Festa de chá de bebê: o guia completo para organizar o evento

Festa de chá de bebê? Além de pensar na saúde do bebê, na alimentação, a mamãe também precisará planejar o enxoval da criança e, claro, a festa de chá de bebê.

Para a celebração não se tornar mais uma responsabilidade trabalhosa para a gravidinha, criamos esse guia completo com muitas dicas para planejar a festa de chá de bebê.

Como organizar a festa de chá de bebê?

festa de chá de bebê
Festa de chá de bebê. Imagem: https://br.depositphotos.com/

A melhor maneira de organizar qualquer evento é criando um planejamento. Para isso, você deve listar tudo o que precisa ser definido para que a festa de chá de bebê aconteça.

No caso deste tipo de evento, existem alguns planejamentos especiais, como local, data, convites, lista de presentes, brincadeiras, etc. Vem saber mais:

Escolha a data e um espaço

O primeiro fator a ser definido para realizar a festa de chá de bebê é escolher uma data e um local disponível.

É fundamental escolher uma data em que a mamãe esteja com a barriguinha aparecendo, mas não nas últimas semanas, para que assim ela possa aproveitar o evento com os convidados.

Quando for escolher o dia, leve em consideração também a época do ano. Você quer um evento durante o friozinho do inverno ou ao ar livre durante o verão?

Ao definir isso, você pode começar a procurar  por espaços para realizar a festa de chá de bebê. Pense na média de convidados que irão comparecer, áreas externas e internas,  acessibilidade e etc.

Se tiver tempo, visite os espaços para garantir que são exatamente como são divulgados e oferecidos.

Pense na decoração

A decoração é uma das partes mais divertidas da organização do chá de bebê. Isso porque existem inúmeras opções de tema, paleta de cores e objetos decorativos.

A melhor maneira de planejar a decoração é definindo um tema. Os mais comuns são: cegonha, chuva de amor, realeza e jardim (ou natureza). Mas a verdade é que você pode escolher o tema que quiser!

A partir daí, você pode começar a procurar referências na internet e ir escolhendo a cor principal da festa e os objetos de decoração, com balões e flores.

Confira algumas ideias no nosso texto de ideias para chá de bebê e se inspire!

Faça a lista de convidados

Agora que você já tem uma data e local definido, chegou o momento de listar todas as pessoas especiais que você quer que esteja presente na festa de chá de bebê. Desde familiares, amigos e outros convidados que não podem faltar.

Mas, antes de adicionar inúmeros nomes à lista, lembre-se que a quantidade de convidados está diretamente ligada à quantidade de pessoas que cabem no local escolhido para celebrar e, claro, ao orçamento disponível.

Então, uma dica é definir quantas pessoas podem ser convidadas a partir de quanto você pode gastar. Levando em consideração que, quanto mais convidados, maiores são os gastos.

Envie os convites

E além de definir os convidados da festinha, não se esqueça de pensar em uma maneira divertida, criativa e dentro do seu orçamento para enviar os convites.

Essa etapa do planejamento pode ser difícil, uma vez que existem inúmeras possibilidades.

Uma das mais práticas é a ferramenta de convite para chá de bebê da iFraldas. Por lá, você pode criar uma arte com o tema da festa e enviar para os convidados por WhatsApp ou e-mail. Vale dizer que a ferramenta da iFraldas é grátis.

Além disso, você pode imprimi-los e distribuí-los da forma mais tradicional: enviar ou entregar pessoalmente um convite físico. Nesse caso, você pode também enviar alguns docinhos ou caixinhas decoradas como agrado.

Defina o cardápio

Não existe chá de bebê sem comidinhas deliciosas! Por isso, leve o tempo que for para planejar (e provar!) o cardápio do evento.

Geralmente, os chás de bebês acontecem em dois períodos: pela manhã ou no final da tarde. E a lista de comidas servidas muda de acordo com a hora em que a celebração acontece.

Para eventos matinais, o ideal é servir um brunch, uma mistura de café da manhã com almoço. Assim, o menu pode ser composto de tortas, omeletes, frios e pães, café, leite, sucos, frutas e geleias.

O ideal, para um chá de tarde, é servir uma refeição mais leve. Além disso, você pode incluir no menu salgadinhos, pães e frios, tortas salgadas e doces, refrigerantes e sanduíches de metro.

E, além do prato principal, é preciso definir os docinhos da festa. Use a criatividade para fazer doces na temática da festa.

Compre lembrancinhas

Uma festa não é uma festa sem lembrancinhas, não é mesmo? E o chá de bebê não está fora disso!

Esses presentes são uma forma de agradecer aos convidados por estarem presentes e uma maneira de se lembrarem da celebração.

E, assim como o tema, existem diversas opções de lembrancinhas, desde as mais tradicionais até as mais criativas.

Você pode oferecer doces, como cookies, brownies e cupcake, ou presentes para guardar, como adesivos, sabonetes ou plantas.

Dicas para fazer uma festa de chá de bebê inesquecível

Separamos algumas dicas importantíssimas para você fazer uma festa de chá de bebê inesquecível. Dá uma olhada: 

Planeje as atividades e brincadeiras da festa

O chá de bebê é um momento especial durante a gravidez porque você junta todas as pessoas especiais para celebrar o nascimento do(a) criança que está por vir.  E, para deixar a festa ainda mais legal, é fundamental ter algumas brincadeiras! 

Assim, faça um cronograma para o grande dia, desde a hora em que as comidas serão servidas até as atividades do evento.

O ideal é encontrar brincadeirinhas que integrem os convidados e os papais. Alguns possibilidades são:

  • Quem é o bebê?: peça para todos os convidados mandarem fotos de quando eram bebês e tente adivinhar quem é a criança da foto;
  • Qual é o presente?: olhando apenas a embalagem embrulhada, a mamãe deve tentar adivinhar qual o presente. Se ela errar, o presenteador pode fazer um desenho na barriga dela;
  • Circunferência da barriga: peça para todos os convidados chutarem a medida da circunferência da barriga da grávida. Quem acertar (ou chegar mais próximo) ganha uma lembrancinha especial.

Contrate um fotógrafo

O chá de bebê é, sem dúvidas, um dia inesquecível que o papai e mamãe nunca esquecerão. Contudo, é muito legal ter fotos para rememorar anos depois e até mesmo mostrar para seu filho(a) após crescido(a).

Por isso, contrate um fotógrafo ou peça para algum convidado ser responsável por registrar os melhores momentos da festa! 

Procure referências de decoração na internet

Escolher e planejar uma festa nunca é fácil. Existem diversas opções de temas, decorações, cores, objetos e flores. Então, para tomar uma decisão mais fácil, crie uma pasta de referências. Você pode criar no Pinterest, por exemplo!

Você pode procurar por exemplos de festas de chá de bebê na internet e ir salvando as que mais gosta para depois definir como decorar o seu evento.

Receba os presentes da lista de chá de bebê em dinheiro!

Tradicionalmente, os convidados levam um presente da lista definida pelo pai e mãe. E, embora receber presentes seja muito legal, às vezes, os itens não são ideais.

Vejamos o seguinte cenário: uma mãe ganhou 15 pacotes de fraldas para o seu bebê, mas pode ser que a criança tenha alergia a um tipo de marca de fraldas, ou perca as fraldas por conta do tamanho. Guardar muitos pacotes de fraldas não é uma boa ideia, não é?

Mas que tal receber os presentes do chá de bebê em dinheiro? Funciona assim: você cria uma lista de presentes para chá de bebê na iFraldas com fraldas e todos os itens do enxoval desejados, e envia para seus convidados. Daí os presentes que você ganha são convertidos em dinheiro, e, assim, você pode escolher o que comprar e compor o enxoval completo!

Crie sua lista de presentes para chá de bebê no site da iFraldas e tenha liberdade e autonomia para escolher as melhores fraldas e o melhor enxoval, mamãe!

close