Equipamentos terapêuticos infantis (para escolas, clínicas e casa)

O que são equipamentos terapêuticos? São equipamentos usados que ajudam no desenvolvimento motor e sensorial de pessoas com deficiência.

Só pessoas com deficiência podem usar os equipamentos do post de hoje? Não.

Mesmo crianças sem deficiências podem usar esses equipamentos sim, podem brincar, se divertir, usar a imaginação e todos esses equipamentos também vão ajudar no seu desenvolvimento.

Os equipamentos terapêuticos de hoje são da loja Sonho de Maria (@sonhodemaria.adaptados). Uma empresa que nasceu com a vontade de tornar mais acessível equipamentos adaptados, eles realizam a comercialização e fabricação de equipamentos terapêuticos que são utilizados em escolas, clínicas e em casa para auxiliar nas terapias de atividades diárias, assim ajudando no desenvolvimento motor e sensorial de pessoas com deficiência (PcD).

4 Equipamentos terapêuticos infantis:

GANGORRA PIKLER – COLORIDA

gangorra pikle
Ver Produto: Gangorra Pikler

Um excelente brinquedo imaginativo, essa gangorra, inspirada na abordagem Pikler (essa abordagem segue o procedimento de observar o livre desenvolvimento da criança utilizando como ferramentas o cuidado com a saúde física, afeto, respeito à individualidade e autonomia de cada criança), brinquedos com múltiplas funções. Com um pouco de imaginação – própria do universo infantil – ela pode ser usada como balanço, túnel, ponte, cabana, barco, gangorra, moisés para boneca bebê e muito mais. Brinquedo que pode ser utilizado em casa e clínicas de reabilitação para ajudar a trabalhar transferência de peso.


BANCOS TERAPÊUTICOS

Esses bancos são ótimos para se ter em casa e na escola, geralmente já se tem nos consultórios de fisioterapia e na terapia ocupacional para o desenvolvimento. É também muito usado em elaboração de trilhas, escadas, apoio em pé e para assentar.
Possui um tamanho funcional que não ocupa muito espaço, com grande capacidade de acomodação. Os bancos por serem de alturas variáveis se encaixam um sobre o outro. Equipamento versátil, podendo ser adaptado para diversas funções como escada, acessório terapêutico auxiliar, como mesa de atividades para paciente sentado no chão ou na cama, etc. Indicado para sala de terapias, escola de educação especial e regular, para uso domiciliar ou onde for necessário.


PLANO INCLINADO

plano inclinado
Ver produto: Plano Inclinado

Com manta magnética, lousa e EVA é um excelente recurso para ser utilizado na escola, nas terapias ou mesmo em casa. É indicado para criança com baixa visão e/ou dificuldades motoras. O plano inclinado é um instrumento facilitador para realização de atividades de leitura, escrita e desenho servindo como base para as mesmas.. Uma ótima opção para os atendimentos de pacientes em sistema de Home Care.


PRANCHA DE EQUILIBRIO

Utilizada em atividades de controle postural, reação de proteção e equilíbrio estático ou dinâmico. Provoca estímulos vestibulares e proprioceptivo e permite ser utilizada em diversas posturas, como de pé ou prono, podendo ser associada a outros equipamentos. De fácil limpeza. É excelente para trabalhar o equilíbrio da criança, contribuindo para a formação da consciência corporal. O equilíbrio é uma importante habilidade a ser incentivada durante a primeira infância, influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo e emocional. 
E com a prancha a criança irá descobrir sozinha diferentes formas de brincar.


Gostaram de conhecer mais sobre esses equipamentos terapêuticos?