Como a amamentação faz bem para a saúde bucal dos bebês?

amamentação
Imagem: Mustela

Todo mundo sabe que o período de lactação é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê. Mas será que você sabe como a amamentação faz bem para a saúde bucal dos bebês? Ficou curioso? Então descubra neste artigo!

Existem inúmeras campanhas em prol do aleitamento materno, explicando todos os benefícios que esse simples ato pode promover a saúde e o bom desenvolvimento dos bebês, mas pouca gente fala sobre como esse hábito pode ser benéfico para a saúde bucal dos pequenos.

Neste artigo, explicaremos melhor como a amamentação faz bem para a saúde bucal dos bebês e como ajudá-los a ficar com as boquinhas sempre limpinhas, mesmo que ainda não existam dentes. Acompanhe.

Qual a importância da amamentação para o bebê?

Além de aumentar o vínculo entre a mamãe e o bebê, a amamentação é importante porque no leite materno encontra-se todas as substâncias necessárias para a nutrição do pequeno.

Composto por proteínas, vitaminas e muitos outros nutrientes, esse leite, além de alimentar, fortalece o sistema imunológico do bebê e hidrata também, uma vez que ele também é rico em água.


Aproveite e confira:


Como a amamentação faz bem para a saúde bucal do bebê?

O principal fator positivo da amamentação para a saúde bucal do bebê está relacionado com o movimento da sucção que ele faz para mamar. Esse hábito, além de fortalecer a musculatura do rosto e da boca do pequeno, ainda auxilia na formação correta da dentição, uma vez que ele ajuda a encaixar melhor os dentinhos que irão nascer.

Além de ajudar no encaixe harmônico da arcada dentária e no bom desenvolvimento e crescimento dos dentes, a amamentação ainda ajuda no crescimento harmônico facial do bebê.

No entanto, para que isso aconteça da melhor forma possível, é preciso que a posição da língua do bebê esteja correta, ou seja, abaixo do bico do peito da mamãe.

Quais são os cuidados de higiene bucal mais importantes nessa fase?

Nessa fase inicial da vida, mesmo que o pequeno ainda não tenha dentes é importante manter a boca do bebê sempre limpa. Para isso, a maneira mais simples é utilizando uma gaze umedecida com água após as mamadas para a limpeza das gengivas e língua do bebê.

Fazendo isso, a mamãe evita o acúmulo de leite na boquinha do pequeno auxiliando no crescimento de dentes mais fortes e saudáveis. Após o nascimento dos dentes, é possível usar uma escova de cerdas bem macias, mas antes disso não há essa necessidade.

Vale a pena também contar as orientações de um odontopediatra para acompanhar o desenvolvimento dos dentes e a saúde bucal do bebê. Os planos odontológicos possuem esse tipo de profissional e, caso não conte com um, deve pedir um encaminhamento ao seu pediatra para marcar uma consulta pela rede pública.

Além disso, é importante também que a mãe cuide da sua saúde bucal, pois existem diversos problemas bucais que podem interferir diretamente na amamentação e na saúde do bebê.

Lembre-se que, independentemente do motivo, a amamentação é indispensável para o crescimento saudável do seu filho, por isso, incentive-a pelo maior tempo possível, mesmo que você já tenha inserido alimentos sólidos no dia a dia do pequeno.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here