Gravidez Segura: Quais Tratamentos de Cabelo Estão Liberados?

Está com dúvidas sobre quais tratamentos pode fazer nos cabelos na gravidez? Esse é um momento da mulher muito especial e que todo cuidado é pouco. Veja a seguir o que está liberado para usar nas madeixas.

Enquanto o bebê não vem, a mamãe quer se cuidar. Muito natural, não é mesmo? Mas nem todo produto é bom ou recomendável. E, por essa razão, aqui estamos para te ajudar a descobrir o que pode ou não utilizar. Confira.

O Que Pode Fazer na Gravidez?

1 – Uso de Henna

A henna não contém amônia em sua composição e, por isso, pode ser utilizada. Mas tem um porém: não pode também ser usada com frequência.

2 – Uso de Tonalizantes

Da mesma forma que a henna, os tonalizantes não contêm amônia e são contraindicados apenas se feitos sempre.

3 – Hidratação

A hidratação dos cabelos está liberada durante a gravidez. Não há contra-indicações.

4 – Uso de Queratina

Os tratamentos feitos com queratina também podem ser feitos por mulheres grávidas. A queratina é composta de proteína, o que não apresenta risco no período da gravidez.

 

É claro que tudo varia de acordo com o quadro clínico de cada paciente, se é alérgica a algum componente, entre outras questões. Por isso, o seu médico deve sempre estar ciente de todo e qualquer produto que você utilize.

E, se devemos apresentar o que você pode usar, agora nos sentimos na obrigação de dizer também o que não deve ser utilizado durante a gravidez. Saiba agora.

O Que Está Proibido? 

1 – Alisamentos

Para alisar os cabelos, é utilizada uma substância tóxica que pode fazer mal ao bebê. Além disso, os alisamentos contêm formol, outro vilão da saúde. Então nem precisamos dizer para você ficar longe do alisamento tanto enquanto é gestante quanto o momento em que começar a amamentar.

Seu filho merece que os seus cabelos tenham um descanso enquanto ele tanto depende de você para se desenvolver. E vale muito a pena!

2 – Escova Progressiva

A escova progressiva entra no tratamento de alisamentos. Por essa razão, está descartada da lista do que se pode fazer durante a gravidez.

3 – Escova Definitiva

Por sua vez, a escova definitiva também se encaixa como alisamento e não pode ser feita pelas gravidinhas.

4 – Relaxamentos

O relaxamento não deve ser feito. Faça uma hidratação profissional no lugar. Os seus cabelos ficarão bonitos, e seu bebê, protegido.

5 – Permanentes

Fique longe dos permanentes durante a gravidez.

6 – Coloração

As grávidas não devem aplicar tinturas no cabelo. Sempre optar pela henna, por ser natural.

7 – Descoloração

A descoloração não é muito aconselhável. Se puder pular esse tratamento durante a gravidez e amamentação, faça.

Mas, se quiser realmente fazê-lo, nunca faça a descoloração antes dos três meses de gestação. E, ainda, quando for usar, trate de aplicar o produto longe da raiz.

8 – Tratamento Antiqueda

Os produtos utilizados no tratamento contra a queda de cabelo penetram profundamente no couro cabeludo, sendo absorvidos pelo organismo. Portanto, não faça esse tipo de cuidado enquanto estiver grávida.

 

Agora você já sabe quais são os tratamentos seguros durante a gestação. Cuide bem de você e do seu bebê. Informe o seu médico de todos os produtos que você faz uso para uma gestação tranquila.

Quer outras dicas? Que tal saber como ter boas noites de sono no período da gravidez? Leia este artigo! 

close