6 livros para ler com os filhos

Aqui em casa todos gostamos de ler. Temos uma pequena biblioteca, e para as meninas não poderia ser diferente, elas também já possuem a sua pequena biblioteca, com muitos livrinhos que ainda que elas não saibam ler, já podem apreciar as suas histórias.

A Isa nossa filha mais velha hoje com 4 anos, adora passar as páginas dos livros e ver as figurinhas, tenta lembrar das histórias que nós contamos para ela e conta as histórias do jeitinho dela. A Elisa nossa filha mais nova hoje com 5 meses gosta mesmo é de babar os livrinhos de pano que damos para ela segurar e colocar na boca mesmo.

Mas tem aqueles livros que gostamos de ler juntos, que eu leio as histórias para elas, devagarinho, um pedacinho por vez, algumas vezes pulando umas partes, outras vezes inventando outras, para que a história se torne mais fluida.

1. Crônicas de Nárnia

Esse é um dos meus livros favoritos de um dos meus escritores favoritos. E ainda por cima tem o filme, o que aguça ainda mais a curiosidade das crianças. A história é linda, e conta a história sempre de crianças que vivem aventuras em um mundo de fantasia, a série sempre fala de amizade, superação e confiança. Com certeza deve estar no topo da lista.

‘Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado’, sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Susana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.

2. O Hobbit

Esse é outro daqueles livros favoritos de escritores favoritos. E conta histórias mágicas de amizade e coragem, com magos, elfos, anões e dragões. A Isabela adora, e adora que eu descreva para ela como eram os elfos ou dragões, da para sentir a imaginaçãozinha dela voar.

Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso. Confira aqui uma resenha sobre toda a série de livros do autor.

3. Adivinha Quanto Eu Te Amo

Agora estamos falando de um livro lindo. Esse coelhinho  tenta mostrar para o pai o tamanho do seu amor por ele e fica fazendo diversas brincadeiras. É legal para tanto imitar os coelhos brincando com seus filhos como contar a história e fazer os teus filhos entenderem o tamanho do teu amor por eles.

Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.

livros-infantis-sobre-livros

4. Histórias de Willy

Adoro livro que falem sobre livros. E esse histórias de Willy é assim. Na história acompanhamos Willy que toda semana atravessa uma porta e embarca em uma aventura emocionante inspirada em clássicas histórias da literatura.

Willy passa por 10 histórias clássicas, será que a gente consegue adivinhar que histórias eram durante a leitura do livro?

Ótimo para ler com crianças, para ver se elas lembram dessas outras histórias. Se sua criança ainda não conhece as obras citadas no livro, aqui vai uma lista, você pode usar o livro Histórias de Willy e parar na história que seu filho não conhece para ler o livro e depois continuar lendo Histórias de Willy, ou usar a lista de livro e ler todos para seu filho antes de ler Histórias de Willy, o importante é não deixar de ler.

Aqui você confere a lista de livros que fazem parte de Histórias de Willy:

– Robinson Crusoé- A ilha do tesouro- Robin Hood- O isqueiro mágico- Peter Pan- Alice no País das Maravilhas- As aventuras de Pinóquio- O Mágico de Oz- Rapunzel- O vento nos salgueiros

“A arte de Browne é, como sempre, muito impressionante… Um belo livro e um trampolim fantástico para introduzir as crianças aos clássicos.” Daily Mail

5. O Mágico de Oz

Um clássico dos clássicos. Tem uma coisa que eu adoro na Dorothy, é que ela resolve todos os problemas só fazendo boas ações, ajudando as pessoas e pedindo ajuda. Nada que ela faz é errado ou prejudica alguém, ou tem lutas ou coisas assim. É uma história que conta realmente como o poder da bondade pode consertar as coisas.

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz.

Por lá, Dorothy faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde –, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.

http://acigarraeaformiga.com/

6. O livro com um Buraco

O livro com um buraco é um daqueles para aguçar a imaginação das crianças e fazer brincadeiras muito divertidas juntos enquanto leem juntos. Ele tem diversas atividades, como cozinhar em uma panela, nadar em uma piscina, dar de comida, tudo isso com o livro.

O livro com um buraco tem, literalmente, um buraco no meio de suas páginas. Cada dupla traz uma ilustração, que, junto com um pequeno texto orientador, propõe alguma interação com o buraco. Assim, mais do que desenhar, pintar ou recortar, a proposta deste livro é envolver completamente o leitor na brincadeira – ou, melhor dizendo, no buraco: vale colocar o rosto, enfiar o braço, fazer dele uma cesta de basquete e tudo mais que a inventividade permitir.

7. O livro sem figuras

Uma ideia muito bacana, que mostra para crianças que livros sem figuras também podem ser muito legais. Ele faz com que o narrador que esta lendo o livro tenha que imitar rôbos, fazer caretas e muitas outras coisas, o que com certeza causa gargalhadas nas crianças.

Esse livro não tem nada para ver a não ser palavras. Palavras que vão obrigar o leitor a fazer caras esquisitas e vozes engraçadas.

Combinando simplicidade e criatividade de uma forma surpreendentemente engenhosa, O livro sem figuras inspira risadas toda vez que é aberto, criando uma experiência de diversão e interação entre adultos e crianças e apresentando às crianças a poderosa ideia de que a palavra escrita pode ser uma fonte infinita de alegria e travessuras. Um livro original e divertido capaz de transformar qualquer leitor em um verdadeiro comediante, que vai fazer as crianças implorarem para ouvir a história repetidas vezes.

Você pode comprar esses livros na Amazon clicando a baixo: