Coronavírus: 8 dicas para uma quarentena saudável com as crianças

Em tempos de coronavírus pedagoga ressalta a importância de incluir momentos de lazer longe dos eletrônicos e de participação nas tarefas domésticas.

Com a quarentena, a rotina doméstica e profissional precisou ser adaptada completamente. O home office foi uma das principais alternativas adotadas por várias empresas, visando a proteção dos profissionais e a continuidade das atividades corporativas. 

Enquanto os pais trabalham em casa, as crianças cheias de energia demandam atenção, trazendo a necessidade de criar uma nova rotina com atividades e segurança emocional aos filhos.

Segundo a pedagoga do UniMetrocamp | Wyden, Silvia Salomão, é importante que as crianças tenham uma rotina bem definida e entendam que há um horário para cada atividade, como acordar, se alimentar, brincar e também para fazer as atividades da escola e ajudar nas tarefas de cuidados com a casa.

Para facilitar a organização do dia a dia com as crianças, ela separou oito dicas que podem ser adotadas durante a quarentena.

Coronavírus – 8 dicas para uma quarentena saudável com as crianças:

Deixe a rotina visível

Faça um cartaz, lousa ou em papel sulfite a rotina da criança. Aproveite esse momento para explicar como serão os dias e defina atividades como hora de acordar, café da manhã, brincadeiras, tarefa escolar, almoço, descanso. A atenção ao horário deve ser dos adultos ou das crianças que já tenham aprendido ver as horas.

Planeje brincadeiras

Escolha algumas brincadeiras junto com a criança, procure atividades diferentes como jogos de montar, jogos de tabuleiro, fazer massinha de modelar caseira, inventar brinquedos com material reciclável, pintura, recorte e colagem. Também é importante selecionar os espaços da casa onde as brincadeiras poderão ser feitas – eles devem ser fixos para facilitar a autonomia da criança e evitar que a casa fique desorganizada.

Deixe claro sobre o horário de trabalho

É necessário combinar com a criança que enquanto os pais estiverem trabalhando elas deverão fazer atividades mais silenciosas e que possam fazer sozinhas, como pintar, desenhar, recortar e colar ou ver um filme, pois os pais não poderão atendê-la a todo momento. Combine quais são as situações em que os pequenos podem chamá-los durante o período de trabalho e faça pequenas pausas para checar como a criança está.


Aproveite e confira mais esses posts sobre esse tempo de coronavírus:


Faça atividades junto com as crianças

Faça algum intervalo no horário e trabalho. Estabeleça um período de maior interação com a criança. Contar histórias, assistir um filme, aproveitar jogos e diálogos podem ser ótimas opções. Esse momento deve ocorrer todos os dias e deve ser planejado dentro da rotina.

Defina tarefas domésticas

As crianças podem e devem ajudar nas tarefas domésticas e ter um momento planejado para essas atividades, que podem ser desde guardar os brinquedos, tirar o pó, manter os ambientes da casa onde acontecem as brincadeiras organizados, guardar roupas e sapatos até dar comida aos animais de estimação.

Controle as atividades no celular e televisão

O tempo de utilização de telas, sejam celulares, tablets, tv e computadores deve continuar a ser controlado pelos responsáveis, evitando que a criança fique muito tempo brincando com eles.

Fique atento ao comportamento das crianças

Estamos vivendo um momento delicado, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Fique atento ao comportamento infantil e suas dúvidas referentes ao momento em que estamos vivendo. Evite deixar a televisão ligada durante o dia todo, pois ela traz um excesso de informação que pode gerar medo, insegurança e angústia nas crianças.

Faça chamada de vídeo com os amigos e parentes

Programe ligações por vídeo com os amigos da escola, do bairro e com familiares, assim a criança consegue manter uma conexão afetiva com eles e compartilhar momentos da sua rotina.

close