Canais de contação de histórias no Youtube

A contação de histórias é quando o adulto é o narrador de uma história, que pode ser um livro (sendo feita a leitura em voz alta), pode ser contos passados narrados de geração em geração, parlendas, poemas, etc, aonde o narrador emprega uma voz diferenciada para os personagens, podendo improvisar, fazer gestos representando o texto, alterar algumas partes para se adequar a realidade das crianças que estão ouvindo a história, ou seja, permite ao narrador maior liberdade, interação e contato visual com as crianças que curtem muito esse tipo de narração.

Contar histórias desperta na criança o amor pela leitura, deixando elas mais felizes e motivadas, cativa a atenção delas, além de que a leitura em voz alta segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York, previne comportamentos negativos como falta de atenção, hiperatividade, ansiedade, e incentiva comportamentos positivos como a concentração, a atenção, a paciência e a imaginação.

contação de histórias
Contação de Histórias no Youtube! Imagem do canal Varal de Histórias.

Colocando a tecnologia a nosso favor e incentivando as crianças a apreciarem uma boa contação de histórias, selecionamos alguns canais de contação de histórias no Youtube:

Paula Furtado Psicopedagoga

No canal do youtube a psicopedagoga Paula Furtado dá sugestões de livros infantis com histórias que trabalham os sentimentos com as crianças, principalmente agora em função do isolamento social. São vídeos curtos de aproximadamente 10 minutos, aonde ela apresenta o tema que será falado e conta uma história lúdica para relacionar com o tema abordado, de forma que a criança possa enxergar melhor seus sentimentos, através da contação de história.

Varal de Histórias

No canal do youtube a contadora de histórias Juçara Batichoti conta uma história para as crianças todos os sábado as 11h, e nas quartas-feiras as 19h ela compartilha idéias de confecção de recursos para a contação de histórias como bonecos de pano, dedoches, cenários recicláveis, itens de papelão, etc. tudo com muita criatividade, amor e cor.

TV Brinque-Book

Um canal no Youtube da editora de livros Brinque-Book, aonde a contadora de histórias Marina Bastos e convidados, conta de forma lúdica, divertida e com muita música 38 histórias dos livros da editora, além de entrevistas com autores, curiosidades, book trailers e muito mais. O canal mantém o foco de quem lê e escuta floresce com fluência e confiança para desenvolver seu imaginário e intelecto.

Conta mais uma

O canal do Youtube do professor de musicalização infantil Samuca é um contador de histórias há mais de 10 anos, e juntamente com Meire Alvarenga que é pedagoga e psicopedagoga criaram o canal ” Conta Mais Uma” aonde várias histórias infantis são narradas com alegria e criatividade, com o intuito de levar um conteúdo de qualidade para as crianças. Além de apresentar ferramentas para aprimorar o trabalho de professores e outros contadores de histórias.

Fafá conta histórias

O canal do Youtube da “Fafá Conta Histórias” é dirigido pela atriz profissional Flávia Scherner com codinome Fafá, com a #ViralizaHistoria ela faz transmissões ao vivo em que conta histórias de livros infantis e infantojuvenil, lendas populares, histórias clássicas, biografias de personalidades, poemas e curiosidades tudo pensado especialmente para as crianças. De forma muito lúdica ela espalha alegria para a criançada que ouve suas contações de histórias.


Aproveite e confira:


Leiturinha

Leiturinha é um clube de assinatura de livros infantis em todo o Brasil, e eles também dispõem de um canal de contação de histórias no Youtube ” O Leiturinha” com o intuito de incentivar a leitura como uma atividade familiar. O acervo no youtube conta com vários livros para várias faixas etárias atendendo a todos os gostos infantis.

Quintal da Cultura

O canal do youtube “Quintal da Cultura” são vlogs aonde os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias. Eles contam histórias, apresentam brincadeiras educativas, músicas e abordam diversos temas de forma lúdica.

Carol Levy

A Carol Levy é cantora e comunicadora, uniu na contação de histórias as suas duas ocupações e de forma muito lúdica e divertida possui muitas narrativas e conta com um canal com mais de 70 mil inscritos. Antes de dormir ou durante o dia na hora das brincadeiras é sempre agradável ouvir as histórias contadas pela Carol Levy.

Baú da Camilinha

O canal no youtube “Baú da Camilinha” é dirigido pela Camila e seu marido João, aonde contam histórias com brincadeiras, músicas e diversos recursos lúdicos para todas as idades do público infantil, são narrativas curtinhas de cerca de 10 minutos, além de ter músicas de autoria deles e sugestões de brincadeiras: como fazer slime, como fazer um pé de lata, como fazer um marcador de página, como fazer stress ball, etc. Vale a pena conferir o canal.

Um canto que conta

O canal do Youtube “Um canto que conta” é dirigido por Cris Gouveia que representava o personagem Teobaldo no Quintal da Cultura e que agora no seu próprio canal embala as crianças pelo ritmo da melodia em folclores, fábulas, histórias contadas, córdeis e cantigas de diversas partes do mundo. Ele também apresenta músicas e histórias de sua autoria, como “Um Pequeno Cavaleiro”, inspirada nas aventuras de “Dom Quixote”.​

Educar com histórias

O canal do Youtube ” Educar com histórias” foi criado pela educadora e psicóloga Ana Flávia Basso e oferece em seu canal narrativas e contações de histórias para as crianças, utilizando recursos variados como gestos para encantar bebês, ou com desenhos, dobraduras, etc. Além de trazer várias reflexões para pais e educadores sobre a arte de contar histórias e o poder das narrativas.