Amamentação – itens que podem te ajudar na amamentação

Entender o processo da amamentação com antecedência, e até saber quais são os problemas mais comuns, é fundamental para que a mulher não seja pega de surpresa por eventuais dificuldades na hora de dar o peito àquele recém-nascido tão pequenininho.

O corpo prepara por conta própria os seios para a amamentação, por isso você precisa apenas preparar o espírito.

Mesmo assim, esteja informada sobre as dificuldades que podem surgir, sem ficar apavorada, sempre se planejando com toda a ajuda possível enquanto estiver na maternidade.

Não dá para garantir que você vai ter problemas para amamentar e nem que vai ser fácil.

Isso varia de mulher para mulher, para a grande maioria o começo da amamentação não é fácil, é um momento de aprendizado para a mãe e para o bebê.

Mas você sabia que existem produtos que podem te ajudar a deixar a amamentação mais agradável e tranquila?

Selecionamos alguns abaixo que podem ser usados por você neste momento tão intimo entre mãe e filho:

Almofada de amamentação

Almofada de amamentação. Foto: Euro Baby

As almofadas para amamentação são grandes aliadas para que a hora de alimentar seu bebê seja confortável e ainda mais prazerosa.

O uso das almofadas para amamentação pode ser iniciado desde a gravidez, onde a mãe pode utilizá-la na hora de dormir, encontrando uma posição mais confortável e diminuindo suas dores no pescoço, ombros e braços.

Depois que o bebê nasce, as almofadas ajudam a mãe a apoiar o bebê na posição adequada e evitar que ele tenha problemas ao engolir, diminuindo o risco de desenvolver refluxo gástrico.

Evita também dores nos braços e nas costas causadas pelo peso da criança e a espessura da almofada ainda posiciona seu baby a altura certa ao mamilo, facilitando a sucção e causando menos dor às mamães lactantes.

Já para quem teve parto com cesária, a almofada de amamentação reduz a pressão sobre o abdômen.

Concha de amamentação

Concha de amamentação. Foto: Orto Curitiba

A Concha de Amamentação são aparelhos utilizados por baixo do sutiã, geralmente de plástico e servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano, de modo a facilitar a pega do bebê e a amamentação.

Além disso serve para coletar o leite que fica vazando do seu peito e protege os bicos rachados para não grudarem na sua roupa machucando ainda mais.

Há diversos tipos e marcas de concha de amamentação, e por isso, antes de comprar uma delas, você deve observar alguns detalhes importantes, como a sua estrutura.

Os tipos mais comuns são:

  • Base rígida – melhor para correção de bico.
  • Base flexível – melhor para coletar leite e proteger seios rachados.
  • Orifício Grande – se o orifício é muito grande, não corrige o bico, apenas protege a mama e coleta leite.
  • Orifício pequeno – quando o orifício é muito pequeno, pode ferir e machucar.

Absorvente de seio

Absorvente de seio. Foto: Elo 7

O Absorvente para Seios ajuda a evitar vazamentos e manchas na roupa, além de manter a região limpa e seca, permitindo que a pele delicada dos seios respire.

Esse produto contém ultra gel para uma maior absorção e canais inteligentes que distribuem o fluxo do leite de maneira uniforme e evita o acúmulo do líquido no centro. Possui um prático adesivo de fixação para perfeita aderência ao sutiã.

Utilizar o Absorvente para Seios é bem simples, mas aqui estão algumas dicas que ajudarão a aproveitar ainda mais o produto.

  • Não se esqueça de secar bem os seios após cada lavagem, pois a umidade pode provocar rachaduras;
  • Remova a proteção do adesivo de fixação;
  • Posicione o absorvente entre o seio e o sutiã;
  • Troque o absorvente a cada mamada ou sempre que sentir necessidade;
  • Não reutilize o produto, descartando-o após o uso.

Um ponto contra os absorventes para seios: se você estiver com o seio machucado (principalmente nos primeiros dias de amamentação) usar o absorvente pode piorar, pois como é tecido ele vai grudar no seu seio e a cada vez que for desgrudar vai machucar mais.

Roupa amamentação

Roupas que facilitam a amamentação. Foto: Ficar Grávida

Atualmente é possível encontrar marcas de gestantes que desenvolvem modelos próprios para a fase da amamentação, com aberturas estratégicas e sobreposições que facilitam a vida das mamães.

Na hora de comprar qualquer peça, a dica é escolher tecidos macios, que contêm um bom toque na pele, como o algodão e a malha, e que não tenham fechos que machucam e incomodam.

Outra dica é investir em fibras naturais, pois elas respiram melhor e não dão alergias.

Mas qual o estilo de roupa para amamentação você deve escolher?

Bem, hoje o mercado entendeu que a mães precisam de uma roupa especial após o nascimento do seu filho, e por isso é bem fácil encontrar modelos e lojas especializadas com estilo que vai ajudar na hora de amamentar o bebê.

O destaque das peças ficam por conta das:

  • Blusas transpassadas
  • Vestidos transpassados
  • Peças com camadas

Com o uso dessas roupas para amamentação, o momento entre mãe e filho ficará mais tranquilo e suave, sem a necessidade de a mulher se despir na rua, em alguns casos se sentindo constrangida ou coagida por qualquer situação.

close