Como colocar quadros na parede (com furos e sem furos)

Colocar quadros na parede parece uma tarefa fácil, mas requer alguns cuidados que devem ser observados para evitar transtornos posteriores. Que disposição colocar? Usar prego ou parafuso? Como colocar sem furar? E por aí vai as muitas perguntas que podemos nos fazer na hora de colocar a mão na massa.

Os quadros tem a arte de revelar um pouco de nós neles, sejam nossos gostos, nosso estilo, nossas crenças, nossa rotina, eles falam por si só e cada um conta um pouco sobre nós. Podem ser com paisagens, dizeres, fotografias, propagandas, etc.. eles carregam vida com eles, pois contam indiretamente um pouco da nossa história, basta observá-los. Eles tornam os ambientes mais acolhedores, mais divertidos, mais românticos dependendo do estilo de cada um.

Na hora de determinar a colocação dos quadros na parede é preciso ter em mente se você quer algo a longo prazo ou só para um momento, pois o modo tradicional de se fixar quadros na parede é com prego ou com bucha e parafuso mas para ambos os casos, essa opção é algo mais definitivo pois os furos ficarão na parede e para tapar eles depois não é tão simples quanto parece, por isso você precisa pensar bem antes de colocar, pois existem outras opções que utilizam outros tipos de fixação.

Dicas de como colocar quadros na parede:

Utilizando prego ou parafuso, que cuidados você precisa ter:

Primeiro decida onde ficará o quadro na parede (decisão básica mas não tão fácil assim) você pode usar papel pardo e fita adesiva para simular a disposição dos quadros na parede, assim você pode ter uma idéia de como ficará sem ter furado ainda. Ou se achar mais prático marque com um lápis o centro da parte de cima do quadro na parede para ter uma noção da altura que ele será colocado.

A fixação de quadros na parede deve ficar a pelo menos 1,60 m do chão, caso o quadro fique sobre algum móvel (sofá, mesa, aparador) neste caso é recomendado que ele fique a 25 cm de onde está o topo do móvel.

Agora você deve medir a distância entre a parte de cima do quadro e o local onde o prego irá se apoiar.

Decida se irá utilizar pregos ou bucha e parafuso. Noção básica: pregos utilizam martelo para sua fixação enquanto parafuso e bucha utilizam furadeira para sua fixação. Assim você já tem em mente se dispõem desses materiais em casa e se sabe manuseá-los.

Para garantir que a colocação dos quadros não fique torta, use um nível para fazer a verificação antes de fazer o furo.

Verifique se o local que deseja fazer a fixação dos quadros não passa nenhum cano de água ou eletricidade (MUITO importante!!!).

Se você optar pelo prego, posicione-o onde você fez a marcação na parede, e deixe-o inclinado com a cabeça um pouco para cima e martele.

Se você escolher a bucha e parafuso, como já mencionado você irá precisar de uma furadeira para furar a parede. Primeiro você irá fazer o furo com a furadeira, depois encaixe a bucha com o parafuso.

Pendure o quadro e antes de soltá-lo verifique se ele está bem preso e firme.


Aproveite e confira:


Para a fixação dos quadros sem utilizar pregos ou parafusos:

No caso de você não poder danificar as paredes da sua casa, ou não querer uma fixação permanente, existem no mercado hoje várias opções de adesivos que conseguem sustentar quadros na parede de forma eficiente. Como:

  • Fita Dupla com espuma: uma opção prática e muito eficiente e geralmente suporta bastante peso;
  • Ganchos adesivos: são ótimas opções, você precisa estar atento apenas ao peso que suportam e essa informação consta na embalagem;
  • Fixação com velcros: geralmente eles suportam em par até 500gramas. Em uma das superfícies tem uma fita adesiva para colar no quadro e na parede, na outra tem pequenos ganchos tipo velcro. Lembre de alinhar bem os adesivos nas duas extremidades (quadro e parede) para evitar que a colocação fique torta.

Como organizar os quadros na parede:

Em formato de retângulo

A ideia é formar um retângulos com todas as molduras, então comece colocando o quadro maior no centro e distribuindo os demais a sua volta, criando um retângulo perfeito. Para ficar harmônico o ideal é que as molduras sejam iguais, mas se você quiser misturar diferentes estampas de molduras opte então que elas tenham os mesmos tamanhos para manter a harmônia e formar o retângulo.

Em formato de quadrado

A ideia segue a mesma da em formato de retângulo, a peça maior centralizada e as menores distribuídas ao redor para formar o quadrado. Para fazer a composição você pode usar outros objetos pendurados juntos, mas mantendo o formato final do quadrado.

Em dois eixos

Nesse caso, os quadros não precisam seguir a ordem de manter os limites da margem para formar uma peça única geométrica. O que precisa ser respeitado aqui é que haverão dois eixos, um vertical e um horizontal e neste caso, no eixo vertical você colocará quadros cuja pintura, foto, paisagem seja verticalizada e da mesma forma no eixo horizontal os quadros deverão respeitar a mesma ordem de terem suas pinturas, paisagens ou fotos na horizontal.

De forma livre

As sugestões acima, são para obter resultados mais harmônicos visualmente mas isso não significa que você não possa colocar os quadros de forma livre, afinal o mais importante é que os quadros representem um pouco da sua personalidade.

Dicas para Decoração com Quadros e Gravuras

  • Quando se tratar de mais de um quadro, faça no chão a composição que você quer colocar na parede;
  • Combine as cores do quadro com as cores de algum móvel ou objeto do cômodo aonde ele será colocado;
  • Cuidado com a poluição visual, em um cômodo com muitos objetos decorativos o quadro pode “sumir” ;
  • Adequar o tema da pintura com o ambiente que será colocado, traz harmônia.
  • Ambientes modernos combinam mais com pinturas abstratas e “cleans”;
  • Molduras côncavas combinam com pinturas em perspectiva. Molduras convexas são indicadas para quadros sem profundidade. Desenhos e artes menos rebuscadas dispensam moldura;
  • Cuidado com a iluminação, ela pode ajudar ou atrapalhar (no caso causando sombras ou alterando os tons da pintura);
  • Os quadros devem ficar a uma altura próxima à dos olhos, entre 1,60 m e 1,70 m.

close