Atividade para crianças de 2 anos: conheça quais as melhores

atividade para crianças de 2 anos
Atividade para crianças de 2 anos

Quem tem uma criança em casa sabe como os momentos de aniversário são importantes, e pode ser facilitada por recursos como a lista de presentes online

E a rotina da infância precisa ser repleta de estímulos, principalmente na fase dos dois anos. Por isso, ter uma cartela com atividade para crianças de 2 anos ajuda a manter um dia a dia mais tranquilo. 

Mesmo que cada criança tenha gostos e interesses específicos, a atividade para crianças de 2 anos precisa seguir algumas regras para estímulo, e também alguns cuidados. 

Na parte de cuidado, a atividade para crianças de 2 anos, precisa ser pensada com utensílios que não tenham partes pequenas que podem ser engolidas. Além disso, materiais com pontas, como tesouras grandes, estiletes, e até mesmo lápis muito pontudos precisam ser adaptados. 

Mesmo que pareça inofensivo, a atividade para crianças de 2 anos que conta com papéis também precisa de atenção, já que o papel pode cortar e machucar. 

Já o estímulo é uma ferramenta que além de distrair, usa a atividade para crianças de 2 anos para aprendizado. É sempre bom deixar a criança com autonomia para terminar a atividade e entender a moral que ela quer passar. 

Com esses pontos acertados, vamos para a lista de atividades para crianças de 2 anos!

Atividade para crianças de 2 anos: brincar de se vestir

Essas atividades para crianças de 2 anos são pensadas especialmente para essa idade, porque é a idade que separa o bebê da criança, e muitas atividades que antes prendiam a atenção, não prendem mais. 

Observe que as atividades voltadas para essa idade estimulam a criação de objetos, com uma maneira de trabalhar o foco e atenção das crianças. Esse despertar do foco vai ser essencial nos passos seguintes, como a ida para a escola. 

Brinca também é uma atividade séria quando se trata de atividade para crianças de 2 anos. Essa fase da vida é muito importante para o desenvolvimento de todas as etapas da vida. 

Por isso, anote todas as atividades para crianças de 2 anos que separamos para brincar com o pequeno. 

Criar um porta lápis de cera  

Criar objetos que podem ser utilizados no dia a dia da criança gera uma sensação de pertencimento e utilidade que estimula novas criações, por isso, atividades como a criação de um porta lápis de cera são ótimas. 

Para essa atividade para crianças de 2 anos, prepare uma mesa com papel descartável, ou jornal, separe os materiais que são: cola, pompons, giz de cera, uma caixa de leite recortada, papel branco.

Instrua a criança a desenvolver o objeto, mas deixe a criação livre. Ensine primeiro a colar o papel branco ao redor da caixa de leite, cole pompons e deixe o giz de cera solto. 

Esconder brinquedos

Uma das brincadeiras mais amadas pelos pequenos é a de esconde esconde. E ela pode ser adaptada para estimular a criatividade e o senso de liderança, através da atividade de esconder brinquedos. 

Escolha os brinquedos mais queridos para essa atividade para crianças de 2 anos, e coloque em lugares seguros, mas diferentes, e indique as posições. 

Deixe que a criança explore todas as regiões, sempre supervisionando. Essa é a famosa brincadeira do tá quente ou frio. 

Criar caixa postal

Nessa fase, a criança começa a desenvolver o interesse em papel e lápis, e esse é o melhor momento para a introdução cuidadosa desses objetos. 

Então, para a atividade para crianças de 2 anos de caixa postal a proposta é que a criança faça desenhos diários e deixe na caixinha dos pais. 

Para essas atividades serão necessários os seguintes materiais: giz de cera, bloco de papel, caixa de sapato, papel de presente, cola e tesoura. 

O adulto pode cortar o papel de presente para embalar a caixa e deixar que a criança decore. Faça também um corte em cima e mostre que o papel pode entrar lá. 

Estimule os desenhos, sempre perguntando o que vai ser hoje. 

Brincar de jogo do caminho

Entre as atividades para crianças de 2 anos, essa é a mais simples e que mais estimula o senso de direção. 

Ela consiste em criar um caminho que a criança deverá percorrer, em zigue zague, com curvas, e algumas pedrinhas. 

Para essa atividade qualquer papel que possa ser colado formando uma estradinha no chão pode ser utilizado. 

Estimule a criança a andar pelo caminho sem sair das bordas. 

Ter cantinho de massinha e formas

A massinha de modelar é uma grande aliada das atividades para crianças de 2 anos. Ela potencializa o sentido da criação e desenvolve o conhecimento sobre formar. 

Por isso, separe um lugar em que a massinha esteja sempre disponível, um pedaço da mesa no quarto, um ambiente que a criança consiga chegar sozinha. 

Sempre verifique se a massinha de modelar é atóxica, e também deixe forminhas de personagens como dinossauros, e animais silvestres para que a criança os crie, por perto. 

Fazer de conta

Brincar de teatrinho é uma das coisas que as crianças mais gostam, e é uma atividade para crianças de 2 anos super indicada. 

Brincar de faz de conta estimula a criatividade, o foco e a aprendizagem. Aqui vale o apoio de um livrinho, se possível o que tiver a história preferida da criança. 

Pegue roupas que podem ser utilizadas de fantasias e peça para que a criança desenvolva a história sozinha. 

Pintar e criar artesanatos

O artesanato também pode ser uma atividade para crianças de 2 anos. Com algumas adaptações, crie com o pequeno o hábito de fazer coisas recicláveis, como bonequinhos de papelão. 

Pintar também é uma atividade super estimulante para crianças de qualquer idade. Inclua na listinha de materiais pincéis, tintas atóxicas e telas de tamanhos variados para que a criança tenha liberdade de pintar sempre que quiser. 

Monte uma parede do quarto com os desenhos do pequeno, para que ele sempre seja estimulado para a atividade. 

Conclusão

Ter sempre uma atividade para crianças de 2 anos a mão não é tão simples, mas agora com a lista que separamos, fica muito mais fácil estimular a criança para o aprendizado de forma prazerosa. 

A regra é ter sempre cuidado com os utensílios utilizados e estar em constante supervisão, mas deixando que o pequeno desenvolva a autonomia necessária. 

Esses momentos também são de extrema conexão, então faça junto, deixe esse tempo reservado para as atividades que escolher.