atividades sobre páscoa cristã

Como ensinar e comemorar a verdadeira Páscoa com crianças?

Continua lendo esse post para ver as lindas ideias que selecionamos para você ensinar e comemorar a verdadeira Páscoa com crianças.

O ano mal começou e já estamos quase chegando na Páscoa, que é comemorada do dia 10 a 12 de Abril desse ano de 2020. Se coelhinhos não põem ovos (porque são mamíferos) e muito menos ovos de chocolate, porque então comemoramos a Páscoa?! Do que ela realmente se trata?

O nome Páscoa tem origem na linguagem hebraica ” Pessach” que sigifica “passagem ou transição”. Contextualizando: O povo de Israel foi escravo no Egito por aproximadamente 400 anos, um dia Deus ouve o clamor do seu povo e manda Moisés como resposta para libertá-los da escravidão do Egito. Mas o Faraó não queria deixar o povo ir, portanto Deus envia 10 pragas, sendo que antes da 10º praga (a morte do primogênitos), Deus institui a Páscoa (Êxodo 12:1-14, 26-28). Os Hebreus seriam poupados da 10º praga se fizessem tudo conforme Deus ordenara. Após a morte de todos os primogênitos dos egípcios, inclusive dos animais, o Faraó finalmente deixa o povo sair do Egito, dando início então ao Êxodo do povo de Israel em direção a Terra Prometida, e então a passagem pelo Mar Vermelho.

Portanto a Páscoa judaica, celebra o Dia em que Deus libertou o povo do Egito da escravidão, Deus ordena que o povo celebre por todas as gerações o que ele fez nesse momento da história do povo de Israel.

A Páscoa Cristã celebra a Ressureição de Jesus Cristo, cumprindo as escrituras que dizia que o Cordeiro Pascal seria sacrificado pelos pecados do mundo, Jesus morreu na cruz e ressuscitou no terceiro dia, pois era impossível que fosse ele retido pela morte, pois ele jamais cometeu pecado algum, mas se ofereceu como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus em nosso lugar.

Por isso a Páscoa é celebrada com grande alegria entre os cristãos, pois representa a vitória de Jesus na cruz, a vitória contra a morte e o pecado, e o cumprimento da promessa.

Portanto a celebração da Páscoa nunca terá haver com coelhos e ovos de chocolate, mas sim com um cordeiro santo (Jesus) e o seu sacrifício de amor na cruz. O mundo tenazmente tenta incutir principalmente na mente frágil de nossas crianças, mentiras e valores errôneos do que se trata a Páscoa, mas cabe a nós como pais instruirmos nossos filhos na verdade.

Uma forma muito bacana de trabalhar sobre esse tema com as crianças é através do Advento de Páscoa:

O Advento de Páscoa consiste em estudar durante a semana que antecedente ao dia da Páscoa, o seu significado real, ou seja a morte e ressureição de Jesus. De uma forma lúdica é apresentado toda a trajetória de Jesus nos seus últimos dias anteriores a sua morte e por fim a sua ressureição.

Algumas atividades que você pode propor para as crianças, como forma de elas aprenderem e memorizarem o que é a Páscoa, ao longo da semana do Advento:

Entrada triunfal de Jesus

Com ramos de oliveira sendo jogados e Jesus passando montado em jumentinho, sendo recebido na cidade de Jerusalém. Texto em Mateus 21:1-11 :

Você pode imprimir desenhos e dar para as crianças pintarem. Fazer colagem de folhas no caminho de Jesus para representar os ramos de oliveira, ou até mesmo encenar esse trecho da história, com ramos de oliveira de verdade e um jumentinho de brincadeira, outra idéia é fazer ramos de oliveira com as palmas das mãos de seus filhos, desenhe a palma da mão deles em um papel verde, recorte e cole um palito para servir como haste, assim está pronta a atividade.

