crianças e as tarefas da casa

As tarefas de casa que seu filho pode fazer de acordo com a idade

Vivemos em um mundo coletivo, portanto é cada vez mais importante que aprendamos desde cedo a conviver nele e para se conviver em comunidade isso implica em respeito ao próximo, implica em contribuir para que o todo seja efetuado, ou seja cada um fazendo a sua parte a vida se torna bem melhor para todos e isso a gente aprende em casa, no dia a dia da vida em família.

Esse processo de aprendizagem começa cedo, começa desde pequenininho aprendendo a guardar seus brinquedos e se estende por toda a vida, entendendo nosso papel e fazendo a nossa parte.

As tarefas de casa, do dia a dia, implicam em responsabilidade, disciplina e empatia pelo próximo, elas são imprescindíveis para o amadurecimento das crianças, e isso começa cedo.


Aproveite e confira:


É claro que nós adultos temos a tendência em querer resolver as coisas do nosso jeito, porque apesar de acumularmos tantas coisas para fazer, também fazemos mais rápido do que nossos filhos, e assim as coisas se organizam mais rápido também, por isso temos a tendência em atropelar o aprendizado dos nossos filhos e pularmos a vez deles e acabamos fazendo nós mesmos o que eles poderiam ter feito sozinhos.

Sim, as crianças demoram mais e como estão aprendendo, além do processo ficar lento, ele ainda fica “mal feito”, ou seja, a criança ainda não domina a arte de organizar, limpar, etc. e daí é claro que o resultado não ficará “bem-feito”, mas isso não é justificativa para impedir a criança desse aprendizado. Afinal quem não tenta não aprende também.

Não podemos desestimular nossas crianças, pois geralmente eles apresentam a vontade de ajudar desde cedo, pelo sede de conhecimento da vida que os cerca, pela busca do aprendizado e da autonomia, mas é essencial que demos esse espaço e tempo para os pequenos se desenvolverem, pois o mais importante é a participação deles nesse processo, o resto como a bagunça, a demora e a não conclusão com êxito da tarefa são apenas detalhes nessa jornada.

Algumas das vantagens de ter as crianças participando das tarefas de casa desde cedo é que elas irão desenvolver sua autonomia, sua independência, sua responsabilidade e valorização ao trabalho, sua autoestima, valorização do trabalho em equipe, sua coordenação motora e sua empatia pelo trabalho dos outros. Além de um repertório de habilidades para a vida, como organização, limpeza, planejamento, etc que são habilidades úteis para todas as pessoas e que precisamos dominá-las morando sozinhos ou em coletivo.

crianças e as tarefas de casa
Quais tarefas de casa seu filho já pode fazer? Imagem: Bebê Abril

Vejamos agora algumas tarefas de casa que seu filho pode ir realizando gradativamente de acordo com a sua idade e fase de desenvolvimento:

2 anos

Principal tarefa que podemos dar nessa idade é a de recolher seu próprios brinquedos. É comum eles brigarem e não quererem guardar no início, mas é muito importante que iniciem o aprendizado dessa tarefa cedo, no início a criança não irá conseguir guardar tudo sozinha, por isso é importante que você sente com ela e a auxilie nesse processo, até ela aprender a fazer sozinha. Pode aproveitar o momento e separar os brinquedos de forma lúdica por cores, por tipo, por formas, etc… nessa idade tudo envolve muita brincadeira.

A criança também pode levar sua fralda suja no banheiro, colocar as roupas sujas dentro do cesto de roupa suja, dobrar paninhos, ajudar a tirar o pó com um paninho e guardar sapatos.

De 3 e 4 anos

Nessa faixa etária você pode continuar incentivando que ele guarde e organize os brinquedos, ou seja, não é só guardar de qualquer jeito, mas tem que guardar corretamente. Guardar e organizar livros na estante. Regar plantas e flores da casa. Pode começar a aprender a arrumar sua própria cama, ajudar a levar o prato sujo na pia da cozinha. Guardar objetos em locais específicos pela casa, ajudar a dar banho no cachorro, colocar comida para os animais de estimação, dobrar panos, ajudar a arrumar a mesa para as refeições como colocar pratos, talheres e copos.

De 5 a 7 anos

Nessa idade ele já pode estar aperfeiçoado em arrumar sua cama e seu quarto. Os brinquedos, jogos e livros já podem ser de responsabilidade dele de arrumar e guardar. Colocar roupas sujas dentro da máquina de lavar roupa, recolher o lixo do banheiro, já pode ter a tarefa de arrumar a mesa para as refeições. Lavar louças sujas com supervisão. Dobrar as roupas limpas.

De 8 a 9 anos

Tirar a poeira, arredando objetos pois nessa idade a criança tem mais destreza e firmeza nas mãos. Lavar louças do café, passar aspirador de pó pela casa, lavar o quintal, recolher e pendurar roupas no varal, ajudar a cozinhar refeições. Preparar lanchinhos rápidos sozinha. Ser responsável por algum animal de estimação como higiene, comida e passeio.

De 10 a 12 anos

Já arruma seu quarto todo sozinho. Já pode ser responsável por lavar as louças sujas depois das refeições. Lavar o carro, cozinhar pequenas refeições. Ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Limpar a cozinha, passando pano no chão. Limpar o quintal.

Que tal essa tabela para te ajudar:

Gostou dessas dicas de tarefas de casa para as crianças?

close