Desenvolvimento do bebê: Virar

Um dos primeiros passos antes do bebê aprender a andar é o SE VIRAR. Portanto esse é um passo bem importante a ser conquistado na vida do bebê, sinal de que ele está se desenvolvendo corretamente! Não existe uma idade certa para isso acontecer, pois cada criança tem seu ritmo mas no geral esse marco é alcançado em torno dos 3 meses. A criança consegue se virar da posição de bruços para barriga para cima por volta dos 3 meses e no sentido inverso, ou seja de barriga para cima para a posição de bruços em torno dos 5-6 meses.

Primeira etapa: Ficar de bruços

A etapa que antecede o bebê se virar é a etapa de ficar de bruços, ele estica os braços e levanta a cabeça com isso ele realiza uma espécie de flexão nos braços que faz com que toda essa musculatura seja trabalhada e se fortaleça para as etapas posteriores. As próximas etapas serão um progresso da posição de bruços, o bebê irá dar chutes, arquear a cabeça, mexer braços e pernas, esticar os braços, todos esses movimentos irão preparar a musculatura do bebê para atingir o marco de se virar sozinho que geralmente ocorre entre os 5-6 meses.

Por isso é tão importante que o desenvolvimento do bebê se dê de forma natural e gradual, sendo respeitado o tempo e a forma de cada bebê se desenvolver, pois cada etapa alcançada permite então que novas etapas de desenvolvimento sejam atingidas. Abaixo segue um vídeo com o exemplo de estimular o bebê a se desenvolver de forma natural e gradual.

Como estimular o bebê a se virar

  • Deixe o bebê todos os dias um pouquinho de bruços;
  • Use brinquedos para chamar a atenção dele;
  • Comemore suas conquistas.

No tempo de nossos pais os bebês geralmente eram colocados para dormir de lado ou de barriga para baixo, no entanto atualmente a Academia de Pediatria recomenda que os bebês sejam colocados para dormir de barriga para cima, com isso a musculatura dorsal (pescoço) que antes era trabalhada naturalmente quando o bebê dormia de bruços não é mais fortalecida. Por essa causa é necessário e recomendado pelos pediatras que o bebê seja colocado um pouquinho todos os dias na posição de bruços, em torno de uns 15 minutos (somados ao longo do dia) para que dia a dia a musculatura do pescoço seja trabalhada e fortalecida. No início o bebê pode “reclamar”, “resmungar” ou até mesmo “chorar” pois não está acostumado e não se sente confortável nessa posição mas aos poucos ele vai se habituando com essa “nova” posição e sentindo mais confortável. Importante que essa atividade seja realizada com a supervisão de um adulto pois a criança não pode ficar sozinha ao realizar essa atividade podendo ocorrer riscos de sufocamento, pois o bebê ainda não tem domínio completo do pescoço.

imagem mamaeconectada

Conforme o bebê vai conseguindo ficar de bruços, ele vai se preparando para a nova conquista que será se virar sozinho. Quando este estiver já bem confortável com a posição de bruços coloque alguns brinquedos ao seu lado, ou chacoalhe um brinquedo de um lado e depois do outro, incentivando assim que ele se vire de um lado para o outro buscando o objeto. Lembre-se sempre de parabenizar seus feitos, ou seja, bata palmas, comemore cada conquista com muitos sorrisos, beijos e abraços, assim o bebê se sentirá cada vez mais confiante para atingir novas etapas.

imagem renascendobaby

Uma vez que ele rolar, ele não vai mais parar de rolar a partir daí, sendo necessário então redobrar a atenção quando o bebê estiver em lugares altos como por exemplo encima do trocador.

Caso o seu bebê chegue até os 6 meses sem se virar de um lado para o outro, e nem mostrar nenhum interesse em sair da posição que o colocaste,comente com o pediatra para que ele possa avaliar a situação. Lembrando sempre que algumas crianças demoram mais outras menos para atingirem cada etapa do seu desenvolvimento.

Veja mais sobre as fases do desenvolvimento do seu bebê:

Desenvolvimento do bebê: controle da cabeça

Desenvolvimento do bebê: Engatinhar

Desenvolvimento do bebê: 3 meses

Desenvolvimento do bebê: 4 meses

Desenvolvimento do bebê: 5 meses

Desenvolvimento do bebê: 6 meses