Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa coleção tem 2 volumes, estamos no primeiro volume. Já mostrei esses livros no post: Livros para ajudar nos estudos.

Livros da coleção História do Brasil Para Crianças
Imagem: Os livros de História do Brasil para Crianças

Se você ainda não tem esses livros você encontra direto no site da editora clicando aqui.

Minha filha de 10 anos, já leu esse primeiro volume sozinha e gostou. Mas eu resolvi agora incrementar os estudos de História do Brasil com minhas duas filhas, uma que está com 10 anos e a outra com 7 anos.

Antes de começar a ler com elas (meu plano é ler 2 capítulos por semana, pode ser que as vezes dê para ler apenas um, e OK), eu li os primeiros capítulos do livro e já vi o que seria necessário para dar uma incrementada no estudo e não apenas só a leitura em voz alta (que já fazemos diariamente aqui de outros livros). Vou colocar algum recurso, ou material que usei em cada capítulo. Não vou explicar passo-a-passo sobre cada item para quem quiser para estudar História do Brasil sem o livro que estamos usando, mas pra quem está usando o livro vai saber onde encaixar cada ideia e pode até ter muito mais ideias do que eu. Mas que esse post sirva de inspiração para o estudo de História do Brasil!

Então para começar eu comprei:

Vou separar esse post pelos capítulos que formos estudando e vou voltar aqui pra ir sempre atualizando as ideias dos capítulos.

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças 1” :

Capitulo 1. O Contador de Histórias

  • Fazer um boneco de vovô de papel ou EVA (no livro é um avô que vai contado a história para as crianças do livro) e colar em um palito de churrasco, eu uso como marca-página.
  • Conhecer as frutas que aparecem neste capítulo, experimentação e/ou fotos.
  • Conhecer as árvores que aparecem neste capítulo por fotos.

Capítulo 2. O mundo antigo

  • Começamos a usar o mapa do mundo.
  • Bússola.
  • Leitura complementar: As viagens de Marco Polo.
As viagens de Marco Polo

Antes de começarmos o livro História do Brasil eu já tinha visto que no segundo capítulo era falado sobre Marco Polo, então me adiantei e para nosso momento de leitura em voz alta lemos As Viagens de Marco Polo. O que foi ótimo, quando chegamos no capítulo 2 e foi comentado sobre Marco Polo as meninas ficaram super empolgadas pois tínhamos acabado de ler este livro juntas!

Comprei essa versão adaptada de As Viagens de Marco Polo aqui no site da Amazon, faz parte da coleção Minha Primeira Biblioteca da Folha de São Paulo.

Não me importo em ler versões adaptadas para as meninas, acho uma boa forma de conhecer e de despertar o interesse na história de forma rápida.

  • Vídeo: Gutenberg – o pai da imprensa.

  • Dobradura de barco a vela.

Capítulo 3. O louco

  • Fazer o mapa com os continentes, de forma bem simples.

Seguindo a dica desse livro: O Essencial: Ensinando os fundamentos da educação clássica ao seu filho – comprei aqui na Amazon, é da Editora Trinitas. Começar de uma maneira muito simples e mesmo assim transmitir boas informações básicas.

Para começar: Dobrar a folha de papel A4 ao meio no sentido do seu comprimento, essa dobra será o seu Equador. Cada uma de nós fez essa estrutura da imagem a baixo, a mão e sem régua.

Como fazer um mapa do mundo
  • Marcamos, cada uma no seu mapa, com lápis de cor diferente, os caminhos realizados: primeiro como eles iam pelo estreito de Bósforo, depois como os Portugueses queriam fazer pela costa da África e depois o caminho que Cristóvão Colombo queria fazer para chegar as Índias.
  • Leitura complementar: Gibi da Mônica. Eu já tinha esse Gibi em casa, aproveitamos para ler juntas e fazer algumas atividades que tem dentro.
Estudando História do Brasil
  • Relembrar os pontos cardeais. Quem aprendeu assim? Braço direito onde nasce o Sol!
Imagem: Pontos Cardeais. Escola Kids Uol
  • Marcar na linha do tempo o Descobrimento da América (peguei uma imagem das caravelas na internet)

Capítulo 4. A Pindorama

  • Vídeo sobre os trópicos.
  • Fazer mapa com os continentes e os trópicos novamente.
  • Vídeo sobre o Cruzeiro do Sul, com atividade de pintar em tela.

Capítulo 5. Na Terra das Palmeiras

  • Atividade de artes fazer um arco e flecha (aqui nós temos um, então dessa vez não criamos, mas as meninas brincaram de caçar com o arco e flecha. Aqui nesse link do Pinterest tem vários passo a passo bem legais de fazer com as crianças.
  • E também começamos a utilizar esse livro para aprender um pouco mais sobre os costumes indígenas. Não é um livro vivo, é mais um livro de pesquisa. Como não temos nenhum livro sobre o assunto resolvi comprar esse:

Ainda hoje, os povos indígenas são malcompreendidos apenas porque têm um jeito próprio de viver. Aqui, Daniel Munduruku não só explica o que é ser índio mas também elucida o leitor acerca de particularidades de sua cultura. As aldeias, a língua e as artes são só alguns dos temas abordados, explicados de maneira simples e atrativa, e ilustrados de forma a transmitir toda a riqueza da cultura indígena às crianças.

Apresentando um belo panorama da cultura indígena através de uma escrita clara, envolvente e muito interessante, Coisas de índio é um ótimo livro para conhecimento e pesquisa, contendo informações ricas, fidedignas e fáceis de serem compreendidas.


Capítulo 6. Plantas e Bichos da Pindorama

  • Ainda utilizamos aqui o livro Coisas de Índio citado acima.
  • E utilizamos também para pesquisa sobre alimentos o livro “Flores, cores e sabores dos alimentos” da editora Bela Vista Cultural (que você pode comprar aqui). Este não é um livro vivo, é um livro para pesquisa. Fala sobre as culinárias regionais do Brasil, grupos de alimentos e tem a história de 25 alimentos presentes no cotidiano dos brasileiros, será que todos esses alimentos são originários do Brasil? E sobre a edição: as imagens são lindas.
Alimentos do Brasil. Imagem: Sou Mãe

Capítulo 7. A Gente da Pindorama

  • Ainda utilizamos o livro Coisas de Indio citado a cima.
  • E utilizamos o livro Animais Brasileiros.

Este livro super vale a pena, o valor é muito em conta para o conteúdo que ele tem.

O livro Mundo Animal – Animais Brasileiros é um guia de consulta sobre a fauna do Brasil. Descubra a grande variedade de peixes tropicais; mergulhe no incrível mundo dos anfíbios; conheça os répteis, animais dominantes durante milhões de anos; confira as aves majestosas e saiba mais sobre os mamíferos.


A cada novo capítulo venho aqui colocar o que usamos para incrementar a leitura do livro História do Brasil Para Crianças. Espero que gostem!

Deixe uma resposta

close