Você pode usar essa imagem a baixo para fazer a colagem de folhas:

atividades de páscoa para crianças

Traição de Judas

Os sacerdotes procuravam uma forma de matar Jesus, Judas então vai até eles e combina de entregar Jesus pelo preço de trinta moedas de prata. Texto em Mateus 26:14-16; 47-50 :

Colar papel alumínio em forma de círculos (representando as moedas de prata) no desenho de um saco de dinheiro.

Você pode salvar e imprimir essa imagem a baixo para usar nessa atividade:

atividades infantis de páscoa
Atividades de Páscoa. Imagem: biblepathwayadventures

Santa Ceia

Pouco antes de morrer Jesus janta com seus discípulos, quando estavam todos sentados a mesa Jesus parte o pão e anuncia que é o seu corpo sendo partido por todos e toma o cálice anunciando que é o seu sangue sendo vertido por nós e que deveríamos continuar tomando o vinho e comendo do pão para nos lembrar da sua morte na cruz, até sua volta. Texto em Marcos 14:22-26:

Em um desenho contendo o pão e o vinho, cole migalhas de pão e pinte de tinta o cálice de vinho. Mostre a representação da ceia para eles, colocando um pão de verdade e um suco de uva em um cálice para eles verem.

Pode usar esse desenho nessa atividade, é só salvar e imprimir:

como ensinar a verdadeira páscoa
Atividades infantis sobre a Páscoa. Imagem: sonalupinturas.com.br

Jesus lava os pés dos discípulos

ideias de atividades de páscoa
Desenhos para colorir de Páscoa. Imagem: onlinecursosgratuitos

Neste mesmo dia da ceia, Jesus tomou uma toalha e uma bacia com água e lavou os pés dos discípulos um a um. Texto em João 13:1-17 :

Disponha de uma bacia com água e uma toalha e lave os pés dos seus filhos, aproveite para enquanto estiver lavando ir ministrando na vida deles o que Jesus fez e o que devemos aprender com essa atitude de Jesus de servir uns aos outros.

Faça um desenho de uma bacia e peça para pintarem com tinta azul a água dentro da bacia.


Aproveite e confira:


Coroa de Espinhos

Os soldados teceram uma coroa de espinhos e puseram na cabeça de Jesus como zombaria. Texto em Mateus 27:29

Construa com as crianças uma coroa de espinhos de massinha de modelar, peça a elas para fazerem dois rolinhos com a massinha, depois torça um no outro de forma a ficarem tramados, para finalizar espetem palitos de dente na massinha para representar os espinhos.

ensinando crianças
Massinha de modelar e atividades de Páscoa. Imagem: Evangelismo Infantil

Se seus filhos forem maiores, podem confeccionar uma coroa com galhos secos de verdade.

Crucificação

Após ser machucado e humilhado ele foi crucificado em uma cruz junto com dois ladrões. Texto em Mateus 27:27-44

Construa uma cruz de papelão com as crianças, enquanto isso explique o significado dela.

Desenhe uma cruz e peça para as crianças pintarem com giz de cera ou tinta. Ou faça colagens na cruz com recortes de papel, bolinhas de crepom, etc.

Peça para as crianças escreverem em papéis alguns dos pecados que venham lutando e espete os papéis na cruz confeccionada, após ministre com eles o que representou o sacrifício de Jesus na cruz, ele levou sobre si os nossos pecados.

educação infantil
Ideias de atividades infantis de Páscoa. Imagem: orientaltrading.com

Ressureição

No terceiro dia Jesus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, ele venceu o pecado e a morte, para nos dar vida eterna. Texto em João 20:1-18

Recorte a metade de um prato descartável e faça uma passagem no meio dele para representar o túmulo de Jesus, depois peça para seu filho pintar Jesus e um anjo e cole na entrada da porta do túmulo representando que Jesus não está mais morto, ele VIVE!

atividades para crianças
A verdade Páscoa, como ensinar para as crianças. Imagem: ensinandomissoesparacriancas.blog
close