Educação Infantil: Planejamento semanal – Semana 1

Vamos lá… Para começar vou explicar como eu sigo um planejamento com uma criança de 2 anos… Eu não sigo algo rígido, afinal ela é uma bebê que acabou de fazer 2 anos… comecei a fazer planejamento de atividades desde que ela tem 1 ano e meio, deveria ter começado antes (eu a neura)… mas ok, comecei a pouco tempo, faz parte…

Eu separo por temas semanais, coisas que ela já sabe um pouco e que pode saber mais e coisas novas de acordo com a idade e com a fase em que ela esta.

Nesse planejamento também tem uma parte bíblica, nessa parte eu estou usando o livro Maternal 2, começamos com Maternal 1, Deus fez tudo (Isa adorou), e agora vamos para o 2, Deus me ama. Esses livros são usados em escolas bíblicas, eu compro o kit que vem o livro do professor e o livro de atividades para os pequenos (desenhos referente a cada história para o pequeno pintar/colar), esses kits são da editora Cristã Evangélica.

Recomendo, pois fica muito fácil de usar, ele explica como apresentar a aula para a criança, tem CD com músicas e recursos didáticos, como figuras das histórias que vão ser contadas e dicas de recursos opcionais. No livro sobre a criação (Deus fez tudo), o recurso principal era um cartaz onde você ia colando os personagens da história da semana, no final do livro o cartaz estava completo… Eu optei por colar velcro atrás das figuras e usar em um flanelógrafo na hora de contar, depois a Isabela brincava com as figuras e depois eu guardava para a próxima história na semana seguinte.

Nesse Maternal 2, o recurso principal é uma caixa de areia, e os personagens são colados em palitos de churrasco para fazer fantoches na hora de contar as histórias. São 16 capítulos no livro, os pequenos gostam e aprendem mais por repetição, então o mesmo assunto é dado em duas lições, mas de forma diferentes.

Eu estou usando uma caixa plástica com terra, essa foi a primeira lição, coloquei alguns móveis de plástico para representar a casa de Maria, os personagens nessa história são Maria e o anjo. Isabela adorou, ela presta atenção, dá “Oi” para os personagens, quer mais história quando acabo e quando papai chega em casa ela sabe dizer alguma coisa relacionada a história.

historia-infantil-fantoches

As histórias bíblicas para o Maternal, eu conto uma vez por semana (tem que se preparar, separar o material, recortar as figuras, colar onde for necessário… Para a atividade durar tipo uns 15 minutos no máximo) é trabalhoso, mas vale a pena, pois contribuirá para que as crianças aprendam a palavra de Deus… as outras atividades do planejamento eu vou fazendo ao longo da semana com a Isabela, que também duram poucos minutos, mas também vale a pena, ela adora fazer coisas novas… Procuro sempre fazer pela manhã, é o momento que ela está mais interessada em saber e participar.

Faço planejamento para 4 dias, pois um dia da semana pela manhã nós fazemos atividades fora de casa, caso a gente fique em casa, posso fazer as atividades extras ou inventar alguma outra coisa! Vocês vão ver que o planejamento é bem light.

Para o planejamento da Isabela, de outros assuntos, que vamos começar agora a partir de 2 anos, eu estou usando o Letter of the Week que tem duração de 26 semanas, com algumas modificações… Antes eu não tinha uma base para o planejamento, pegava várias ideias da internet e montava o planejamento, agora tenho essa base, e mesmo assim a neura aqui acha outros e fica tentada a mudar, mas não precisa, esse dura 26 semanas, depois começo algum outro…

Se você quer fazer um planejamento você precisa saber o que seu filho sabe, exemplo… Eu sei que a Isabela sabe:

  • contar até 10, mas sabe a quantidade só até 2.
  • sabe várias cores além das primárias e sabe reconhecer tons diferentes, como azul forte e um azul claro como azul.
  • e sabe 5 formas geométricas.
  • sabe a diferente entre leve e pesado, grande e pequeno, longe e perto, devagar e rápido e etc…

Basicamente isso, então preciso que ela reconheça mais quantidades, seja apresentada as letras, conheça mais cores, precisamos trabalhar mais na coordenação motora e etc… Assim você sabe mais ou menos que caminho deve seguir.

