Como armazenar seu leite materno (aprenda aqui)

Se você não sabe como armazenar leite materno, não se desespere! Principalmente quando você é mamãe de primeira viagem, é muito comum ter dúvidas em relação às melhores práticas para tirar, guardar e cuidar do leite do seu bebê.

Pensando nisso, preparamos esse artigo completo para que você aprenda tudo o que precisa saber para cuidar do alimento do seu filhinho. Assim, fica muito mais fácil!

Então vamos começar do começo?

Como tirar leite materno

A melhor forma de tirar o leite materno é manualmente ou com a bomba. Para isso, você deve ficar sempre em uma posição confortável. Para evitar que os fios caiam no leite prenda o cabelo, abaixe a blusa e tire o sutiã.

Então, comece a massagear a mama com a ponta dos dedos, fazendo pequenos movimentos circulares ao redor da aréola. Manualmente, é preciso fazer pressão nos seios até que as gotas comecem a sair. Já no caso da bomba (elétrica), basta posicionar o equipamento e ligar.

Depois que você terminar de tirar o leite, marque a data e o horário em que ele foi extraído. Dessa forma, você consegue cuidar para que ele não estrague.

Confira também:

Como tirar leite materno
Foto: Pexels

Quando tirar o leite materno

Se você produz bastante leite, a melhor forma de evitar desconfortos e garantir a demanda do bebê é armazenando. Por isso, aproveite quando ele terminar de mamar para realizar esse processo.

Da mesma forma, é importante começar a tirar o leite 1 mês antes de retornar ao trabalho. Isso porque a falta da amamentação pode fazer com que você pare de produzir leite. Ao estimular as mamas, o processo continua para que você consiga amamentar por mais tempo.

Por quanto tempo o leite pode ser armazenado?

Uma coisa importante sobre como armazenar leite materno é o período pelo qual ele pode ficar guardado. O ideal é que ele fique na geladeira por apenas 48h para não estragar. Porém, ele também pode ficar no freezer com porta separada por até 3 meses.

Evite abrir a porta da geladeira ou do freezer com frequência. Isso porque essa atividade diminui a temperatura e pode prejudicar a qualidade do leite.

Agora, vamos falar sobre o ponto principal desse texto:

Como armazenar o leite materno

Como armazenar leite materno. Imagem: Ficar Grávida

Ao extrair o leite, você deve colocá-lo em um recipiente próprio para armazenamento no leite materno. Esses equipamentos podem ser comprados com facilidade em farmácias e são fáceis de serem fechados, selados e esterilizados.

É possível também armazenar o leite em um frasco de vidro com tampa de plástico, caso você não queira comprar o equipamento próprio.

Não se esqueça de colocar etiquetas com a data da retirada para manter o controle do armazenamento.

Viu só como é fácil armazenar o leite materno? Com o tempo, você vai pegar mais prática e poderá fazer esse processo de forma quase automática.

Lembre-se de que o leite é a refeição mais nutritiva para o seu bebê. Por isso, tente amamentar pelo máximo de tempo possível para que ele cresça com muito mais saúde!

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como armazenar o leite materno, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

close