Estimulando a visão do seu bebê – DIY Móbile MUNARI

imagem how we montessori

Todos os bebês aos nascer nascer tem dificuldade de enxergar, apresentam apenas o reflexo da contração da pupila na presença de luz. Eles enxergam apenas vultos e a uma distância de no máximo 30cm portanto se forem adequadamente estimulados, logo chegarão ao estágio da visão  que conseguem perceber sombras e silhuetas. Neste caso quanto maior o contraste da figura com o fundo, mais fácil será para ele enxergar. E qual é o maior contraste que há? Preto no branco!!!

Por isso que bebês recém nascidos dificilmente se interessarão por móbiles coloridos ou brinquedos eletrônicos, na verdade nessa fase inicial o ideal é fugir deste tipo de brinquedo que acaba deixando o bebê irritado e estressado ao invés de acalmá-lo e guardar para quando ele já estiver enxergando melhor.

Algumas idéias que podem ser aplicadas nessa fase para a estimulação da visão do bebê:

  • Faça uso de um bichinho de pelúcia Preto e Branco, como uma zebrinha por eexemplo;
  • Deixe perto do lugar aonde for colocar o bebê, uma almofada com padrões de cor preto e branco;
  • Quando possível use peças de roupas com contraste preto e branco, como roupas listradas ou petit poa por exemplo;
  • Faça um móbile Preto e Branco.

Tutorial MÓBILE MUNARI (preto e branco)

O móbile MUNARI foi desenvolvido por um arquiteto italiano Bruno Munari e utilizado para estimulação da visão de bebês por Maria Montessori. Os bebês ficam incrivelmente hipnotizados observando o movimento desse móbile devido ao contraste preto e branco que os deixa confortáveis uma vez que os recém nascidos só enxergam esse tipo de contraste no início. O bom que não precisa ser comprado pois é bem fácil de se fazer em casa e barato. Por isso vale a pensa reservar um tempinho entre uma soneca do bebê e outra para fazer este móbile.

6a0147e1d4f40f970b017742968474970d-800wi

Passo-a-Passo:

1- A esfera pode ser de plástico transparente, tipo aqueles porta retratos que são duas metades que abrem pra você colocar uma foto dentro e já tem alcinha para pendurar. Ou algum outro objeto de plástico transparente que ofereça um contra-peso no móbile.

2- As formas geométricas para serem impressas estão disponíveis AQUI,  após imprimir em folha branca normal, passar o molde para um pedaço de papel mais duro como papel cartão ou outro tipo de papel mais durinho, após colar as imagens frente e verso no papel cartão formando uma espécie de “sanduíche”. Não se pode pendurar apenas as folhas impressas, pois é necessário um contra-peso para o móbile se sustentar. Abaixo segue um esquema de como as imagens e a esfera plástica precisam ser montadas:

diagramaexplicadomobile

Screen Shot 2011-09-02 at 21.51.50

3- As hastes podem ser feitas com palito de churrasco e para pintar pode-se usar spray branco e preto ou tinta de madeira. Na haste bicolor pode-se usar fita isolante, partir ela em dois no sentido do comprimento e enrolar na haste branca.

munari mobile

4– Para pendurar as imagens nas hastes, pode-se usar fio de nylon ou linha de costura preta. Para fixar melhor o fio de nylon nas imagens pode-se usar um pouco de cola quente se necessário.

Após montar o móbile, coloque o bebê em um espaço confortável como um colchão, colchonete, edredon, etc…e pendure o móbile cerca de 8-10cm do seu campo de visão. Deixe o bebê curtir essa nova atração, certamente ele ficará um bom tempo observando seu novo “brinquedo”.

munari-1

Veja mais temas relacionados:

Faça você mesmo móbile para quarto de bebê

Móbile de nuvens para quarto de bebê

Desenvolvimento do bebê: Segurar coisas

 

Quer mais informações sobre universo materno?

Mandamos conteúdos exclusivos sobre educação infantil, chá de bebê, enxoval, e muito mais!

Comente com o Facebook

comentários