Nesse planejamento vamos começar vendo algumas coisas que ela sabe (já tinha no planejamento Letter of the Week e eu não quis mudar), mas posso abordar de formas diferentes, fazer alguma atividade diferente.

Segue a baixo o planejamento da Primeira Semana:

Tema: Vacas

Cartaz: vaca, quadrado, A, 1

(Esse cartaz pode ser feito de cartolina, folha de ofício etc… onde você pode colar figuras ou escrever coisas referentes aos assuntos tratados na semana).

Eu não vou usar o cartaz, pois vou usar outros recursos colados na parede.

Recursos extras para usar ao longo da semana:

  • livros sobre vacas ou sobre animais da fazenda… esses são os que usamos nesta semana.

livros-infantis

  • poema sobre vaca (opção 1, opção 2)
  • brinquedos com animais da fazenda, esses da foto a baixo são alguns do Lego Duplo e outros do Animais do Tubo e o pato que não lembro de onde veio…

animais-da-fazenda-brinquedos

  • criar uma vaca com quadrados. você vai precisar de papel branco e preto. Cortar 3 quadrados de papel branco para fazer o corpo, 1 quadrados de branco para a cabeça, cerca de 5 peças (tipo palitos) de branco para fazer as pernas e cauda, três ou quatro pedaços de preto para as manchas de vacas, e cinco quadrados pequenos pretos para fazer os olhos, as orelhas, o nariz. Ajude seu filho a montar a vaca uma folha de papel de cor diferente.
  • ouvir som dos animais da fazenda e imitar:

  • Cantar e dança com uma música dos animais da fazenda:

Planejamento da Semana

Segunda:
– Deus me Ama – Lição 1: Grande Notícia

Terça: (uma semana formas na outra cores…)
Recolha 3-5 objetos do cotidiano em forma de um quadrado … ou seja: blocos, caixa de CD, etc …
Caminhe pela sua casa à procura de quadrados.
Corte quadrados de massinha ou asse biscoitos quadrados. Foco no quadrado!

Quarta:
Dê ao seu filho uma cópia da letra A para ele pintar (aqui tem todo o alfabeto)
Ensine seu filho a seguir a forma da letra A, utilizando o dedo em letras de lixa/letras de eva e copiar em pintura a dedo, caixa com arroz, areia ou farinha (se ele já conseguir fazer isso)…
Saliente a letra A livros, caixas e etc…
Cole ou desenhe a letra A em seu cartaz. Eu vou colar esses flashcards do alfabeto.

Quinta:
Mostre ao seu filho 1 objeto para contar, ou comer 1 biscoito etc…
Mostre ao seu filho o símbolo escrito (numeral) para 1 e coloque em seu cartaz.
Mostre cards com o número 1 para o seu filho. ( Cards joaninha 1 a 10 ou desenhos diversos de 1 a 10)
Desenhe um quadrado em um pedaço de papel e conte com o seu filho.
Caminhe ao redor de sua casa contando 1 de muitos objetos diferentes.
Cole ou desenhe o número 1 no cartaz. (eu vou usar esse trem dos números para colar na parede)

Sexta: 

Pode ser as atividades extras ou outras atividades.

Como eu já disse antes essas atividades duram poucos minutos, dá trabalho fazer um planejamento, montar brincadeiras com os temas, mas vale a pena e ela realmente adora!

Obs.: Os arquivos para download não foram feitos por mim, outras mães muito talentosas fizeram e como estou usando com a Isabela coloquei os links pra vocês também aproveitarem!

Gostaram?

Para mais posts sobre educação infantil acesse: