Cuidados com a casa em tempo de Coronavírus

Em tempos de Coronavírus é muito importante redobrar os cuidados com a higiene da casa por isso uma lista com dicas para deixar o ambiente da casa limpo e seguro.

1- Entre sem sapatos

Imprescindível, deixar os sapatos do lado de fora da casa ou ter um local na entrada da casa destinado para os sapatos sujos, que crianças ou animais de estimação não tenham acesso. Essa prática de entrar em casa e trocar os sapatos que foram usados durante o dia na rua, é um hábito já praticado em muitas famílias, pois de fato é um hábito extremamente higiênico principalmente para quando se tem bebês e crianças pequenas em casa. Afinal você deve pensar o seguinte, que você andou na rua, pisou em poça de lama, calçada suja, resto de sujeira, terra, grama, etc. e esses resíduos de sujeira vão se depositando na sola do seu sapato e quando você entra e circula em casa com esses mesmos sapatos está espalhando estes resíduos pela sua casa toda, se parar para pensar é muito anti-higiênico mesmo circular dentro de casa com o mesmo sapato que andou na rua.

E falando agora especificamente no caso do coronavírus, os calçados podem servir de meio de transporte para o vírus direto para dentro de sua casa, por isso a importância de deixar os calçados do lado de fora ou em uma “área suja” na entrada de casa.

2- Tire as roupas e tome um banho

Outra recomendação para evitar a propagação do vírus dentro de casa, é assim que entrar colocar as peças de roupa usadas dentro de um cesto para peças sujas e já encaminhar para a máquina de lavar roupa.

Após, tome banho ao invés de higienizar só as mãos, pois cabelos, face, tornozelos, pulsos, etc… áreas expostas do corpo podem ter entrado em contato com o vírus, então para correta higienização o mais seguro é tomar um banho assim que entrar em casa. Lembrando de antes de tomar banho evitar tocar nos móveis, paredes, rosto, etc… para não haver contaminação.

3- Lave bem suas mãos

Lave as mãos com bastante água corrente e sabão, lave entre os dedos, palmas das mãos, dorsos… lavando adequadamente as mãos não é necessário o uso do álcool gel, ele deve ser usado em casos aonde não há a possibilidade de fazer a lavagem das mãos com água e sabão como na rua por exemplo.

4- Limpe seus pertences pessoais

Todos os seus pertences pessoais que foram levados consigo para a rua devem ser higienizados ao entrar em casa, como celular, chaves, carteira, revista, mochila, livros, bolsas, etc. A higienização deve ser feita com um paninho de limpeza e álcool líquido 70% que tem essa finalidade de higienizar objetos.


Aproveite e confira:


4- Higienize as maçanetas e portas de entrada da casa

Importante que toda a vez que alguém entrar em casa, higienize as maçanetas, portas e portões de entrada evitando a proliferação do vírus. Para a higienização de objetos o recomendado é usar um paninho de limpeza com álcool líquido 70%.

5- Higienize as sacolas e itens de supermercado

Dá um trabalhão mas é a melhor forma de evitar a contaminação do vírus dentro de casa, pois esses itens tiveram o contato de muitas pessoas, desde o seu envasamento na indústria até a distribuição nos supermercado, portanto não dê bobeira, higienize todas as embalagens de alimentos e produtos. Eles podem ser higienizados com água e sabão ou com álcool líquido 70%.

Lave bem as frutas, verduras e legumes antes de guardar e consumir. A higienização adequada é feita com água corrente e uma solução de hipoclorito de sódio conforme as instruções da embalagem.

Lembrando que as sacolinhas de supermercado também devem ser higienizadas e depois podem ser utilizadas apenas para descarte de lixo.

6- Mantenha sua casa arejada

Importante deixar a casa bem ventilada, pois a circulação de ar evita que crie mofo, e haja proliferação de bactérias e vírus no ambiente. O banheiro e área de serviço devem estar sempre bem arejados.

7- Separe panos e luvas

Separe alguns panos para a higienização de itens, eles não devem ser utilizados para outros fins, o ideal é utilizar os panos descartáveis que são vendidos em supermercados que após o uso devem ser descartados. Utilize luvas de latéx para fazer a higienização da casa.

8 – Qual produto usar para a limpeza da casa?

Para a limpeza geral da casa, como pisos por exemplo segundo o Ministério da Saúde o mais indicado é usar água sanitária diluída (a proporção é uma medida de água sanitária para nove medidas de água). Uma solução de vinagre e água também pode ser usada para limpar as pisos.

9- Higienize o teclado do computador

O teclado do computador é um local que contribui para a disseminação de germes e bactérias, portanto deve ser sempre higienizado, principalmente se ele for compartilhado com outras pessoas na casa. A higienização deve ser feita com um paninho e álcool líquido 70%. Para retirar a poeira que se acumula entre as teclas use um secador de cabelo.

10- Brinquedos

Os brinquedos devem ser higienizados com frequência para evitar a disseminação de vírus e bactérias. Bichinhos de pelúcia podem ser lavados na máquina, brinquedos de borracha e acrílico, podem ser higienizados com um paninho de limpeza e álcool líquido 70% e para os brinquedos de banho, água e sabão já resolvem.

11- Limpe os itens de faxina da casa

Quando finalizar a limpeza higienize as luvas com água e sabão e depois passe um pouco de álcool gel. Esponjas e panos devem ser lavados com água e sabão e depois secados antes de serem reutilizados.

close