-banana

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, um personagem que não é perfeito, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Em “Diário de um banana”, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: “ Só não espere que eu seja todo ‘Querido diário’ isso, ‘Querido diário’ aquilo.”

Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

Resumindo essa série de livros é engraçada de mais.

Clique para comprar -> Diário de Um Banana

  • Querido Diário Otário – Jim Benton – Editora Fundamento

dicas-de-livros-formato-diario-querido-diario-otario

No primeiro livro da série ‘Querido Diário Otário’, Jamie Kelly consegue, através de estratégias mirabolantes, ler a ficha disciplinar da sua maior inimiga, a linda e loira Angelina. Mas a ficha acaba sumindo! Quem será o culpado? Fedido, o beagle vingativo, ou o priminho Dudu?

Querido Diário Otário é uma série de livros infantis, onde a personagem Jamie Kelly escreve em seu diário as mirabolantes situações que ocorrem no seu dia a dia.

Leitura leve e engraçada, que com certeza a garotada vai adorar e se divertir com as trapalhadas dos personagens.

Clique para comprar -> Querido Diário Otário. É Melhor Fingir que Isso Nunca Aconteceu

  • Diário de uma Garota Nada Popular – Rachel Renee Russell – Editora Verus

dicas-de-livros-infantojuvenis-diario-de-uma-garota-nada-popular

Nikki, de 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.

Direcionado principalmente para meninas adolescentes, Diário de uma garota nada popular pode ser considerado uma versão feminina de Diário de um banana. Nova escola. Nova garota malvada. Nova paixão. Novo diário para que Nikki possa contar tudinho…

As folhas do livro são como as folhas de caderno, além da fonte que foi usada, que nos traz ainda mais a certeza de estarmos lendo de fato, um diário. Além disso tem ilustrações sobre seus relatos diários.

Clique para comprar -> Diário De Uma Garota Nada Popular – Volume 1