Dicas de brincadeiras para a família durante a quarentena

Está precisando de ideias de brincadeiras para relaxar e divertir as crianças nesse momento de quarentena?

Todos nós estamos passando por um momento difícil, e para muitas famílias a rotina está muito diferente com as crianças. Por causa do coronavírus as crianças de vários lugares do Brasil estão sem aulas e não podem sair de casa.

E como todos nós devemos ficar em casa para essa doença não se espalhar ainda mais e também para proteger os idosos desse vírus, as crianças acabam não indo para a casa dos avós.

E agora? Como ficar vários dias com as crianças trancadas dentro de casa?

Por isso resolvi criar uma lista com dicas de brincadeiras para a família toda relaxar um pouco durante a quarentena:

1. Música e dança:

dicas de brincadeiras
Atividades Infantis divertidas para fazer em casa com as crianças. Imagem: Revista Crescer

Temos no SpotFy uma playlist com aquelas músicas infantis que permitem fazer vários gestos e que as crianças adoram. Aproveite e dance muito, crie ótimas memórias com seus filhos! Quem canta seus males espanta! Clique no link a baixo para ouvir as músicas:

2. Jogos em família:

Hoje em dia existe uma infinidade de jogos para jogar com as crianças (você encontra jogos para crianças a partir de 3 anos). E os jogos permitem ótimos momentos de diversão em família. Que tal criar um dia da semana e fazer a noite de jogos da família mesmo depois da quarentena?

Vou começar indicando o Story Cubes, ele vem em uma caixa com 9 dados, todos com desenhos diferentes, um total de 54 figuras. O jogador joga os dados e começa: “era uma vez…” e cria a história de acordo com as imagens dos dados. A laranja é a caixa básica, mas existem de temas: super-heróis, ação, viagem, fantasia e mistério. E pode jogar com toda a família e um vai continuando a história do outro! Indicado para crianças a partir de 6 anos. Ele é da Galápagos.

jogos infantis story cubes
Jogos para toda a família. Imagem: Sensational Kids

O segundo jogo é o Jogo Missão Escape Room da Multikids (jogo interativo testa suas habilidades de espionagem e o trabalho em equipe para completar todas as tarefas emocionantes e cheias de adrenalina).

dicas de jogos infantis
Jogos infantis para diversão de toda a família. Imagem: YouTube

3. Cinema em casa:

dicas de filmes infantis
Filmes para assistir com as crianças. Imagem: Jovem Pan Floripa

Isso mesmo, escolha um filme, faça um baldão de pipoca e se esparramem no sofá! Esse filme da foto é o clássico “Querida encolhi as crianças!” (e que faz sucesso com as crianças). Está precisando de dicas de filmes para ver com as crianças? Confira no post a baixo:

4. Jogos de adivinhação

Jogos de adivinhação para toda a família se divertir! Imagem: Multikids

Além de unir a família toda, os jogos de adivinhação estimulam a criatividade das crianças.

O brinquedo da foto é o Lokaneta, da Multikids, que além de desenvolver o lado criativo dos pequenos, também trabalha a coordenação motora, uma vez que o objetivo da brincadeira é que os participantes acertem o que o jogador da rodada está desenhando com uma caneta que fica tremendo! O desenho deve ser uma representação de duas cartinhas que ele tira, na sorte, no início da rodada.

5. Banho divertido:

dicas para o banho das crianças
Músicas para deixar o banho mais divertido. Imagem: Alto Astral

Além de liberar brinquedos para usar no banho e canetinhas próprias para desenhar em azulejo, aproveite e coloque músicas pensadas para deixar esse momento do banho ainda mais divertido. Temos uma playlist especial no SpotFy com músicas para esse momento do banho, confira no link a baixo:

6. Quebra-cabeça:

dicas de brinquedos e brincadeiras
Quebra Cabeça Super 3D Modelo Universo com 500 Peças da marca Multikids

Esse é um brinquedo que é sempre um sucesso para atividades em família! Principalmente quando as crianças chegam na fase dos quebra-cabeças com muitas peças e vocês podem levar alguns dias montando! Ótima opção de brinquedo para dentro de casa!

7. Cabana com lençol:

brincadeiras em casa
Que tal montar uma cabana no meio da casa? Imagem: Tempojunto

Façam um cabana num canto da sala, ou colocando o lençol por cima da mesa, coloque algumas almofadas dentro e tem um ótimo cantinho para as crianças brincarem e também para momentos de leitura!

8. Brincar com fantasias:

fantasias infantis
Fantasias infantis fáceis de fazer em casa. Imagem: Baú de Menino

Crianças adoram brincar com fantasias, e esse brincar de faz de conta é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Não tem muitas fantasias em casa? Que tal você mesmo fazer algumas fantasias infantis? Olha esse post aqui e mão na massa:

9. Blocos de montar:

dicas de brinquedos infantis - blocos de montar
Blocos de montar.

Outro brinquedo que faz muito sucesso e agrada crianças e adultos, são os blocos de montar! E tem de diversos temas, para meninos, meninas, com poucas peças e com muitas peças. Ótima forma de passar o tempo junto e que ajuda desenvolver a imaginação, coordenação e a enfrentar novos desafios.

Esses blocos de montar da foto são da Multikids.

10. Desenhar em rolo de papel higiênico:

Arte com rolo de papel higiênico.

Pode ser rolo de papel higiênico, papel toalha, ou o que mais você tiver disponível aí. As crianças podem desenhar personagens, fazer cabelo com a tesoura e depois ainda fazerem um teatrinho juntos!

11. Massinha de modelar:

Massinha de modelar, slime, amoeba, massinha caseira. As crianças adoram essas coisas melequentas. Quer saber como fazer em casa? Confira:

Leve momentos de descontração para sua casa, aproveite para fortalecer os laços com seus filhos nesse momento difícil que estamos passando.