Área de lazer para crianças – você mesma pode criar!

Dicas para você mesma criar uma área de lazer para crianças. Diversão garantida!

Se você tem filhos pequenos sabe a importância de ter um espaço para eles gastarem as energias, então se você tem um pátio em casa, aproveite o espaço disponível para criar um cantinho para as crianças poderem interagir e brincar. Um espaço pensado nelas, nas suas necessidades, nas suas brincadeiras favoritas, o que desperta nelas o interesse para brincar e também otimizar o gasto de energia, que elas tem de sobra!

Em tempos aonde a tecnologia tomou conta, e chega a ter situações que as crianças preferem ficar dentro de casa vidradas nas telas, ao invés de correr ao ar livre, um espaço pensado nelas é um convite para o brincar, para ser criança e deixar livre a imaginação.

Abaixo reunimos algumas ideias de área de lazer para crianças que você pode criar na sua casa para elas aproveitarem e se divertirem muito:

Amarelinha

Pulando amarelinha. Imagem: Superinteressante

Que tal fazer uma amarelinha com blocos de madeira ou tocos de árvore pintados ou pintado direto no chão?! Amarelinha remete a infância, é uma brincadeira lúdica, e enriquecedora. E deixa o ambiente mais colorido.

Balanço

área de lazer para crianças
Balanço infantil. Imagem: Bebê Abril

Casa com criança pequena tem que ter balanço, porque o ato de ser balançado e de balançar é muito prazeroso para a criança, pois remete ao útero materno, o movimento dentro da barriga da mãe, o balançar acalma, traz paz, diverte, liberta… então pode ser o balanço mais convencional, ou o mais inovador, podendo ser até mesmo um pneu velho, mas casa tem que ter balanço.

Casa na árvore

Casa na árvore. Imagem: Made With Happy

Quem já não quis ter uma casa na árvore?! Se você tem uma árvore em seu pátio, não deixe essa oportunidade passar, construa uma casa na árvore para seus filhos brincarem, para que eles possam criar histórias e aventuras inesquecíveis. Aproveite para criar um momento em família e construírem a casa juntos, desde a planta até a execução, crianças amam participar muito mais em projetos que são feitos exclusivamente para elas, podendo colocar suas sugestões e dando o toque único ao local das brincadeiras. Elas podem ser grandes, pequenas, com rampas, cordas, pontes suspensas, os incrementos da casa ficam por conta da criatividade das crianças.


Aproveite e confira:


Circuito de madeira

área de lazer para crianças
Circuito para atividade física infantil. Imagem: Casa do Brincar

Para gastar muitas energias nada como um circuito motor para a criançada suar e se divertir bastante. O circuito pode ser pequeno ou grande, tudo depende do espaço disponível para ele, o fato é que quanto mais atrativos ele tiver melhor. O circuito pode conter barras para se pendurar, cordas para se embalar, uma falsa-baiana, troncos para pular por cima, uma ponte suspensa, uma rampa para subir e descer, um elástico de equilíbrio, pneus para pular, etc, o importante é ter bastante elementos que desafiem a criança.

Caixa de areia

Caixa de areia. Imagem: Casa.Com.Bebê

Levando um pedaço da pracinha para dentro de casa, porque pracinha combina com areia e baldinho de criança. Se você não dispõem de muito espaço para fazer um “parquinho” em casa, que tal uma caixa de areia para a criança brincar que pode até ser fechada para evitar que a areia molhe, ou se tiver pets em casa, não permite que eles façam suas necessidades no local. Pode ser coberto com um telhado pra proteger do sol ou não, caso seja colocado em um local com sombra. Do lado da caixa de areia, podem ficar os utensílios de brincar pendurados ou dentro de um balde, para que estejam a disposição na hora da brincadeira e também impedindo que os brinquedos sujos de areia circulem por dentro de casa.

Espaço musical

área de lazer para crianças
Espaço para música. Imagem: Elo7

Que tal uma música ao vivo?! Crianças amam fazer barulho, cantar, batucar coisas… então vamos unir o prazer delas com um espaço ideal para soltar o som, uma parede com muitos utensílios para produção de som, como: panelas, tampas, instrumentos musicais diversos, que a criança possa manipular e bater produzindo som e assim deixando aflorar seu lado musical.

Parede de Escalada

área de lazer para crianças
Parede de escalada em casa mesmo. Imagem: constancezahn

Para os mais aventureiros, uma parede de escalada é a pedida certa. Importante que o chão embaixo da parede de escalada, seja macio, pode ser de material emborrachado ou grama, pois caso a criança caia, o piso amortece sua queda, diminuindo qualquer dano da queda.

Quadro-Negro

Quadro negro. Imagem: Lille Piá

Que tal um quadro negro e giz para a criançada pintar a vontade?! Podendo ser fixo na parede ou em um cavalete que possa ser movimentado de um lado para o outro, conforme a necessidade.

Casinha

área de lazer para crianças
Casinha para crianças. Imagem: Maalu Decor

Se seu pátio não tem árvore para rolar uma casa na árvore, não significa que não pode ter uma casinha para as crianças brincarem, pode ser uma casa alta, com espaço para outras brincadeiras embaixo dela, pode ter um escorregador para descer ou pode ser uma casa em forma de cabana.

Hortinha

Horta. Imagem: Doutoras Mães

E que tal montar um espaço para as crianças poderem plantar e cultivar seus próprios legumes e hortaliças?! Aonde elas plantam, cuidam, colhem e depois podem preparar refeições com os ingredientes que elas mesmas produziram.

Jardim Sensorial

área de lazer para crianças
Jardim sensorial para crianças. Imagem: ND

E que tal um jardim sensorial para os mais novinhos, poderem andar de pés descalços e experimentarem diversas sensações ao caminhar pelos espaços diversos do jardim sensorial?! Ele pode ser feito de madeira, como se fossem várias caixas de madeiras acopladas umas as outras e dentro delas diferentes tipos de materiais como: pinhas, pedras lisas, grama, cordas, areia, serragem, piso frio, etc.