Bomba de tirar leite

Bomba de tirar leite

A bomba de tirar leite, é um aparelho capaz de extrair o leite materno diretamente da mama da lactante. Em muitos casos é recomendado a extração do leite materno por uma bomba de tirar leite, se tornando uma grande aliada na relação mãe e bebê.

Quando você pode utilizar uma bomba de tirar leite?

  • Você precisa se ausentar e quer deixar leite materno armazenado para ser adminstrado para seu bebê na sua ausência;
  • Você está desmamando e precisa aliviar a pressão;
  • Você está com mastite e precisa drenar os seios;
  • Você quer doar leite para um banco de leite;
  • O seu bebê é prematuro e você precisa extrair o leite materno para ser administrado por sonda;
  • Persistência de mamilos invertidos.
https://www.alobebe.com.br/

A escolha da Bomba de Leite

O equipamento precisa ser de qualidade confiável e de boa procedência, e é necessário que seja fornecido a orientação adequada para não causar danos em quem utiliza. Dê preferência não utilizar equipamentos que sejam de alta sucção, pois estes necessitam de monitoramento especializado. Existem dois tipos de bomba de leite: manuais e elétricas.

  • Bombas Manuais: são manuais pois são manuseadas pela própria nutriz, é necessário fazer massagem na mama previamente, e quem faz o ajuste da pressão e velocidade do bombeamento é a própria mãe. Elas são leves e práticas, ótimas para serem usadas em momentos eventuais. É preciso ter atenção se a bomba é ergonômica, para que não cause danos de repetição ao manipulador no momento da ordenha.
  • Bombas Elétricas: elas que fazem todo o trabalho de extração do leite, poupando dessa forma o esforço da mãe. Ela promove os movimentos semelhantes à sucção do bebê, estimulando assim a produção e saída do leite de forma automática, porém regulável pela mamãe de acordo com as suas necessidades individuais. Se usadas com sutiã adaptado, a mãe ainda tem a vantagem de ficar com as mãos livres. Essas bombas são ideais para quem precisa fazer bombeamento diário de leite.

Importante ressaltar que a qualidade da bomba de tirar leite é essencial para o sucesso no bombeamento da mama.

Para ajudar na escolha da bomba mais adequada, segue alguns critérios a serem observados na hora da aquisição:

1- Quanto a sua necessidade: Se você precisa de uma bomba para ocasiões eventuais a bomba manual provavelmente irá atender bem a sua necessidade. Mas se o seu caso, é para uma ordenha diária e intensa, as bombas elétricas serão mais recomendadas.

2- Opte por produtos livres de BPA: O Bisfenol-A (BPA) é um componente químico presente em plásticos e que pode contaminar os alimentos quando são aquecidos, trazendo vários riscos a saúde. Essa informação é fornecida no rótulo da embalagem.

3- Verifique a capacidade do produto: veja se o produto atende as suas necessidades em relação a capacidade de extração e volume máximo suportado. Observe também se os potes de armazenamento vem junto com a bomba de tirar leite ou terá que adquirir separadamente.

4- Se informe sobre a marca e suporte téncico: é importante fazer uma pesquisa prévia tanto com amigos e familiares, quanto na internet sobre as marcas e modelos que tem a disposição no mercado hoje, e também verificar se tem suporte técnico e como é a assistência técnica do item.

5- Compre produtos que tenham uma fácil limpeza: você precisará fazer a higienização e esterilização da bomba com frequência, portanto o item deve permitir um bom acesso de limpeza para evitar infecções por fungos e bactérias. Opte por itens que tenham todas as peças desmontáveis.

Quando começar a bombear leite:

Se você já está fazendo o aleitamento materno, você pode esperar algumas semanas para iniciar o bombeamento para fazer o armazenamento. Porém quando iniciar opte por:

  • Bombear de manhã, pois geralmente neste período é quando a produção de leite está mais intensa;
  • Bombear entre as amamentações, sendo 30-60 minutos após a amamentação ou 1 hora antes da amamentação;

No entanto se você precisa bombear porque seu bebê é prematuro, ou está doente e portanto não pode amamentar, é preciso bombear o leite o mais depressa possível após o nascimento do bebê, de preferência dentro de seis horas após o parto. Nestes casos :

  • Bombear de 8-10 vezes por dia;
  • A produção total de leite é tipicamente 25-35 oz. (750-1,035 mL) por 24 horas. Depois de ter atingido a produção total de leite, mantenha um cronograma que continue produzindo cerca de 25-35oz de leite materno em um período de 24 horas. 

Aprendendo a usar a máquina de bombear leite:

Abaixo um passo a passo de como fazer o bombeamento de leite materno, lembrando que alguns passos podem ser alterados de acordo com o modelo de bomba de leite escolhido, portanto é muito importante ler o manual de instrução da sua bomba de tirar de leite.

  1. Leia as noções básicas de bombeamento e não se esqueça de rever as instruções da sua bomba tira leite
  2. Encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar.
  3. Traga uma garrafa de água.
  4. Conecte sua bomba ou verifique se ela tem baterias de trabalho.
  5. Lave suas mãos com sabão e água.
  6. Monte o kit da bomba.
  7. Centralize os flanges sobre o(s) peito(s) e centralize o mamilo na abertura do flange, fazendo uma vedação de ar. Ajuste de flange é importante!
  8. Se você estiver bombeando duas vezes, cubra cada flange no peito com os dedos abaixo do flange e o polegar na parte superior. Ao ajustar os mostradores, mude para usar um braço em ambos os seios, mantendo um selo hermético.
  9. Ligue sua bomba (verifique a voltagem antes de ligar).
  10. Semelhante a um bebê amamentando no peito, comece com alta velocidade e baixa sucção até ver o fluxo de leite (descida), ajuste a velocidade para médio e aumente a sucção com base no nível de conforto.
  11. Uma vez que o fluxo de leite diminui, aumente a velocidade para alta até a próxima descida, depois diminua para velocidade média.

(Fonte de Pesquisa: http://www.emeequipment.com.br/)


Aproveite e confira:


Quanto bombear de leite

A quantidade a ser bombeada irá depender de muitos fatores como, a idade do seu bebê e a condição dele, tipo de bomba utilizada, a hora do dia que será bombeado o leite, como está seu emocional (pois afeta diretamente a produção de leite), e tempo desde a ultima alimentação ou bombeamento.

Para as mães que estão bombeando exclusivamente, você deve esperar uma produção total de leite de cerca de 25 a 35 onças (750-1,035mL) em 24 horas. No entanto não espere tirar essa quantidade toda das primeiras vezes, afinal tudo é um processo. Quanto mais você drenar seus seios mais eles produzirão leite, pois o bombeamento para drenar o peito completamente envia um sinal para o corpo para a produção de mais leite.

close