Livro: Crianças francesas não fazem manha

Adoro ler livros sobre família, maternidade, sempre tem algum na minha cabeceira. Eu já estava de olho nesse livro a um bom tempo, mas estava lendo outros… até que surgiu a oportunidade de finalmente ler “Crianças francesas não fazem manha”.

Este best-seller, é de autoria da jornalista Pamela Druckermann, é um livro leve e divertido, a narrativa não é chata nem cansativa, por mais que se trate sobre educação.

Pamela nos conta sobre sua vida, desde que decidiu mudar de país para se casar, até sua jornada para educar 3 filhos em Paris.

Ela vai nos mostrando a diferença entre a educação americana e a francesa (coisa que não necessariamente é americana ou francesa, acho que varia de família para família, aqui em casa não somos franceses e já aplicávamos algumas coisas relatadas no livro) . Mas basicamente seria que a vida da americana muda por causa do bebê, já a da francesa o bebê que se adapta a vida da família.

Ensinamentos básicos das francesas, com dicas de como fazer no livro, ensinar um bebê a dormir a noite toda a partir dos 3 meses, crianças francesas comem de tudo e sabem se comportar

.

Outros assuntos abordados no livro são, parto, amamentação, retorno ao peso de antes da gravidez, fórmulas, casamento, creché e muitas outras coisas.

O livro não é didático, com passo a passo de como fazer as coisas apresentadas, Pamela apenas faz um relato do que vê acontecendo e de entrevistas que faz com mães francesas. Mas mesmo assim você consegue pegar muitas dicas.

Também fala sobre a importância do seu filho saber esperar, lidar com frustrações, impor limites, fazer a criança refletir sobre o que é adequado fazer ou não e a importância da criança brincar.

Concordo com várias idéias e métodos do livro, mas com algumas não, mas é assim, leia, pegue o que você acha válido aplicar na sua família e comece a colocar em prática, eu já peguei mais algumas dicas para começar a implantar aqui em casa.

Eu recomendo a leitura de “Crianças francesas não fazem manha”!

Sinopse:

Uma jornalista americana vivendo em Paris resolve investigar quais são as diferenças na criação das crianças francesas que fazem com que elas pareçam tão mais calmas e educadas que as crianças americanas. Nos anos em que vive em Paris, Pamela engravida e passa a criar seus próprios filhos com algumas das premissas francesas de educação infantil. Ali, ela se percebe dividida entre seus próprios conceitos e aqueles adotados por essa nova cultura da qual ela e a família passam a fazer parte.

 

Ele foi lançado pela editora Fontanar do grupo Objetiva, tem 272 páginas e você pode comprar na Amazon:

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Ciência em casa: Crie um vulcão caseiro com seus filhos

Crianças amam experiências científicas, pois elas se deslumbram com os efeitos e reações inesperadas do…

% dias atrás

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás