7 opções de nome de menino: escolha o seu

A emoção de segurar seu menininho nos braços e chamar seu nome pela primeira vez vem de uma escolha muito especial.

Uma das maiores surpresas durante a gravidez ou na hora do parto é a descoberta do sexo do bebê. É a partir deste momento que as expectativas da mamãe se confirmam (ou não), que o rostinho começa a ser visualizado e que o futuro é idealizado para o filho, provocando uma forte sensação amorosa em toda a família.

Até receberem a confirmação, as mamães possuem um instinto natural para decifrar o sexo do seu bebê, que, na maioria das vezes está correto, mas pode se provar errado. Já algumas mulheres apostam em superstições dos tempos das avós para descobrir o mais rápido possível se o bebê será uma doce menina ou um charmoso menininho. Será que com alguma delas você é capaz de descobrir o sexo do seu filho?

FORMATO DA BARRIGA

É só olhar para a barriga da mamãe: se estiver bem redonda, vem chegando uma menina; barriga pontuda indica que o bebê é um menino. Isso era o que nossos ancestrais costumavam dizer. Será que funciona?

LINHA NEGRA

Se a linha gestacional, que aparece no centro da barriga da gestante, estiver abaixo do umbigo, ela será mamãe de uma menina. Se ela continuar até a área acima do umbigo, é um menino.

VONTADES

Quando a mãe tem mais vontade de comer alimentos doces durante a gestação, quer dizer que está esperando uma menina. Agora, se a preferência for pelos salgados, a sabedoria popular diz que é um menino.

ANEL

Só é preciso passar uma linha por dentro de um anel, deitar na cama e aproximar essa espécie de pêndulo da barriga. Se os movimentos do anel forem circulares, será menina; vai e vem indica um menino.

Escolhendo o nome de menino:

Se você não aguentou esperar o nascimento, já realizou o ultrassom ou o teste de sexagem fetal, e descobriu que está esperando um menino, parabéns! O próximo passo será definir o nome que o acompanhará por toda a vida.

Antes de tomar essa importante decisão, lembre-se que ela deve acontecer, de preferência, em conjunto com o pai da criança; que o nome (composto ou não) deve ornar com o (s) sobrenome (s); que a grafia simplificada vai facilitar a vida do seu filho e de todos ao redor e que, muitas vezes, ele vai receber um apelido. Saber o significado do nome torna a escolha ainda mais especial, e você terá uma boa história para contar para a criança quando ela puder compreender.

Não se preocupe em escolher um nome “da moda” ou “fora de moda”, pois a moda é cíclica e, mais cedo ou mais tarde o nome do seu filho será bastante popular. Pensando nessa difícil escolha, a Alô Bebê, que oferece diversos produtos, entre eles, carrinho de bebê, fez uma seleção com os preferidos das mamães.

MIGUEL

De origem hebraica, este nome remete a um arcanjo bíblico e quer dizer “aquele que é como Deus”. As crianças chamadas assim costumam ser racionais e adoram experimentar coisas novas, além de se tornarem adultos amorosos e cheios de valores positivos. Um dos mais famosos representantes deste nome é o escritor espanhol Miguel de Cervantes, que escreveu Dom Quixote.

ARTUR

O nome celta é o do famoso Rei Artur, e, ao pé da letra significa “homem urso”. Isso quer dizer que o seu filho seja forte e corajoso, tendendo a ter espírito de liderança desde muito cedo. Uma variação é Arthur, com H, como determina a escrita em língua inglesa.

BERNARDO

Sonhador, impulsivo e intuitivo. Assim é o bebê chamado Bernardo, além de ser capaz de se adaptar bem a uma rotina. Sua origem é que iniciou sobrenomes como Bernardes além da raça de cães São Bernardo, e o significado é parecido com o de Artur: “forte como um urso”.

GABRIEL

Outro nome bíblico de origens hebraicas, Gabriel quer dizer “homem de Deus”. Foi ele quem anunciou à Maria que ela daria à luz ao menino Jesus, e, por isso, é um dos preferidos das famílias religiosas. Apesar de possuir um belo significado, a criança que leva este nome tem fama de ser muito arteira!

THEO

Em grego, o nome vem de “théos”, que significa “deus” e faz referência a todos os deuses da antiguidade. Pode ser tanto o nome, com a variação Téo, como a abreviação de Teodoro ou Teobaldo. Seu filho será cheio de ideias, capaz de liderar a turma com muita facilidade e vai sempre buscar reconhecimento, principalmente dos próprios pais. O nome está em alta e foi escolhido pela cantora Sandy para batizar seu primeiro filhote.

JOÃO

João é um nome atemporal, que pode vir sozinho ou acompanhado do famoso segundo nome, formando um novo significado. Do hebraico, quer dizer “Deus é cheio de graça” e praticamente todas as línguas do mundo contam com uma versão para este nome. João Batista tem papel importante nas religiões católica e judia, sendo, inclusiva, nome de santo, e reflete a calmaria e a tranquilidade em seu comportamento.

LUCCA

A variação de Lucas quer dizer “luz”, e vem da região conhecida como Lucânia pelo povo grego. É um nome moderno para um menino observador, engajado e criativo, características naturais que vão surpreender os pais com suas atitudes maduras. Pode ter duas ou apenas uma letra C, facilitando a grafia.

Depois de tantas ideias, só resta esperar pelo emocionante momento em que a mamãe finalmente vai poder chamar o filhote pela primeira vez ao segurá-lo nos braços. Com tanta dedicação para a escolha, esse com certeza será um dia muito especial!

 

close