Curetagem: o que é, e como é feita?

A curetagem é um procedimento que infelizmente acontece em momentos muito delicados da vida de uma mulher. Afinal, ela é necessária quando acontece um aborto. Portanto, se você precisa passar por esse processo, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar você a entender tudo sobre esse momento.

Ao longo deste artigo, você entenderá como funciona a curetagem, em que momento ela é feita, como é o processo de recuperação e quanto tempo demora para você engravidar novamente.

Dessa forma, você consegue passar por esse momento turbulento com mais facilidade.

Então vamos lá?

O que é a curetagem?

A curetagem é um procedimento médico em que a cavidade uterina é raspada. Isso serve para tirar os restos de placenta do seu útero após um aborto.

Além disso, ela também pode ser utilizada como forma de diagnosticar alguma condição. Por exemplo, caso você passe por algum sangramento no endométrio, pode ser retirado o material do útero para descobrir a causa.

Porém, esse método já está se tornando obsoleto. Nesse caso, utiliza-se mais o exame de imagem com a ajuda de uma câmera.

O processo é sempre realizado em um hospital e com o apoio da anestesia. A vantagem do procedimento é que a recuperação é bastante rápida. Normalmente, a alta é dada no mesmo dia da cirurgia.

Como é feita a curetagem?

Existem duas formas de realizar o procedimento. A mais tradicional é feita com a ajuda de uma colher cirúrgica. O equipamento é utilizado para raspar o interior do útero.

Mais moderna, existe também uma forma de usar a aspiração intrauterina para sugar os restos de placenta. O método oferece menos riscos de machucar as paredes do útero e o endométrio. Logo, ele costuma ser mais utilizado nos hospitais.

A mulher que passa pela curetagem pode ter um sangramento no período de 7 a 12 dias. A tendência é que ele diminua conforme passe o tempo. Caso ele seja muito intenso ou a mulher tenha febre, é essencial que você consulte a sua equipe médica. Dessa forma, eles podem verificar se houve alguma complicação do procedimento.

Em quanto tempo eu posso engravidar novamente?

Uma das principais dúvidas de quem passa pela curetagem é quanto tempo passa até que você possa engravidar novamente. O recomendado é que você espere pelo menos um ciclo menstrual. Isso porque o endométrio precisa voltar a sangrar regularmente para garantir uma gestação segura.

Alguns médicos também recomendam que você espere 90 dias para que o útero fique em condições perfeitas para a gravidez.

A curetagem é um procedimento simples, porém, vale ressaltar que podem existir complicações. Existe, sim, o risco de causar alguma lesão no útero. Isso pode ocasionar na infertilidade ou dificuldade para conceber uma nova gestação.

Porém, esses casos são bastante raros. Se você conta com uma equipe médica qualificada, as chances de passar por essas complicações são pequenas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a curetagem, entre em contato pelo formulário abaixo para que possamos ajudá-la. Não esqueça também de compartilhar este artigo nas redes sociais.

Aproveite e confira esse vídeo sobre curetagem:

close