Dia Mundial da Música – Qual a importância da música para as crianças?

- Advertisement -

Você sabia que no dia 21de Junho se comemora mundialmente o Dia da Música?! O dia internacional da Música nasceu em 1982 no dia 21 de Junho, aonde ocorreu uma manifestação musical na França, conhecido como Fête de la Musique, o evento foi promovido pelo Ministério da Cultura francês e logo se espalhou por toda a Europa e depois para o resto do mundo. A idéia da manifestação era incentivar a música como arte e cultura e levar a música para as ruas. E desde então, o dia da Música é comemorado em mais de 460 cidades e 110 países ao redor do mundo.

Fête de la Musique tem o objetivo de promover o acesso da música à população, estimulando o slogan ‘faites de la musique‘ (fazer música) aonde músicos, bandas amadoras e profissionais realizam shows nas ruas e em praças totalmente de graça com programação divulgada através das redes sociais. E também são realizados concertos gratuitos, permitindo assim que o público tenha acesso a todos os gêneros musicais.

Assim com o dia da Música se aproximando, que tal entrar no clima musical e falarmos justamente sobre a importância da música para as crianças:

Musicalização Infantil

A primeira infância, que vai até os 6 anos de idade é uma das fases mais importantes do desenvolvimento da criança, tudo o que ela vivencia nessa etapa da vida, tem repercussão até a idade adulta. E a música entra nessa etapa do desenvolvimento da criança como uma aliada, atuando como uma ferramenta de auxílio aos pais, pois ela estimula as crianças a manterem o foco, a serem criativas, a se expressarem com mais clareza, promove a autoestima e a criatividade.

Por esses motivos e muitos outros, a musicalização deve começar cedo na vida da criança, ou seja, desde a gestação o bebê já pode entrar em contato com a música, afinal o primeiro sentido desenvolvido no bebê dentro da barriga é a audição. Então cante muito para seu bebê e aproveite para colocar músicas para ele ouvir dentro da barriga. Há estudos que relatam que bebês que ouviram determinada música dentro da barriga, quando ouvem a mesma música fora da barriga se acalmam e relaxam. Isso é musicalizar, é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical e permitindo que a criança possa fazer uma apreciação criativa dos sons que estão ao seu redor.


Aproveite e confira:


Mas o que é musicalização?

A musicalização é, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma intuitiva, inclusive com sua participação criadora. Entretanto, é preciso que a musicalização seja estimulada, em todo o convívio social, a começar em casa. Isso porque o desenvolvimento da musicalidade na primeira infância depende da sua vivência musical. Portanto é importante oferecer ferramentas para a criança descobrir os sons como músicas, canções, objetos sonoros, instrumentos musicais, etc.

A musicalização contribuirá fortemente para os seguintes aspectos: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.”

(cpt.com.br)

Quais são os fundamentos musicais?

Ritmo: o ritmo trabalha os movimentos do corpo e a percepção sensorial motora da criança.

Melodia: a melodia é trabalhada por canções, ajuda a desenvolver a fala, adquirir um bom vocabulário, a concentração e a rapidez de raciocínio.

Harmonia: a harmonia está ligada ao grupo, ao cantar e tocar ao mesmo tempo, e essa harmonização sonora contribui para a sociabilização do grupo, visando um interesse comum a todos do grupo.

Além disso os sons podem ser inventados, ou ainda produzidos pelo ser humano, pelos elementos da natureza como pedras, folhas, etc. Nas atividades de musicalização esse processo é extremamente vivenciado, pois as crianças são levadas a serem criadoras musicais, inventando rimas, palavras, canções, fazendo som com os instrumentos, ou ainda criando instrumentos de sons.

Benefícios da música na vida da criança

música para crianças
Imagem: Educando Novas Gerações
  • Desenvolver na criança uma atitude positiva para a música, através da apreciação musical, e também capacitá-la para expressar e captar sentimentos através da música;
  • Desenvolver a criatividade, incentivando a criança a criar, inventar e reinventar as coisas a sua volta. A criatividade ajuda a criança a resolver problemas com mais facilidade, vendo caminhos diferentes, ela raciocina melhor, a criatividade tem sido fundamental nos dias que vivenciamos;
  • Desenvolver a apreciação ao belo: a música ajuda a desenvolver o sentido estético da criança, ou seja auxiliando ela a valorizar o verdadeiro sentido do belo. É um resgate aos valores estéticos, pois nos dias atuais as mídias tem focado nas crianças para influenciar negativamente o senso estético.
  • Desenvolver a autoestima: como a criança se torna protagonista no processo da arte por meio da música, ela tem sua autoestima elevada, se sentindo apta e capaz de realizar algo, de criar, de produzir.
  • Desenvolver a ética: a música auxilia no desenvolvimento desse senso ético para a criança, o resgate do que é correto, do que é bom, do que é útil para as pessoas, do que é bonito.
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe
Casada, mãe de segunda viagem, descobrindo um novo universo, o universo das mães! E compartilhando um pouco de suas descobertas aqui no Sou Mãe!

Posts relacionados