Dia das crianças (ideias de atividades para fazerem juntos)

Outubro vem aí e com ele o DIA DAS CRIANÇAS, embora a gente saiba que o dia das crianças na verdade é todo dia, ou seja, não precisamos esperar uma data específica para tirarmos o dia só para elas, para dar presentes, fazer atividades legais em família, etc, mas também sabemos que é um dia que todas as crianças esperam.

Mas, fugindo da onda de consumo que a mídia sempre busca ofertar nessa época, fazendo a gente gastar horrores com brinquedos e demais coisas da linha infantil que são legais mas sinceramente são “frenesi” e passam, são a onda do momento, depois ficam de lado e se tornam substituíveis esperando a próxima onda do momento, então nosso convite para o dia das crianças é tornar ele especial, com lembranças significativas e valores duráveis junto com a família e quem amamos, que seja um dia de risadas gostosas, de comidinha deliciosa, de passeios agradáveis e muita, muita brincadeira, porque quando se pensa em criança, automaticamente já pensamos no brincar, então vamos brincar muito, não só nesse dia, mas em todos que tivermos oportunidade de brincar muito com eles, porque o brincar conecta, o brincar aproxima, o brincar entende, o brincar escuta, o brincar é a expressão do amor para uma criança.

Pensando no dia das crianças, para ajudar a torná-lo mais conectivo e com menos consumo, vai aí algumas dicas:

REGRA nº1 : Desliguem os celulares!!!! Isso mesmo, esse dia tem toda a atenção voltada para as crianças, então nada de escapadinhas no celular, que roubam momentos preciosos em família em troca de curtidas no instagram, ok?!

Bom estabelecido a regra nº1 a regra nº2 é DIVIRTAM-SE!!! A diversão é o lema desse dia, tem que ser um dia leve, um dia alegre, e claro que isso depende mais de nós adultos do que das crianças, elas naturalmente já são descomplicadas, nós é que vivemos em um mundo caótico e queremos inseri-las nele de qualquer jeito, então torne esse um dia leve, acorde de bom humor (ou decida estar de bom humor nesse dia, ok?!), ponha um música para trazer o ritmo para a casa, e com o melhor sorriso que seu rosto pode oferecer DECIDA tornar esse dia, como chamamos aqui em casa ” TOPZEIRA”!!! Pois vale lembrar que filhos são presentes, tesouros especiais que temos todos os dias em nossas vidas, não se esqueça disso, valorize cada minutinho ao lado deles, porque os dias são passageiros.

Bom então agora vamos para algumas idéias de programas em família que vocês podem fazer juntos, ou adaptar e bolar novos, porque o importante é curtirem esse dia!

Piquenique

E não precisa ser um piquenique de filmes de Hollywood, o fato de sair da rotina já torna tudo especial, faça uns lanches como pipoca, pão de queijo, bolo, frutas, sanduíches, suco, água e claro não esqueçam da toalha para estender no chão (a clássica do piquenique) e tá pronto.

E ele pode ser feito no meio do quarto, na varanda, em uma praça, um parque, a opção ao ar livre é uma das favoritas, porque assim elas ficam livres para comer, correr, brincar, pular, sujar e serem felizes.

Caça ao tesouro

Sabe aquelas moedinhas de chocolate, elas podem se tornar um verdadeiro tesouro escondido. Faça um mapa, com as instruções de acordo com a faixa etária das crianças e dê para elas procurarem os seus tesouros escondidos pela casa. Elas vão amar a brincadeira!

Sessão de cinema em casa

Escolham um filme juntos (claro que a preferência é das crianças na escolha), coloquem os colchões no chão da sala, preparem pipocas e outras guloseimas e assistam um filme juntos, bem no climinha de cinema em casa, as crianças vão amar, assistam com elas, nada de ficar no celular enquanto elas assistem, pois a idéia é participar junto.

Show de talentos

Se seus filhos curtem música e dança, essa é a ideia perfeita, façam um “palco” improvisado em casa, com mesas, puff, almofadas, cortinas ou que tiver a disposição, e depois escolham músicas para cantarem em família, com direito a coreografia, teatro, e o que mais a imaginação permitir, coloquem perucas, fantasias, e entrem na dança.

Jogos em família

Você pode organizar uma tarde ou noite de jogos em família, jogos sempre são divertidos, claro, nada de ser competitivo nesse dia, o lema é a diversão lembre-se! Vale jogos de rua como: esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, corrida de saco ou jogos de dentro de casa mesmo: como montar um quebra-cabeça juntos, brincarem de construir com blocos de montar, jogarem jogos de tabuleiro na faixa etária das crianças, fazer um campeonato de jogos, ou até quem sabe ensinar jogos mais tradicionais como: varetas, dominó, damas, etc.


Aproveite e confira:


Preparem as refeições juntos

As vezes no dia a dia, não conseguimos incluir as crianças nas tarefas diárias da casa, por muitos motivos, então para quem gosta de cozinhar, essa é uma ideia legal, pois as crianças amam participar da vida prática da casa, o que acontece é que muitas vezes elas não tem espaço em casa para isso, então esse dia pode ser o dia do “masterchef” façam comidinhas juntos, dá até para fazer um concurso no final do que ficou melhor, pode ser um prato salgado, um doce de sobremesa, um bolo, bolachinhas, qualquer receita que seja fácil de incluí-los na brincadeira e depois poderem provar das suas próprias criações.

Guerra de bexigas

Se o clima estiver quente e você tiver à disposição um pátio para poder fazer uma guerra de bexigas, não perca essa oportunidade, as crianças vão amar, correr e brincar com água é uma combinação perfeita com infância.

Aproveitem, pois as crianças são simples, não precisam de muito para se divertir, tem uma imaginação lotada de idéias, então o que elas mais querem e precisam nesse dia e em todos os outros, é de amor, atenção e respeito. Um bom dia das crianças para todas as famílias!

close