Como escolher brinquedos para crianças de 1 – 3 anos?

Olá mamães, gostaria de compartilhar com vocês esse artigo com super dicas de como escolher brinquedos para crianças de 1 – 3 anos.

O artigo original foi postado no site Montessori And Me e traduzido por Denise Gomes.

Dicas para comprar presentes para toddlers (1-3 anos)

Frequentemente me perguntam o que eu considero os melhores brinquedos para toddlers. Sem dúvida minha resposta será sempre que você não precisa procurar muito além da sua própria casa. Todos nós sabemos que as crianças preferem brincar com a caixa ao invés do brinquedo que veio dentro dela. Quantas vezes você saiu para um passeio com seu bebê carregado com um saco cheio de divertidos brinquedos apenas para descobrir que ele passou a maior parte do tempo babando em suas chaves? Realmente não é preciso muito, e a maioria das casas são configuradas com objetos seguros maravilhosas que as crianças irão alegremente explorar, de panelas e frigideiras a cestos de vime ou portas com maçanetas. Eu garanto que a maioria das casas têm objetos apropriados para crianças que irão proporcionar múltiplas oportunidades para aprender, sem os pais quebrarem a conta bancária.

Mas, e se você deseja proporcionar ao seu filho um pouco mais ou está a procura de comprar um presente especial para o seu sobrinho? O que se sobressai? O que você deve procurar? Você pode até estar lendo isso porque você não sabe nada sobre Montessori, mas está comprando para uma família Montessori e você quer ter certeza de que você vai selecionar algo apropriado e apreciado. (Em primeiro lugar, eu congratulo você por ser tão atencioso. Que amigo maravilhoso!)

Então, quais seriam meus pensamentos? Bem, é triste dizer, mas eu acredito fortemente que a maioria dos brinquedos que você vai encontrar no corredor de brinquedo da sua loja local vai ser muito miserável quando se trata de envolver e realmente melhorar o desenvolvimento infantil; especialmente no nível cognitivo e de vida prática. Há muitas razões para isso, mas eu vou destacar as mais visualmente óbvias:

  • Plástico. Você pode ver imediatamente que as prateleiras estão tomadas por brinquedos de plástico estes dias. Nós todos sabemos atualmente os vários produtos químicos que são usados em plásticos e sabemos que os plásticos quebram facilmente quando expostos a certas temperaturas e humidade. Na minha opinião, as crianças que levam brinquedos a boca devem evitar plásticos por estas razões. Mesmo que haja plásticos livres de “BPA”, pessoalmente, eu ainda não estou convencido de que eles são perfeitamente seguros. Aparecem a cada ano mais estudos dizendo que estes plásticos de substituição têm os seus próprios riscos. Eu recomendo que você faça sua própria investigação sobre isso, se isso preocupa você. Minha sugestão é, quando possível, se ater apenas a materiais naturais. Madeira, vime, palha, vidro de paredes espessas, etc, não só oferecem uma brincadeira não-tóxica, mas também irão permitir que o seu filho seja cercado por coisas bonitas, um aspecto fundamental da filosofia Montessori. Seu filho vai gostar de correr o dedo pelo grão natural de um carro de madeira ou apertar a textura macia de uma bola de lã de feltro.
  • Os sinos e assobios. Eu fico com um pouco de dor de cabeça só de pensar em todos aqueles brinquedos com luzes e que fazem ruído e que não servem para absolutamente nada a não ser estimular em excesso uma criança. Claro, a caixa diz “desenvolve os sentidos, cognição e linguagem.” A empresa de marketing vai usar de todos os artifícios para seduzi-lo a comprar o produto. A verdade é que estes brinquedos não fazem sentido para uma criança. Pense nisso por um momento: você aperta um botão para ouvir um som de apito. Você abre uma aba para ouvir um “boing” ou gira um botão para fazê-lo se mover. A criança senta-se lá se perguntando “como será que isso funciona!” Afinal, a criança nasce para explorar e descobrir o mundo. No entanto, a criança (e até mesmo o pai) pode sentar e examinar o brinquedo por horas e não haverá informação para explicar por que o brinquedo “latiu como um cão”, quando você puxou a corda. Claro, por baixo de todo o revestimento de plástico e parafusos há todo um projeto tecnológico para fazer tudo isso acontecer, mas isso não serve de nenhuma ajuda para a criança tentando entender o seu mundo. Esta é uma das razões pelas quais estes brinquedos deixam de ser novidade muito rapidamente. A criança não se sente realizada depois de jogar com eles. Em vez disso, seus sentidos são apenas completamente bombardeados com informação inútil que é difícil de processar. Não podemos sequer explicar o “como” de muitos desses brinquedos.

