Ideias de Brincadeiras de Antigamente

Relembre algumas brincadeiras de antigamente para apresentar para seus pequenos e se divertirem muito. Continue nesse post!

A simplicidade das brincadeiras de antigamente, o valor da diversão com pouco e em grupo fica ainda mais forte quando percebemos como as crianças estão cada vez mais gastando seu tempo em frente as telas (seja vídeo games, TV, celular…) e esse excesso de tempo  em frente às telas é bastante prejudicial para a saúde.

Por isso, aproveite essa lista de Ideias de Brincadeiras de Antigamente e chame as crianças para brincar!

Pula Elástico

Ideias de Brincadeiras de Antigamente
https://nerdpai.com/web-stories/beneficios-de-pular-elastico/

Brincadeira Clássica de brincar com os amigos na rua ou na escola, e você só precisa de elástico, lugar para prender o elástico e os participantes. As crianças amarram as pontas de uma tira de elástico de aproximadamente três metros de comprimento (também existe a possibilidade de usar “meia-calça” no lugar do elástico). A brincadeira começa quando duas crianças, distantes três metros uma da outra, colocam o elástico ao redor de suas pernas, formando um retângulo. O terceiro participante se posiciona ao lado do elástico esticado e pula no vão do retângulo (no meio), com uma ou duas pernas. Os pulos são alternados de acordo com a sequência estipulada pelos participantes e também de acordo com a movimentação do elástico, que sobe, desce e cruza. Para determinar os movimentos de quem pula, pode-se usar uma canção, dividir uma palavra sílaba a sílaba, etc.

Pular Corda

dicas de Brincadeiras de Antigamente
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/vamos-pular-corda-e-aprender-brincando/

Pular Corda é uma brincadeira popular, muito divertida, fácil de se brincar, além de trazer muitos benefícios para a saúde física e emocional da criança. A brincadeira pode ser individual ou em grupo, neste caso dois participantes seguram a corda e movimentam ela, enquanto os demais pulam alternadamente. E para fechar com chave de ouro, quem nunca pulou corda ao som da musiquinha:

“O homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores
Põem a mão no chão (fazer isso pulando a corda)
Senhoras e senhores
Pule de um pé só (fazer isso pulando a corda)
E dá uma rodadinha (fazer isso pulando a corda)
E vá para o olho da rua (sair da corda, senão sair começa a bater forte a corda)”.”

Passa Anel

Brincadeiras de Antigamente
https://campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=61037

A brincadeira do passa anel deverá ser realizada com no mínimo 6 crianças para ter mais interatividade (mas se tiver menos participantes, tudo bem!) . É uma brincadeira barata, pois só precisa de um anel de qualquer tamanho, forma, cor, etc e participantes para se divertirem. Uma criança será escolhida para passar o anel, o restante dos participantes podem ficar sentados um ao lado do outro com as mãos unidas, entreabertas, formando uma concha fechada na frente do corpo. A criança que estiver com o anel entre as mãos deverá passar suas mãos entre as mãos dos outros participantes. Em determinado momento a criança escolherá um dos jogadores e deixará cair o anel entre as mãos dele, sem que o resto perceba. Para despistar o grupo, o participante com o anel deverá passar novamente as mãos entre os participantes. Em seguida, a criança escolherá algum participante que não esteja com o anel e esta deverá adivinhar com quem está o anel. Se a criança acertar vai ser a vez dela passar o anel. Se errar será eliminado do jogo. 

(Site: Guia Infantil)

Pula Sela

https://www.objetivoitape.com.br/blog-infantil/brincadeira-pula-sela

Uma brincadeira divertida, que não precisa de recursos extras, só de participantes e muita disposição para brincar. Ela trabalha equilíbrio, força, coordenação motora, expressão corporal, etc. E como ela funciona? Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando as mãos nas costas das crianças que estão agachadas. Se forma uma fila com as crianças em uma distância de dois metros entre uma e outra. Somente uma criança fica de fora, que é a que vai começar a pular. Quem estiver na fila fica com as costas curvadas apoiando as mãos sobre os joelhos. A criança que estiver de fora irá pulando um a um até terminar a fila e fica agachada no último lugar. Quando a criança saltar o último participante, ela ficará agachada no lugar e dará um sinal para quem estiver no final da fila, que passará a ser a criança saltadora, e assim por diante. 

Amarelinha

Ideias de Brincadeiras de Antigamente
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.meridiano.com.br%2Fblog%2Fser-crianca-novamente

Outra brincadeira clássica de infância, além de trabalhar coordenação motora, equilíbrio, sequência, números, etc. Primeiro precisa-se desenhar a amarelinha no chão, quadrados na linha vertical (um encima do outro), alternados entre um quadrado, depois dois quadrados um do lado do outro, depois um de novo, e assim por diante até fechar 10, eles são numerados de 1 a 10. Depois é decidido a ordem dos jogadores. Após, cada jogador ao chegar sua vez, deve se colocar na frente do primeiro quadrado e jogar a pedra na casa de número 1, salta-se sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no número 2 e no 3, depois com um pé só dentro da casinha do número 4 e assim por diante até chegar no número 10. Ao chegar no número 10 ela cede a vez para o seguinte da fila. Se errar também cede lugar para o seguinte da fila. Depois de todas as crianças terem ido a sua vez, o primeira da fila recomeço o jogo a partir da casa onde parou. Vence quem terminar toda a amarelinha. Lembrando que jogar a pedra fora da casa desejada ou sobre a linha é considerado um erro. Apoiar-se com os dois pés no interior de uma mesma casa ou trocar o pé de apoio durante o percurso e esquecer a pedra também são considerados erros.


Aproveite e confira mais algumas ideias de brincadeiras:


Bambolê

https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogos/beneficios-do-jogo-de-bambole-para-criancas/

Bambolê é um brinquedo que rende muitas brincadeiras educativas. Pode ser jogado sozinho ou em grupo, pode ser usado por crianças, adultos e até mesmo bebês. Além de ser uma atividade física, oferece momentos de diversão, interação social e estimula a coordenação motora.

Stop

https://br.pinterest.com/pin/732468326873796148/

Stop é aquela brincadeira perfeita para dias de chuva em casa, basta um papel, caneta e muitos participantes. Quanto mais gente mais divertida fica, e além de divertido ele estimula a criatividade, raciocínio rápido e melhora o vocabulário. Para jogar, você irá desenhar na folha de papel tópicos em forma de tabela, em cada coluna será um tema escolhido pelo grupo, exemplo: Objeto, Nome Próprio, Cidade, Fruta, Cor, Flor, Carro, Filme, etc. Assim que todos estiverem com suas tabelas feitas é hora de escolher a letra da rodada, que pode ser feita da seguinte forma, todos os participantes colocam a mão para trás e falam “adedonha” então mostram-se as mãos e os dedos, e conforme a quantidade de dedos é a letra que vai ser usada no jogo. Assim que a letra foi determinada, os participantes deverão escrever com muita rapidez as palavras correspondentes a cada coluna que comecem com aquela letra. O primeiro que terminar de escrever todas as colunas diz STOP, quando ele diz STOP todos devem parar de escrever e largar o lápis. A partir dai inicia-se a contagem dos pontos. Geralmente é 10 para cada palavra escrita certa, 5 pontos se outra pessoa tiver escrito a mesma palavra e 0 para quando não foi escrito nada. Somam-se os pontos ao final da linha. E assim se seguem várias rodadas de letras, no final ganha quem tiver feito mais pontos.

Pipa

https://tribunapr.uol.com.br/noticias/curitiba-regiao/festival-de-ferias-tem-oficina-de-pipa-cama-elastica-e-ate-sessao-de-cinema-em-curitiba/

A Pipa pode ser confeccionada ou comprada pronta. Para brincar com ela, primeiro precisa-se averiguar o local para que seja amplo e adequado, não pode ser perto de fios de energia elétrica. A brincadeira consiste em deixar a pipa subindo com o auxílio do vento e os participantes ficam observando-a de longe, manuseando sua direção através da linha. Se você quiser que a pipa desça, puxe a linha para baixo, se quiser que ela se mova para direita ou para a esquerda é só puxar para baixo deixando a mão meio mole e se mover para o lado desejado. Para a pipa subir é só puxar rapidamente e correr que o vento fará o seu papel de levar ela para o alto, conforme ela for subindo vá liberando linha.

Batata quente

https://www.colegiologosofico.com.br/noticias/60414/alunos-do-infantil-4-se-divertem-com-brincadeira-batata-quente-das-letras

A “Batata Quente” é uma brincadeira bem tradicional e com ela pode-se trabalhar a coordenação motora e atenção das crianças. Ótimo para dias de chuva. Os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, …, queimou!”. Quem estiver com a bola quando o participante que estiver fora disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Gostou dessas Ideias de Brincadeiras de Antigamente? Você lembra de algumas brincadeiras diferentes para nossa lista? Aproveite e deixe suas ideias ideias de brincadeiras nos comentários!