Anemia na gravidez: tudo o que você precisa saber

A anemia na gravidez pode ser uma condição muito comum. Na verdade, mesmo fora do período de gestação, ela é muito comum quando a nossa alimentação é inadequada. A diferença é que, durante a gravidez, é preciso tomar ainda mais cuidado com essa doença.

Afinal, você está gerando uma vida dentro de você. Isso significa que o seu corpo precisa de todos os nutrientes nas quantidades adequadas para uma gravidez segura.

Se você identificou algum dos sintomas da anemia ou já foi diagnosticada, não se preocupe. Ao longo deste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber para se cuidar durante este período. Então não deixe de ler até o final!

Vamos lá?

Anemia na gravidez
Foto: A Revista da Mulher

O que é a anemia na gravidez?

A anemia acontece quando existe a deficiência de ferro no sangue. Ela é bastante comum entre o segundo e terceiro trimestre da gravidez. Isso porque esse período é caracterizado por uma redução das hemoglobinas no sangue.

Com essa redução, nosso corpo precisa de mais ferro para funcionar normalmente. E, raramente, essa necessidade é suprida porque as mulheres costumam manter a alimentação normal durante a gestação.

O diagnóstico da anemia é feito por meio de um exame de sangue. Caso o quadro seja grave, existe o risco de fraqueza, atraso no crescimento do bebê e parto prematuro.

Por isso, ao perceber algum dos sintomas, é preciso consultar um médico. A anemia pode ser facilmente identificada durante os exames pré-natais. Afinal, eles identificam a quantidade de hemoglobina e ferratina correndo pelo sangue para garantir que está tudo certo.

Sintomas da anemia na gravidez

Os sintomas da anemia na gravidez incluem:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas pernas;
  • Falta de apetite;
  • Pele pálida;
  • Olhos descorados.

Como a maioria desses sintomas é característico da própria gravidez, pode ser difícil identificar a condição. Por esse motivo, é importante manter uma rotina eficiente de pré-natais. Assim, você garante que está tudo certo com você e o seu bebê!

Como curar a anemia na gravidez?

Felizmente, a anemia é uma doença muito fácil de ser curada.

A melhor forma de curar a deficiência é mantendo uma alimentação rica em ferro. Os alimentos com a maior quantidade desse nutriente são as carnes, feijão, espinafre e couve. Ingerir sucos cítricos, como de laranja, limão ou abacaxi ajuda o corpo a absorver melhor o nutriente.

Aproveite e confira:

Em casos de anemia severa, o médico pode prescrever a suplementação. Porém, não precisa se preocupar! Os suplementos servem apenas para complementar a alimentação e raramente oferecem riscos para a mamãe ou o bebê.

Agora que você já sabe melhor o que é a anemia na gravidez e como tratar essa condição, não se esqueça de manter uma alimentação balanceada durante todo o período da gestação. Assim, você garante nove meses saudáveis para você e o seu futuro filho e não precisa se preocupar com riscos da gravidez!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-la da melhor forma. Não se esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais.

Você já baixou o nosso ebook gratuito sobre Gravidez Semana a Semana? Clique aqui para baixar!

2 comentários em “Anemia na gravidez: tudo o que você precisa saber”

  1. Eu fui uma tantante durante quase 1 ano, depois que descobrir e tratar anemia, 2 ciclos depois eu engravidei. Muitas mulheres não conseguem engravidar por causa desse problema, e pior, muitas nem fazem ideia de que estão anêmicas. Hoje, estou de 6 meses e tenho uma alimentação adequada e voltada para esse problema.

    • É bem isso mesmo, muitas vezes as mulheres nem sabem que estão anêmicas. É importante quando a gravidez é planejada aproveitar e fazer vários exames de saúde antes de engravidar, para já descobrir se algo vai dificultar a gravidez. Parabéns pela sua gravidez!

Os comentários estão encerrado.

close