Criação de histórias – dicas de atividades e recursos utilizados

Essa semana trabalhamos sobre histórias, ler, criar e contar histórias. Para isso resolvi montar uma cabana no cantinho da nossa sala. Isabela adorou a cabana nova e todos os dias, logo cedo, tínhamos que contar alguma história dentro da cabana.

Semana passada trabalhamos o tema DENTES e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre histórias:

  • Cantinho da leitura

Esse foi o nosso cantinho da leitura dessa semana. Esqueci de tirar uma foto da frente da cabana, mas vou explicar como fiz: peguei duas partes de cortina, daquelas que vão em varão, passei um cordão no lugar que iria o varão e prendi bem alto uma ponta em cada canto das paredes. Pronto cabana pronta!

atividade-infantil-cantinho-da-leitura

  • Saco para criar histórias

Utilizei um saco, com vários animais de tecido dentro, então cada uma de nós tirava um personagem do saco e ia contando um pedaço da história, depois disso ainda podíamos pintar os personagens com canetinha, e depois é só lavar que sai e os animais estão prontos para serem usados novamente. Esses animais em tecido são da loja Ludyx.

atividades-infantis-contacao-de-historias

  • Caixa Sensorial

Isabela adora brincar com caixa sensorial, ela passou quase 2 horas brincando com essa caixa. Bem simples, coloquei farinha e alguns itens de brincar de comidinha, e assim ela ficou brincando.

Separei alguns livros diferentes para conversarmos e usarmos a imaginação. Selecionei livros com imagens e sem texto para a Isabela me contar o que está acontecendo na história, também tem livro de texto sem imagens para eu ler para ela e outros com personagens que usam a imaginação na hora de brincar.

  • Um dia, um pássaro…

É um livro de imagens que conta a história da relação entre um pássaro e um gato que dividem o mesmo quintal: ali, o felino reinava sobre insetos e outros pequenos animais, até que uma corajosa mãe-pássara ousa enfrentá-lo em defesa de seus filhotes.

A proposta era a Isabela me contar a história desse livro de acordo com as imagens.

Esse livro é da editora Peirópolis e você pode comprar  “Um dia, um pássaro…” na Amazon clicando aqui.

  • Vai e vem

Mais um livro sem palavras. Nesse livro vemos o menino que está brincando na beira do mar, se assustando com o vai e vem das ondas, e quando um peixinho aparece sua aventura vai começar. Na tentativa de salvar o peixe, um pássaro grande leva o menino para uma viagem por cima do mar. O garoto vai ver grandes monstros marinhos até voltar novamente para a segurança dá areia de praia.

Esse livro é uma graça, e a Isabela adora me contar a história do menino no mar que é levado pela ave numa grande aventura!

Esse livro é da editora Zahar e você pode comprar “Vai e vem” na Amazon clicando aqui.

  • O livro sem figuras

Confesso que comprei esse livro por curiosidade e li meio que descrente que a Isabela iria gostar. Mas não é que ela gostou, prestou atenção em toda a história e ainda riu de algumas partes?

Combinando simplicidade e criatividade de uma forma engenhosa, O livro sem figuras promove diversão e interação entre adultos e crianças através da leitura divertida desse livro, um livro que nos obriga a fazer caretas, vozes diferentes e falar frases engraçadas.

Esse livro foi lançado pela editora Intrínseca e você pode comprar “O livro sem figuras” na Amazon, clicando aqui.

  • Patabulle

Aqui são dois livros do PataBulle: PataBulle e suas botas vermelhas e Patabulle pés no chão.

Os dois livros são bem legais, mostram esse cãozinho e sua grande imaginação. A ideia foi mostrar que com a imaginação podemos criar grandes e divertidas brincadeiras. O primeiro é sobre PataBulle e suas botas vermelhas quando uma chuva começa a cair e suas botas vermelhas se agitam e ficam loucas para passear.

Depois em  Patabulle pés no chão é só esse cãozinho que vive com a cabeça nas nuvens. Ele adora voar com o seu pensamento, cochichar segredos ao vento… Dentro da garagem de casa, Patabulle construiu um foguete para conhecer o espaço sideral, uma viagem muito especial.

Esses livros foram lançados pela editora Caramelo e você pode comprar “PataBulle” na Amazon clicando aqui.

  • Dudu e a caixa

Esse livro também é muito bom, Isabela adora, pois ela também adora caixas de papelão. Nesse livro conhecemos o Dudu, um garoto que fica todo feliz quando chega algum pacote pelo correio, por causa das embalagens de papelão que chegam e que ele pode brincar.

Para Dudu um simples caixa se torna um carro potente, uma prisão para bandidos perigosos, um barco cheio de navegantes e tudo mais que a criatividade dele permitir.

Esse livro foi lançado pela editora Companhia das Letras e você pode comprar “Dudu e a caixa” na Amazon clicando aqui.

  • O livro com um buraco no meio

Aqui em casa todos adoramos esse livro, é ótimo!!! Ele literalmente tem um buraco no meio…

Em cada dupla de páginas tem alguma coisa diferente para você fazer no livro, além de desenhar, pintar ou recortar, a proposta deste livro é envolver completamente o leitor na brincadeira – ou, melhor dizendo, no buraco: vale colocar o rosto, enfiar o braço, fazer dele uma cesta de basquete, fazer construções com lego, cozinha com comidinha de brinquedo e tudo mais que a criatividade permitir.

Esse livro foi lançado pela editora Cosac & Naify e você pode comprar “O livro com um buraco no meio” na Amazon clicando aqui.

Aqui tem algumas imagens da Isabela brincando o livro. Muito show esse livro!

Aproveite para comprar os livros indicados na Amazon: