A Semana da Páscoa – ensinamentos e atividades

Quero compartilhar com vocês como foi a nossa semana da Páscoa aqui em casa….como somos cristãos essa semana é uma semana muitooooo importante, por isso não podia deixar batido…como venho desde Dezembro de 2016 fazendo várias atividades com a Bia relacionadas com os temas bíblicos que tenho abordado com ela, então em relação a Páscoa não seria diferente!

Bia, tem somente 1 ano e 10 meses portanto seu entendimento sobre a Páscoa ainda era nulo, portanto queria desde cedo ensinar a ela o verdadeiro significado da Páscoa, que com certeza é completamente diferente do que vemos a nossa volta, com ovos de páscoa, coelhinhos, etc….em primeiro lugar quem disse que coelho bota ovo, gente?!!!!! Que loucura….é muita confusão ensinar isso para uma criança e ainda vincular isso a chocolate, acho que as crianças acreditariam em qualquer coisa que disséssemos para elas que estivesse vinculado a chocolate e presentes….jogo desonesto esse não?!

Mas enfim….falando agora propriamente dito de como realizei as atividades para a Bia e como ensinei para ela o significado da Páscoa….

Primeiro, “tentei” plantar um Jardim da Páscoa…Comprei um prato de vaso para flor grande, coloquei terra preta nele, pedras brancas (de outras atividades com a Bia), usei um vaso pequeno com a abertura para frente (deitado), esse seria o sepulcro…plantei painço (embora me deram a sugestão de plantar alpiste que crescia bem rápido, quando fui na agropecuária não tinha alpiste e me disseram que painço crescia igual….PAPO!!!), cresceu nada, até deu uns brotinhos e eras…aquele sonho de ver meu jardim verdinho lindo que nem as imagens do pinterest, foi por água abaixo….também confesso que o erro foi meu, deixei para fazer isso alguns dias antes da semana da páscoa iniciar…momento que eu já deveria estar com o Jardim completamente pronto, falta de inexperiência, lembrando que foi nossa primeira páscoa comemorada aqui em casa com a Bia, então eu mesma me relevei…deixamos para o ano que vem….Meu marido fez as três cruzes de galhos secos, e a pedra grande do sepulcro, pegamos aqui no condomínio….

Segue imagens de como deveria ter ficado e de como ficou nosso jardim….kkkkkk….”quase igual”…SQN…vejam que acabei colocando umas gramas cortadas por cima, da terra, para fazer o “verde” do jardim, improviso é a alma do negócio, não dá para deixar a peteca cair, só porque o plano A não deu certo…kkkkk….

Após fazer o jardim deixei ele em exposição na bancada de estudos da Bia durante todo o período que trabalhamos sobre a Páscoa (que na real foram de quase 20 dias…isso mesmo…era para ser 7 dias apenas…massssssss a vida nem sempre é tão simples assim…e eu acabei com uma enxurrada de compromissos e outros dias que eu não estava legal por conta da gravidez e acabei me demorando mais para terminar a semana da páscoa com a Bia)….mas o importante é que consegui trabalhar com ela o tema bemmm trabalhadinho, sem pressa…

Fiz sete bolinhas com numeração de 1 a 7 (representando os dias da semana da páscoa), dentro de cada uma delas, escolhi um elemento representativo para a Bia poder visualizar melhor os acontecimentos….então foram sete elementos para os sete dias até a crucificação…sendo que cada bolinha era aberta em um dia…

Lembrando que sempre antes de cada atividade da Bia, eu faço grupo com ela, que consiste de louvarmos, lermos a Bíblia e orarmos juntos. Nesses dias de atividades específicas, a leitura da Bíblia é sempre referente ao texto abordado em questão. Leio na minha bíblia e na bíblia dela, que é aquelas para crianças…

1º dia: ramo de folhas (representando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém) – Texto Bíblico: Mateus 21:7-9

Bom, para essa atividade com o ramo de folhas….separei várias folhinhas e fiz um caminho no qual ela tinha que colar as folhas, representando os ramos que as pessoas jogavam no chão enquanto Jesus entrava em Jerusalém…acrescentamos as falas (de VIVA JESUS!!!) que a Bia amouuuu, de todas as atividades com certeza essa foi a que ela mais gostou e a mais marcante para ela também, porque até hoje quando ela vê as folhas ou o jumentinho que usamos na brincadeira ela fala VIVA, VIVA JESUS!!! Ahhhhh…desde a primeira atividade eu usei um playmobil encapado com uns tecidos para fazer Jesus e um jumentinho da coleção DTC….kkk…ela amou!

2° dia: pão (representando a última ceia)- Texto Bíblico: Mateus 26:26

Esse dia também foi muitoooo legal, pois nossa atividade consistia em fazer um pão caseiro, representando o pão da ceia. Bia me ajudou em todooo o processo de fazer o pão, ela literalmente fez o pão comigo, pois colocou todos os ingredientes, mexeu, abriu a massa, sovou…e depois nos deliciamos comendo um pão caseirinho bem quentinho de café da tarde!

3º dia: 3 moedas (representando a traição de Judas)- Texto Bíblico: Mateus 26:14-16

Para esse dia, fiz um porta moedas com um pote de requeijão, aonde fiz um furo na tampa para passar as moedas que foram confeccionadas em EVA, a atividade consistia dela colocar as moedas pelo furinho da tampa do pote, treinando sua motricidade fina e coordenação…Bia gostou bastante da atividade, tanto que guardei e ela vira e mexe está brincando com o “porta-moedas” aqui em casa.

4ºdia : Coroa de espinhos (representando a coroação e o sofrimento na carne de Jesus) – Texto Bíblico: Mateus 27:29

Para esse dia, confeccionamos uma coroa de espinhos….feita de massinha de modelar e os espinhos eram palitos de dente. A atividade da Bia consistia desde confeccionar a coroa com massinha, até espetar os palitos de dente na coroa. Brincamos bastante nesse dia, quando o papai chegou, ela quis mostrar a coroa de espinhos que ela fez para o papai, e juntos confeccionaram uma coroa de “ouro” com massinha amarela, representando que a coroa de espinhos foi trocada pela coroa do rei da Glória! Aleluia!

5º dia: cruz (representando a crucificação) – Texto Bíblico: Lucas 23:33

Pintamos uma cruz com tinta de cacau e água….estava um dia quente então ela pode se sujar bem!

6º dia : pedras (representando o sepultamento de Jesus) – Texto Bíblico: Mateus 27:59-60

Estava um dia bem frio, nossa atividade era encontrar uma pedra grande para colocarmos na entrada do sepulcro…Bia encontrou várias e colocou Jesus dentro do sepulcro e fechou com a pedra…

7º dia: vazio (representando a ressurreição de Jesus) – Texto Bíblico: Mateus 28:5-6

A ressurreição!!! Aleluia!!!! Nosso Jesus não permaneceu morto!!! Que grande verdade, que boa notícia!

Nosso jardim estava com o sepulcro aberto e dentro só panos….pois Jesus Ressuscitou!

Como atividade para esse dia, peguei um copo azul para fazer de “céu” e a Bia tinha que passar cola com pincel nele e colar algodões brancos. E através de um barbante que passei por um furo no meio do pote, colei um Jesus de papel que eu podia puxar para dentro do copo, representando Jesus subindo aos céus!

Papai nos ajudou com essa atividade, então foi muitoo divertido!

E assim finalizamos nossa semana da Páscoa! Foram dias bem legais que aproveitamos bastante, pena realmente meu jardim não ter germinado e claro o fato de eu não conseguir fazer a sequência de dias certinho, mas o importante é que a Bia assimile o que estou ensinando a ela, e realize as atividades…e isso sem duvida foi concluído com êxito…espero ter contribuído com a boa semente da palavra de Deus no coraçãozinho dela! Muito grata a Deus por poder viver momentos tão preciosos assim!