Confira 7 TOP Temas para trabalhar na Educação Infantil

Este artigo apresenta os principais temas para trabalhar na educação infantil e dicas práticas para implementá-los tanto em casa quanto na sala de aula. Com foco em mães e professores, nosso objetivo é fornecer recursos para aprimorar a educação e o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar.

A primeira infância que vai do zero aos 6 anos de idade é chamada de Educação Infantil e tem uma grande importância no processo de crescimento e desenvolvimento infantil.

Nessa fase a criança deve aprender através de brincadeiras aonde ela tenha desafios, aprendizados, monte estratégias para resolução de problemas, explore ambientes, pratique a concentração, obedeça regras e tenha estímulos na parte motora, emocional, cognitiva e intelectual.

Por isso cada brincadeira tem sua importância no processo de desenvolvimento, diversos estímulos são utilizados para que a criança possa:

imaginar, falar, criar, contar, representar, quantificar, memorizar isso por meio de desenhos, gestos, textos, leituras, etc.

Como devem ser as atividades para a Educação Infantil?

Portanto as atividades proposta, precisam ser dinâmicas e ao mesmo tempo lúdicas de forma a promover o aprendizado de forma leve e prazerosa.

Também é importante estar ciente de que o governo disponibiliza para a educação infantil um documento implementado chamado Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) onde o mesmo traz as abordagens necessárias para desenvolver as capacidades e habilidades que formam o cidadão.

O documento é constituído por três volumes, onde é proposta a formação pessoal e social da criança, um trabalho voltado especificamente para a identidade e autonomia e um volume que traz a visão de que o mesmo deve fazer sobre conhecimento de mundo.

Os princípios que regem o referencial são:

“o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.; o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade”.

Temas para trabalhar na Educação Infantil
Educação Infantil. Imagem: youbilingue.com.br

Dentro desses princípios as atividades desenvolvidas na educação infantil devem ser voltadas para os objetivos específicos de desenvolvimento das capacidades motoras da criança, desenvolvimento da fala, inserção ao mundo letrado através da leitura e trocas de experiências com outras crianças.

“Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter contato com histórias e valores que dever permear o meio infantil; movimento, a fim de trabalhar as destrezas corporais, equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, orientação espacial; arte, a fim de desenvolver trabalhos com o manuseio de tintas, colagens, esculturas, etc.; e música, que, além de ritmo, auxilia nos trabalhos corporais e de expressão.”

Mundo Educação

Sendo assim os temas sugeridos para trabalhar dentro da educação infantil devem sempre visar abranger os princípios citados no referencial, de forma a contemplar todas as áreas que a criança precisa ter desenvolvida na primeira infância.

E também poder promover as crianças uma boa imagem de si mesmas, respeitando seu corpo, suas diferenças, suas capacidades, suas limitações, estabelecer vínculos com outras crianças, motivar a curiosidade sobre o mundo que a rodeia, ensinar a respeitar o outro, o meio ambiente, incentivar a liberdade de expressão, de sentimentos, de pensamentos, de necessidades e utilizar as diferentes linguagens corporais.


Aproveite e confira:

Está precisando de atividades de Consciência Fonológica  para reforçar e acelerar a alfabetização do seu pequeno? Clique aqui


Alguns temas que podem ser explorados dentro da Educação Infantil, contemplando as abrangências do Referencial:

Separei aqui algumas dicas, além de dicas de livros que você encontra no site da Amazon e também alguns vídeos que podem te ajudar nos temas!

Você verá ideias sobre essas 7 ideias de temas a baixo:

  • Planeta Terra
  • Histórias sobre mim
  • Estações do ano
  • Música
  • Corpo Humano
  • Animais
  • Plantas

Espero que você se inspire com essas ideias!

Planeta Terra: 

Atividades infantis sobre o Planeta Terra. Imagem: pedagogiaaopedaletra.com

Contextualizar a criança de onde vive, e que o planeta em que vivemos precisa ser cuidado e preservado. Explorar a forma geométrica do planeta, os países, o que compõem o nosso mundo, o fato de que vivemos em uma sociedade aonde precisamos respeitar a todos. Certamente você pode trabalhar com colagem, pintura e muita leitura.

Dica de livros sobre o tema:


Histórias sobre mim: 

Crianças compartilhando sobre elas. Imagem: br.depositphotos.com

Permitir que as crianças façam a contação das histórias, desenvolvendo a oralidade através de uma roda de conversas sobre as vivências pessoais de cada uma. Ou seja as crianças farão a narração de suas próprias histórias, falando de coisas que são significativas para elas, podendo após registrar suas histórias através de desenhos.

Dicas de livros para esse tema:


Estações do ano:

Estações do ano. Imagem: Vitor Paese

Apresentar a criança o ciclo das estações, que vão e vem, a continuidade da vida, as características de cada estação, mostrar e coletar na natureza evidências das transformações que ocorrem. Contextualizar as noções de tempo, como meses e anos que estão diretamente ligados com as mudanças de estação. Vocês podem tirar foto de uma árvore próxima e acompanhar a mudança dessa árvore durante as estações do ano. Você verá que principalmente as crianças vão se encantar com as mudanças.

Músicas sobre as estações do ano:

Livros infantis sobre estações do ano:


Música:

Música. Imagem: br.depositphotos.com

A música é um instrumento capaz de auxiliar e potencializar o desenvolvimento infantil. Estudos dizem que a música é capaz de melhorar significativamente a memória, criatividade, consciência corporal, concentração e a motricidade.

Podemos então apresentar uma caixa com diversos instrumentos musicais, para que elas explorem os diferentes sons emitidos pelos instrumentos, contextualizando o que é um som grave, um som agudo, etc.

Trabalhar os sons que podemos fazer com o corpo humano, como bater palmas, bater pés, estalar os dedos, etc. Existem muitos grupos na internet que trabalham conceitos educacionais através da música, de forma divertida, que podem ser usados como recursos nessas aulas. Desde a criação de instrumentos musicais com itens que você costuma ter em casa, trabalhar música divertidas cheias de gestos, as crianças adoram! Conhecer instrumentos musicais, assistir uma orquestra (mas pode ser pelo youtube mesmo).


Corpo Humano:

Corpo Humano. Imagem: Blog Cantinho Alternativo

É nesta fase que a criança descobre suas funções motoras e os sentidos. Portanto ensinar sobre o corpo humano é também orientar a criança sobre cuidar bem do seu corpo, através da higiene pessoal e do bem-estar. Apresentar a criança as partes do corpo humano, suas diferentes capacidades de movimentação, função e sentido. Ensinar a desenhar a mão, ensinar os hábitos de higiene e a importância desses hábitos. Para que serve cada parte do corpo. Aliás podem fazer diversas brincadeiras que as crianças tenham que usar as partes do corpo, como cheirar, pular, pegar, olhar, ouvir.


Animais:

Ensinando sobre animais. Imagem: Educlub

Ensinar sobre os animais, suas classes, seus habitats, animais que estão em extinção, o que são animais selvagens e domésticos, falar sobre o comportamento deles, entender sobre o ciclo de vida dos animais. Podem ser realizadas pesquisas de campo, leitura de livros e poesias, músicas, brincadeiras de imitação de bichos, origamis, desenhos, etc.

Além disso preparar lindos cantinhos temáticos, ou uma bacia, uma mesa, alguma coisa com os animais e seus habits, pode escolher só animais da fazenda por exemplo, deixar montado e deixar livre para a criança brincar.


Plantas:

Ciclo da Vida das plantas. Imagem: SME

Apresentar a criança o ciclo de vida de uma planta, de onde vem a semente, como que as sementes germinam, de onde vem a comida que chega na nossa mesa, podem plantar um pé de feijão, ou realizarem um projeto de plantar uma hortinha, ensinando assim sobre o cuidado que temos que ter com as plantas. Então, quem nunca plantou um feijão no copinho né? Bora plantar e acompanhar o crescimento da plantinha.

Afinal concluímos que trabalhar com temas adequados na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Ao oferecer um ambiente educacional rico em atividades relevantes, confiáveis e precisas, seja em casa ou na escola, é possível contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Então esperamos que as sugestões e dicas apresentadas neste artigo possam ser úteis para mães e professores que buscam aprimorar sua prática pedagógica, garantindo uma educação de qualidade para as crianças em idade pré-escolar.