Bruxismo infantil: o que é e como tratar

Imagem: OdontoBebé

Você sabe o que é o bruxismo infantil? É muito comum que essa condição seja confundida com problemas dentários e fique sem tratamento por muito tempo.

Justamente por isso, é importante que você entenda o que exatamente é esse problema e como é possível evitar o desconforto do seu filho.

Portanto, não deixe de acompanhar esse artigo até o final para aprender tudo o que você precisa saber sobre o bruxismo infantil!

Antes de tudo, vamos entender exatamente o que é essa condição.

O que é bruxismo infantil?

Se você já notou que o seu filho range ou força os dentes enquanto está dormindo, ele provavelmente desenvolveu o bruxismo.

Essa condição é bastante comum até os 6 anos de idade e por tratar-se de um problema com a arcada dentária, geralmente é confundida com uma doença odontológica.

Porém, a verdade é que o bruxismo é considerado um distúrbio do sono. Logo, o problema é mais comum em crianças que possuem uma qualidade de sono ruim.

Ou seja, se o seu filho tem problemas com urinar involuntariamente, falar enquanto dorme ou até mesmo o sonambulismo, as chances de que ele desenvolva o bruxismo são maiores.

Pesquisas recentes também apontam a exposição às telas de celulares e computadores como uma causa comum para o bruxismo infantil. O ideal é que até os 2 anos de idade, a exposição seja praticamente nula para evitar essa condição e outros distúrbios do sono.

Como é o diagnóstico do bruxismo infantil?

Geralmente, é muito fácil perceber que o seu filho desenvolveu essa condição. Afinal, ela é caracterizada pela força da arcada dentária enquanto ele dorme.

Logo, se ele range os dentes ou costuma apertá-los durante o sono, vale a pena prestar atenção e consultar um profissional.

Algumas vezes, também é comum que a criança tenha esses hábitos enquanto está acordada. Em ambos os casos, é essencial que você procure tanto um médico quanto um dentista para avaliar os danos aos dentes.

Bruxismo infantil
Foto: Pexels

Como é o tratamento do bruxismo infantil?

A maioria dos profissionais especializados nessa condição recomendam que as crianças tenham uma “higiene do sono”. Isso significa que você deve prezar pela criança dormir bem e sem nenhum problema.

Como já mencionamos acima, evitar a exposição aos celulares e televisões é uma ótima forma de garantir um sono melhor.

Além disso, você pode incentivar técnicas de relaxamento para que a criança se sinta mais calma nesse momento. Que tal praticarem Mindfulness juntos?

Confira também:

Brincar bastante também é algo que conta como a prática de exercícios físicos. A atividade ajuda a criança a manter os níveis de energia ao longo do dia e descansar com mais tranquilidade à noite.

Ao identificar essa condição, o melhor que você pode fazer é montar uma equipe multidisciplinar para cuidar do seu filho.

Um dentista, um médico, um psicólogo e um dentista podem garantir que não existe nenhum prejuízo à arcada dentária e que o seu filho desenvolva os melhores hábitos para dormir sem nenhum problema.

Viu só como é fácil identificar e tratar o bruxismo infantil? Agora, basta ficar atenta aos sinais dessa condição e agir imediatamente para evitar o desconforto do seu filho!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, entre em contato pelo formulário abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!