Então o que você deve procurar em brinquedos para criança e por onde começar? Aqui estão as minhas sugestões:

Ir para lojas especializadas. Muitas lojas de criança educativas têm grandes brinquedos naturais que são de grande qualidade e vai durar por gerações. Mesmo lojas como a Target e Kmart estão produzindo mais brinquedos simples similares aos mais famosos, de modo que você pode encontrar uma pechincha se você vai para as seções específicas destas grandes lojas de departamento. Normalmente, eles tendem a agrupar todos os brinquedos de madeira juntos agora. No entanto, a partir de minha experiência, eles normalmente não duram muito. Nós compramos um lindo empilhador foguete de madeira que após cair várias vezes no chão revelou que foi feito na maior parte do que parecia ser MDF. Então, você recebe o que você paga.

Brinquedos que podem crescer com a criança. Eu praticamente tenho uma regra que eu não compro qualquer coisa que vai durar apenas uma curta fase no desenvolvimento dos meus filhos. Encontre coisas que podem servir a múltiplos propósitos ou pode ter extensões acrescentadas a elas. Por exemplo: uma caixa de esferas ou botões de várias formas com fio de algodão colorido pode ser usado para aparafusamento, corte e costura, classificação por cor, classificação por forma, sequenciação, contagem, etc. Encontre algo que cresça com a criança e ela vai usá-lo por um ano ou mais! Eu tenho um pote destes botões e cordas que meus filhos de 6, 4 e 2 anos de idade vão todos ainda alegremente sentar-se com o pote e criar!

brinquedos-para-criancas-1-a-3-anos
Imagem: www.montessoriandme.com.au

Linguagem e oportunidades de solução de problemas. Toddlers estão em um grande período sensível para a linguagem. Qualquer presente que lhes permita aprender novas palavras e abra uma conversa é uma vantagem, especialmente se você encontrar algo que lhes interessa. Poderia ser uma caixa de animais nativos para brincar e identificar ou poderia ser um livro com imagens realistas de pessoas reais, animais ou outras coisas em seu mundo. Eles estão ansiosos para absorver tudo. Combinar, fazer triagem, quebra-cabeça, e classificação de objectos simples também são favoritos nesta idade em que as crianças adoram um desafio.

Imagem: www.montessoriandme.com.au
Imagem: www.montessoriandme.com.au

Materiais de vida prática. Isto, de longe, será a seu melhor compra e investimento para uma criança. Nós dizemos que a criança Montessori é formado na “vida prática” por uma razão. Fornecimento de equipamentos, tais como um pequeno conjunto de jardinagem que possa incluir um pequeno regador, luvas, pá e cremalheira seria usado indefinidamente. Um encantador pequeno avental com talvez alguns pequenos utensílios de cozinha, como um rolo, cortadores de biscoito, e escova de pastelaria também seria muito bem acolhido por uma criança e usado para os anos vindouros. Crianças anseiam por participar do mundo que elas vêem a volta delas, então descubra seus interesses e forneça materiais de acordo com eles.”

Imagem: www.montessoriandme.com.au
Imagem: www.montessoriandme.com.au